fbpx
Bolos

Receita de Bolo Mármore

Não sei se vocês perceberam, mas nos últimos tempos, tenho feito várias receitas de bolo clássicos, como o Bolo Formigueiro, o Bolo de limão com iogurte e hoje este bolo mármore. Foram diversos os motivos pra eu começar nesta saga dos bolos tradicionais.

O primeiro motivo é que a Eloah adora levar um pedaço de bolo simples para o café da tarde na empresa. E o outro motivo é que percebi que vocês também adoram este tipo de receita de vó, que nos remete a nossa infância. E eu também adoro!

Hoje escolhi um bolo clássico, o Bolo Mármore. É aquele metade de baunilha e metade de chocolate, sabe? Também optei por fazer esta receita na batedeira, mas existem receitas de bolo mármore de liquidificador.

O resultado desta receita, é um bolo mármore fofinho, simples e bem fácil de fazer. Mas, como sempre, as dicas são muito importantes para que seu bolo fique perfeito.

Receita de Bolo Mármore
Receita de Bolo Mármore

Primeiro use os ingredientes em temperatura ambiente. Tire a manteiga, os ovos e o leite da geladeira com bastante antecedência. Isso faz muita diferença no resultado final do bolo mármore, na verdade faz diferença no resultado de qualquer bolo.

Outra dica é usar o amido de milho na receita. Eu substituí 1/2 xícara de farinha de trigo pela mesma quantidade de amido de milho. Toda vez que você quiser um bolo bem fofinho, faça isso. Você não vai se arrepender.

Junto com toda essa maciez vem também a facilidade de quebrar na hora de desemformar o bolo. Então unte muito, mas muito bem a sua forma. Espere o bolo amornar e retire da forma. Não deixe o seu maravilho bolo mármore esfriar completamente dentro dela. Ele pode umedecer com o vapor e acabar quebrando também.

Receita de Bolo Mármore
Receita de Bolo Mármore

Este é um bolo mármore simples, mas não é qualquer receita de bolo mármore. Eu utilizei uma boa manteiga e uma boa farinha, o chocolate em pó escolhido foi o 50% e não é achocolatado. Além disso também usei o extrato de baunilha em pasta no lugar da essência, mas claro que tudo bem se você tiver somente a essência em casa, por sinal dá uma olhada nesta receita de como fazer extrato de baunilha em casa do Prato Fundo.

Como sempre falo aqui pra vocês: a escolha dos ingredientes fazem muita diferença no resultado final das receitas. Então se você não tem o chocolate em pó e você tem achocolatado, tudo bem. Pode usar o que você tiver, não deixe de fazer a receita por conta disso, mas tenha a consciência de que o seu resultado não será igual ao meu.

O bicarbonato de sódio, aqui nesta receita ajuda a dar esta cor mais escura ao chocolate do bolo mármore. Por isso que as vezes quando fazemos bolo de chocolate em casa ele fica meio pálido. É a falta desta pitadinha de bicarbonato de sódio na massa.

Receita de Bolo Mármore
Receita de Bolo Mármore

Receita de Bolo Mármore

Ingredientes

  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 xícara de açúcar
  • 3 ovos
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de amido de milho
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher de sopa de fermento químico
  • 1 colher de café de extrato de baunilha ou 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
  • 1/4 xícara de chocolate em pó
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC. Unte e enfarinhe uma forma redonda grande de furo no meio.
  2. No bowl da batedeira, coloque o açúcar e a manteiga. Bata em velocidade média até que vire um creme esbranquiçado.
  3. Acrescente os ovos, um a um. Bata por alguns instantes até incorporar bem.
  4. Em uma tigela, peneire a farinha, o amido de milho e o sal. Vá adicionando a mistura a massa, intercalando com o leite.
  5. Separe metade da massa. Junte o chocolate e o bicarbonato a ela. Bata bem com um fouet. Acrescente metade do fermento e misture até incorporar.
  6. Na metade que sobrou, coloque a baunilha e o restante do fermento. Misture até incorporar.
  7. Passe a massa de baunilha para a forma e coloque com cuidado a massa de chocolate por cima. Leve para o forno já preaquecido a 180 ºC por 45 minutos.
  8. Retire do forno, espere amornar antes de desenformar.
Como fazer Bolo Mármore
Como fazer Bolo Mármore
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta



Booking.com