Massas e Molhos

Receita de Bacalhau com Orecchiette

Uma das épocas mais gostosas do ano está chegando, e com ela chegam as tradicionais receitas com bacalhau. Todo ano eu faço pelo menos uma receita de bacalhau nesta época e a escolhida deste ano foi esta Orecchiette.

A Orecchiette Vito Balducci é uma massa feita com semolina grano duro de formato arredondado parecido com uma conchinha. Um lado é bem lisinho e o outro tem pequenos sulcos que ajudam o molho a aderir a massa. Ela é produzida na Itália na região de Bolonha e importada para o Brasil pela Allfood.

Além do bacalhau, usamos também o limão siciliano, o brócolis e finalizamos com o Queijo Quattrocento da Granarolo.

O Quattrocento é produzido na região de Parma na Itália e tem este nome pois é produzido com 400 litros de leite cru. O queijo é maturado por no mínimo 12 meses, não contém lactose nem conservantes. Além de ser um queijo ótimo para dietas vegetarianas, já que ele utiliza coalho microbiano.

Receita de Bacalhau com Orecchiette
Receita de Bacalhau com Orecchiette

Num geral esta receita não tem muito segredo, mas precisa de alguns cuidados. Como dessalgar o bacalhau com antecedência, cozinhar a massa no ponto certo e fazer a deglaçagem que também é muito importante.

Para esta receita, você precisa dessalgar o bacalhau por 24h. Eu coloco ele de molho em uma tigela, cubro com água e deixo na geladeira. Troco a água pelo menos 4 vezes durante o período todo. Depois cozinho rapidamente e esta pronto para usar.

Para cozinhar a massa, siga as instruções da embalagem. O Orecchiette Vito Balducci cozinha em 11 minutos. Eu cozinhei por 10 minutos e finalizei na panela com o bacalhau. Uma dica é sempre usar 1 litro de água para cada 100 g de massa.

Receita de Bacalhau com Orecchiette
Receita de Bacalhau com Orecchiette

A deglaçagem é o processo de usar um liquido para soltar o alimento que ficou grudado no fundo da panela. Normalmente usamos algum tipo de liquido ácido, que pode ser vinho, vinagre, limão e por aí vai. Nesta receita vamos usar o suco do limão siciliano. Esta etapa é muito importante, pois todo o sabor do bacalhau com o alho e a pimenta calabresa estarão nesta deglaçagem.

Esta é uma receita prática, que fica pronta em 30 minutos e rende muito bem para duas pessoas. A ideia aqui era ter uma receita gostosa e sofisticada porém simples para o almoço de Páscoa.

Receita de Bacalhau com Orecchiette
Receita de Bacalhau com Orecchiette

Receita de Bacalhau com Orecchiette

fácil 2 pessoas 30 min

Ingredientes

  • 200 g de Orecchiette Vito Balducci (pode usar penne, fusilli ou farfalle)
  • 150 g de brócolis ninja em floretes pequenos
  • 150 g de bacalhau dessalgado
  • 2 dentes de alho picados
  • raspas e suco de 1/2 limão siciliano
  • 6 tomatinhos cereja cortados em 4
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • pimenta calabresa a gosto
  • sal a gosto
  • Queijo Curado Quattrocento Granarolo em lascas (pode usar parmesão ou grana padano)

Modo de Preparo

  1. Coloque o bacalhau já dessalgado em uma panela pequena, cubra com água e leve para ferver por 10 minutos. Retire o bacalhau e reserve a água do cozimento.
  2. Em uma panela grande, coloque a água do bacalhau reservada e complete com mais água até obter 2 litros. Tempere a água com sal a gosto e cozinhe o orecchiette nesta água até que fique al dente.
  3. Escorra a massa, separando 1/2 xícara da água do cozimento.
  4. Em uma frigideira ou panela larga que não seja antiaderente, aqueça duas colheres de sopa de azeite. Coloque o alho e a pimenta calabresa. Refogue até dourar o alho. Junte o bacalhau e refogue por alguns instantes. Retire o bacalhau e reserve.
  5. Provavelmente, por não usar uma panela antiaderente, você terá uma camada de bacalhau grudada no fundo da panela. Vamos deglacear estes sabores. Basta desligar o fogo e juntar o suco de limão e duas colheres de sopa da água do cozimento que foi separada. Misture bem e ligue em fogo baixo. Com a ajuda de uma espátula ou colher de pau, basta ir “limpando”o fundo da panela.
  6. Junte o brócolis, tempere com uma pitada de sal e cozinhe até que fique macio. Se necessário, coloque mais um pouco da água do cozimento da massa.
  7. Acrescente o bacalhau reservado, misture e prove para saber se precisa de sal ou pimenta. Adicione a massa, os tomates e as raspas do limão siciliano. Mexa por alguns instantes e desligue.
  8. Finalize com lascas de queijo quattrocento.
Receita de Bacalhau com Orecchiette
Receita de Bacalhau com Orecchiette

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

Deixe uma resposta