Receita de Batata ao Murro

0

Quando pensamos em Ceia de Natal, logo pensamos em receitas demoradas e complicadas. Este ano vim mostrar para vocês que dá pra fazer uma deliciosa Ceia de Natal e de Ano Novo, com receitas práticas e rápidas além de deliciosas como esta Receita de Batata ao Murro.

Pra começar, escolha as batatas mais novinhas e menores. Elas serão mais adocicadas e a casca não será amarga. Nós preferimos a batata bolinha pra esta receita de batatas ao murro. Até mesmo porque a ideia aqui é servir de acompanhamento para várias pessoas, mas você pode fazer com batatas maiores, sem nenhum problema – a Rita Lobo fez esta Receita de Batatas ao Murro com batatas maiores.

A diferença é que vai levar um tempo maior pra cozinhar, e para dourar no forno depois. E, é claro, você fará uma ou duas para cada convidado dependendo dos outros acompanhamentos da sua ceia natalina.

Receita de Batatas ao Murro
Receita de Batata ao Murro

Esta Receita de Batata ao Murro foi feita com os ingredientes mais simples possíveis, isto porque normalmente na Ceia de Natal temos um MONTE de comidas com os mais diversos sabores. Então pensei em algo simples e delicioso.

Receita de Batata ao Murro
Receita de Batata ao Murro

Usei basicamente sal e alecrim. Se você quiser, pode colocar uns dentes de alho amassados e outras ervas. Se for usar ervas frescas, prefira as que suportam o calor, como o alecrim, tomilho e sálvia. Se for usar desidratadas, pode usar manjericão e orégano.

A Batata ao Murro também fica ótima com um pouco de parmesão ralado. Basta colocar o parmesão nos últimos minutos de forno e deixar dourar. De resto é uma receita prática, fica boa tanto quente quanto em temperatura ambiente. E certamente vai deixar sua Mesa de Natal bem bonita.

Receita de Batata ao Murro
Receita de Batata ao Murro

Receita de Batata ao Murro

fácil  4 pessoas  1h

Ingredientes

  • 500 g de batata bolinha (escolha as menores)
  • 1 litro de água fervente
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • alecrim (usei desidratado)
  • sal
  • pimenta do reino
  • salsinha picada

Modo de preparo

  1. Coloque as batatas em uma panela, cubra com água e leve para cozinhar até que estejam cozidas porém firmes. Cerca de 25 minutos. Retire as batatas da água, seque levemente com um papel toalha.
  2. Coloque as batatas em uma tábua e com o fundo de um copo amasse-as levemente. Não precisa destroçar as coitadas, é só para quebrar a casca.
  3. Unte uma assadeira com um pouco de azeite, e coloque as batatas lado a lado.
  4. Em uma tigela pequena, coloque o azeite, o sal, a pimenta e o alecrim. Misture bem e pincele o lado de cima das batatas ao murro com a mistura.
  5. Leve para o forno preaquecido a 200 °C por 15 minutos.
  6. Retire do forno, verifique se já estão douradas na parte de baixo, se sim, vire-as com cuidado (se não, volte-as para o forno). Pincele o outro lado das batatas com a mistura.
  7. Volte para o forno por mais 15 minutos ou até que estejam douradas dos dois lados.
  8. Sirva com a salsinha picada por cima.
Receita de Batatas ao Murro
Receita de Batata ao Murro

 

Deixei uma resposta

Escreva um comentário
Seu nome