fbpx
Dicas e Técnicas

Receita de Caldo de Carne Caseiro

Várias preparações do nosso dia a dia, pedem algum tipo de caldo na receita. Pode ser um caldo de carne, de frango, de legumes, ou até mesmo de peixe, camarão e etc. Por isso hoje vamos aprender a fazer um Caldo de Carne Caseiro.

O bom do caldo de carne caseiro, é que ele não contém sal, nem conservantes. Além disso, só utilizamos ingredientes naturais, e é claro, é muito mais saudável que o caldo de carne pronto.

Existem diversas receitas de caldo de carne caseiro, inclusive uma excelente que leva ossos e dão uma característica mais escura e um sabor surpreendente. Porém a receita de caldo de carne de hoje, é uma receita para o dia a dia.

Receita de Caldo de Carne Caseiro
Foto: Shutterstock

Você pode utilizar para fazer sopas, molhos, ensopados. Qualquer receita que peça algum tipo de caldo. Ou até mesmo substituir a água, por exemplo, pra cozinhar feijão e legumes.

O Caldo de Carne, dá um sabor a mais nas receitas. E com certeza você vai adorar.

Receita de Caldo de Carne Caseiro
Foto: Shutterstock

Receita de Caldo de Carne Caseiro

Ingredientes

  • 300 g de músculo bovino em cubos grandes
  • 2 litros de água fria ou gelada
  • 1 cenoura grande em rodelas (com casca)
  • 1 cebola grande cortada em 4 (com casca)
  • 1 talo de salsão com as folhas (o talo em pedaços grandes e as folhas soltas)
  • 5 dentes de alho amassados (com casca)
  • 1 folha de louro
  • ramos de ervas frescas (alecrim, tomilho, salsinha, etc) – Pode usar ervas secas
  • grãos de pimenta do reino
  • 2 cravos

Modo de Preparo

Primeiro prenda os cravos em um dos pedaços da cebola. Depois junte todos os ramos de ervas, a folha de louro e as folhas de salsão e amarre com um pedaço de barbante.

Junte todos os ingredientes em uma panela funda e cubra com a água. Leve para o fogo bem baixo, o mais baixo possível. O ideal é que não comece a ferver. Deixe cozinhando com a panela tampada por aproximadamente 2 horas.

Desligue o fogo e espere amornar. Coe e guarde na geladeira por até uma semana.

Dica: Caso você queira congelar, pode deixar por mais tempo no fogo para que fique bem concentrado e congele em uma forma de gelo. Desta forma, você pode ir utilizando um pouco de cada vez nas suas preparações.

Receita de Caldo de Carne Caseiro
Foto: Shutterstock

Receita de Caldo de Carne Caseiro

Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

4 Comentários

  • Falteou dizer o q vc faria com a carne, eu vou deixar ela selar bem na panela pra dar uma cor ao molho. Eu procurei na receita o q vc faria com a carne e não encontrei, é isso msm ??? Vc Coloca a carne crua junto com todos os ingredientes????

    • Oi Simone. Neste caldo eu coloquei ela crua junto com o restante. Você pode sim selar bem na panela, dará cor e sabor ao caldo. Você também pode usar ossos, como o da costela. Se este for o caso, coloque no forno até que fique bem dourado e continue o processo a partir daí.

  • Fiz este caldo e amei. Achei excelente, principalmente por não ter conservantes. Congelei em cubos de gelo e os guardei no congelador.
    Adorei o site, parabéns.Há, copiei a receita para mim e dei os créditos do site. Espero que não se importem.
    bjs.

Deixe uma resposta

e-book Receitas de Festa Junina - Marola com Carambola