Bolos

Receita de Bolo de Laranja Fofinho

Sim, esta é uma Receita de Bolo de Laranja daquelas bem simples. Um bolo que fica fofinho e perfeito para o café. Ele é tão fácil de fazer que você não vai precisar de batedeira nem de liquidificador.

Para fazer um  Bolo de Laranja Fofinho nós substituímos uma parte da farinha por maizena. Esta troca resulta num bolo de laranja fofo .

Na verdade esta é uma dica válida para qualquer bolo. A cada 2 xícaras de farinha de trigo, troque 1/2 de farinha por maizena.

Se você procurar na internet, vai descobrir diversas formas de como fazer um bolo de laranja, tem receita de bolo de laranja com casca, bolo de laranja de liquidificador e na batedeira, mas hoje vamos aprender a fazer um bolo de laranja simples.

Receita de Bolo de Laranja Fofinho
Receita de Bolo de Laranja

A receita leva somente o suco da laranja, mas você pode acrescentar raspas da casca da laranja se quiser. Você também pode adicionar essência de baunilha, água de flor de laranjeira ou até chocolate granulado.

Como eu disse antes, este é um bolo de laranja simples, mas se você quiser uma cobertura para bolo de laranja neste post tem várias opções.

Caso queira fazer uma calda para bolo de laranja, basta misturar 1 xícara de suco de laranja com 1/2 xícara de açúcar até dissolver, depois é só levar para fogo baixo e deixar cozinhar por uns 5 minutos. Depois de frio é só colocar no bolo. Se quiser uma calda mais grossa, use mais açúcar.

Receita de Bolo de Laranja Fofinho
Receita de Bolo de Laranja Fofinho

Receita de Bolo de Laranja Fofinho

Ingredientes do Bolo de Laranja

  • 1 xícara de suco de laranja (usei 2 laranjas pêra)
  • 1 xícara de óleo
  • 3 ovos
  • 1 colher de sobremesa de essência de baunilha (opcional)
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de maizena
  • 1 colher de sopa de fermento

Modo de Preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC. Unte e enfarinhe uma forma de furo no meio.
  2. No copo do liquidificador, coloque o suco de laranja, o óleo, os ovos, a essência e o açúcar. Bata por alguns minutos até que fique bem homogêneo.
  3. Transfira a mistura para uma tigela grande. Peneire metade da farinha sobre a massa e misture com um fouet. Depois peneire o restante da farinha e a maizena. Misture bem porém não por muito tempo. É somente até incorporar a farinha na massa.
  4. Junte o fermento e misture delicadamente.
  5. Passe a massa para a forma previamente untada e leve ao forno por 45 minutos ou até que faça o teste do palito e ele saia limpo.
Receita de Bolo de Laranja Fofinho
Receita de Bolo de Laranja Simples
Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Siga no Instagram - Marola com Carambola