Petiscos e AperitivosSanduíches

Receita de Berinjela assada para recheio de sanduíches

Esta é uma ótima receita de berinjela assada para recheio de sanduíches ou para servir com pães e torradas como entrada. É super fácil de fazer e fica deliciosa.


A berinjela é um legume super versátil que dá pra fazer de diversas formas, e uma delas é como recheio de sanduíches. O que é uma excelente opção para lanches da tarde e também para vegetarianos.

Aqui eu fiz com uma berinjela média e rendeu um pote de mais ou menos 500 ml. Acredito que daria pra rechear um sanduíche de metro desde que acompanhado de mais algum recheio, como um queijo e alguma folha.

Como a maioria dos antepastos de berinjela, esta também fica ainda melhor no dia seguinte. Eu guardei em um pote de vidro e coloquei um pouco de azeite por cima para mantê-la úmida.

Receita de Berinjela assada para recheio de sanduíches
Receita de Berinjela assada para recheio de sanduíches

Receita de Berinjela Assada para Recheio de Sanduíches

Ingredientes

  • 1 berinjela em rodelas finas (assim que fatiar coloque na salmoura)
  • salmoura (1 litro de água com 2 colheres de sopa de sal)
  • 1 cebola em rodelas finas
  • 1 tomate sem sementes em cubos pequenos
  • 1 pimenta dedo de moça fatiada e sem sementes
  • 2 dentes de alho bem picadinhos
  • 4 colheres de sopa de azeite extravirgem
  • 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico (pode usar outro)
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 colher de chá de orégano
  • 1 pitada de pimenta calabresa (opcional)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1/3 xícara de salsinha picada
  • 1/4 xícara de folhas de manjericão

Modo de preparo

  1. Fatie a berinjela em rodelas finas e coloque na salmoura. Deixe descansar por uns 15 minutos, enquanto corta e separa o restante dos ingredientes.
  2. Preaqueça o forno a 200 ºC e separe uma assadeira média, porém alta.
  3. Escorra a berinjela e lave com água corrente. Disponha as fatias em cima de um papel toalha e seque com outro papel, pressionando levemente para tirar todo o excesso de água.
  4. Transfira a berinjela para a assadeira, junte a cebola, o alho, o tomate e a pimenta. Adicione metade do azeite, metade do vinagre e o açúcar. Misture bem com as mãos.
  5. Tempere com uma pitada de sal, pimenta do reino, orégano e a pimenta calabresa. Cuidado com o sal, pois a berinjela já ficou na salmoura. Misture bem.
  6. Cubra com papel alumínio e leve para o forno por 30 minutos. Após este período, retire o papel alumínio, misture com cuidado e volte para o forno por mais 15 minutos.
  7. Retire novamente, coloque o restante do vinagre e do azeite, misture com cuidado. Verifique se é necessário mais sal e pimenta do reino e volte para mais 15 minutos.
  8. A berinjela absorve muito liquido, mas depois de um tempo ela para de absorver, por conta disso que deixamos uma parte do azeite para o final.
  9. Verifique se a berinjela já esta mais escura e bem cozida. Deve ter sobrado um pouco de azeite no fundo da assadeira.
  10. Junte a salsinha e o manjericão, espere amornar e guarde em um pote de vidro bem fechado. Dura vários dias na geladeira e fica ainda melhor no dia seguinte.
Receita de Berinjela assada para recheio de sanduíches
Receita de Berinjela assada para recheio de sanduíches
Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

Deixe uma resposta

Siga no Instagram - Marola com Carambola