Bolos

Receita de Bolo de Milho

Powered by Rock Convert

O bolo de milho faz parte das nossas vidas desde sempre. Seja o bolo de milho verde ou o maravilhoso bolo de fubá com goiabada. E este aqui é super fácil de fazer, é só bater tudo no liquidificador.


Por aqui ainda estamos em ritmo de festa junina, e acredito que todo mundo também esta. Não sei se é por conta das comidas deliciosas, mas de uns anos pra cá ficou muito mais comum comemorarmos as festas juninas até o mês de agosto. 

Esta receita de bolo de milho sempre aparece nas mesas destas festas, só que ele é tão gostoso que deveríamos fazê-lo com muito mais frequência.

Diferente do bolo de fubá, este bolo não é tão seco nem tão quebradiço. O segredo é colocar uma parte de maizena na massa. Ela deixa qualquer bolo muito mais fofinho.

Receita de Bolo de Milho Verde
Receita de Bolo de Milho Verde

Pra você saber como fazer a substituição é só pensar que a cada 2 xícaras de farinha, você pode trocar 1/2 por maizena. Aqui neste bolo usamos 1 xícara de fubá, 1/2 xícara de farinha trigo e 1/2 de maizena. 

Pra este bolo usamos uma xícara de milho verde cozido, mas você pode usar o enlatado que dá super certo. Se quiser fazer variações, pode adicionar um pouco de coco ralado na massa ou erva doce. E pra servir que tal uma goiabada cremosa? 

Para fazer a goiabada cremosa você vai picar cerca de 200 g de goiabada cascão, colocar 50 ml de água morna e levar para fogo baixo. Mexendo sempre. Quando começar a derreter pode colocar mais 50 ml de água. Quando estiver derretido é só jogar por cima do bolo já frio.

Receita de Bolo de Milho Verde
Receita de Bolo de Milho Verde

Receita de Bolo de Milho

Ingredientes

  • 1 xícara de milho verde cozido (ou 1 lata sem o líquido)
  • 1/2 xícara de leite
  • 1/2 xícara de óleo de milho
  • 4 ovos
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de fubá
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de maizena (se não tiver pode usar aumentar na farinha de trigo)

Modo de preparo

  1. Coloque o milho, o leite e o óleo no liquidificador. Bata por alguns minutos.
  2. Junte os ovos e o açúcar e bata por 1 minuto ou até que fique bem homogêneo.
  3. Adicione o fubá, bata até misturar.  Junte a farinha e a maizena e use o pulsar para misturar. Se você bater muito corre o risco de embatumar seu bolo.
  4. Por último coloque o fermento e misture mais uma vez com o pulsar.
  5. Passe a massa para uma forma retangular untada e enfarinhada e leve para o forno preaquecido a 200 ºC por 45 minutos ou até que faça o teste do palito e saia limpo.
Receita de Bolo de Milho Verde
Receita de Bolo de Milho Verde

OMINIA GRILL & ACESSÓRIOSPowered by Rock Convert

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

Deixe uma resposta