Acompanhamentos

Receita de Batata Sauté

Powered by Rock Convert

A batata sauté é uma receita prática e perfeita para variar nas refeições do dia a dia. Fica pronta super rápido e agrada todo mundo.


A batata sauté é daquelas preparações que sempre aparecem no cardápio de diversos restaurantes, e não é pra menos, ela é uma queridinha dos brasileiros e é super pedida para acompanhar os mais vários tipos de grelhados.

A receita da batata sauté é francesa, e leva uma quantidade considerável de manteiga na preparação. É realmente muito simples de fazer, mas nem por isso as técnicas são deixadas de lado.

Uma das principais dicas que tenho pra te dar é a escolha da frigideira, a ideal é a sauteuse. Ela é usada, geralmente, para saltear os alimentos. Ela possui as bordas arredondadas e o fundo plano que ajudam na hora de saltear os alimentos.

Receita de Batata Sauté
Receita de Batata Sauté

Agora você me pergunta, mas Amanda, o que é saltear os alimentos? Saltear é uma técnica de cocção rápida, onde você usa movimentos constantes para dourar por igual todo o alimento. Sabe quando você vê um chef de cozinha na TV mexendo os alimentos na frigideira fazendo movimentos de vai e vem segurando a frigideira pelo cabo? Então, é isso.

O ato de saltear as batatas deixam ela com uma casquinha dourada e super crocante e por isso que eu prefiro usar a batata bolinha, pois ela gira livremente na frigideira e facilita bastante o processo.

Você pode usar a mesma técnica de saltear para fazer cenouras, brócolis, couve flor, cogumelos, abobrinha, berinjela e inúmeros outros ingredientes.

Espero que gostem desta receita e até a próxima semana.

Receita de Batata Sauté
Receita de Batata Sauté

Receita de Batata Sauté

Ingredientes

  • 500 g de batata bolinha
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 fio de azeite
  • 1 colher de sopa de salsinha picada bem pequena
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • água para cozinhar

Modo de Preparo

  1. Descasque as batatas e corte-as ao meio. Se forem muito pequenas deixe-as inteiras.
  2. Coloque as batatas em uma panela e cubra com água fria. Tempere com sal e leve para o fogo médio.
  3. Assim que começar a ferver, deixe cozinhar por uns 10 minutos ou até que estejam macias, porém ainda firmes. Evite ficar furando as batatas para que elas não desmanchem. Quando estiverem cozidas, escorra e reserve.
  4. Em uma frigideira larga e antiaderente, coloque a manteiga e um fio de azeite. Dê preferência para uma frigideira estilo sauteuse, aquela com bordas arredondadas.
  5. Espere derreter em fogo baixo. Assim que derreter, pode aumentar o fogo e colocar as batatas, tempere com sal e pimenta a gosto.
  6. Doure-as por cerca de 10 minutos. Durante o processo, você irá virar as batatas fazendo movimentos de vai e vem com frigideira. Basta segurar pelo cabo e mexer. As batatas irão virar e dourar por igual. Se não tiver muita habilidade para isso, use uma espátula e vire-as com delicadeza.
  7. Assim que estiverem douradas, desligue o fogo e coloque a salsinha. Misture mais uma vez e sirva.
Receita de Batata Sauté - Batata salteada com manteiga
Receita de Batata Sauté – Batata salteada com manteiga
OMINIA GRILL & ACESSÓRIOSPowered by Rock Convert

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

Deixe uma resposta

Siga no Instagram - Marola com Carambola