fbpx
Massas e Molhos

Receita de Canelone de Abobrinha com Ricota

Quando decidi fazer este canelone de abobrinha com ricota, eu nem sabia que nome poderia dar pra receita. Não sabia se era um enroladinho de abobrinha ou um canelone de abobrinha. No fim decidi usar o canelone, pois acredito que expressa melhor o que é a receita.

Para quem esta numa dieta low cab, esta receita é ótima. Pois no lugar do que seria uma massa feita com trigo, usamos a abobrinha fatiada.

O passo a passo é mais longo, pois eu queria detalhar bem pra vocês poderem fazer em casa, mas não é uma receita complicada, muito pelo contrario. Ela é uma receita prática e fica pronta em menos de 30 minutos.

O que você precisa saber pra sua receita dar super certo é que o que faz a diferença aqui é a grossura das fatias e o molho ao sugo.

As fatias precisam ser finas, então pra isso você precisa ter um mandoline (aquele “ralador”sabe?) ou um bom descascador de legumes. Isso pq você precisa dar uma leve desidratada e enrolar a abobrinha com o recheio. Então fatias grossas e irregulares não funcionam tão bem.

Receita de Canelone de abobrinha com ricota
Receita de Canelone de abobrinha com ricota

O molho ao sugo é uma das estrelas do prato. Como os sabores são bem neutros, o seu molho precisa ser O molho. Claro que se você quiser usar um molho pronto, tudo bem. É só dar uma boa temperada nele. Mas o melhor mesmo é fazer a sua receita de molho de tomate.

Aqui em casa, para casos assim, que preciso só de um pouco de molho, eu sempre tenho congelado. Então toda vez que faço molho de tomate eu já separo um pouco e congelo. Super ajuda nessas horas e em outras quando só queremos cozinhar uma massa e pronto.

Se você quiser fazer uma versão vegetariana deste canelone de abobrinha, troque o presunto por uma fatia de muçarela. Outra opção de recheio é usar cogumelos salteados e bem picadinhos junto com a ricota. Caso você queira uma opção vegana, você pode usar a ricota de tofu.

Então é isso. Espero que você goste desta receita e até a próxima.

Receita de Canelone de abobrinha com ricota
Receita de Canelone de abobrinha com ricota

Receita de Canelone de Abobrinha com Ricota

Ingredientes

  • 1 abobrinha
  • 4 fatias de presunto
  • 1/2 xícara de ricota fresca
  • 1/2 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de creme de ricota (ou outro queijo cremoso)
  • folhas de manjericão fresco
  • azeitonas picadas a gosto (usei 2 da gordal)
  • 1 xícara de molho ao sugo
  • parmesão ralado
  • sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

  1. Com a ajuda de um mandoline ou com o descascador de legumes, faça fatias finas na abobrinha no sentido do comprimento.
  2. Coloque algumas folhas de papel absorvente em cima da bancada e disponha as fatias de abobrinha. Polvilhe sal e deixe descansando enquanto faz o recheio.
  3. Em uma tigela, coloque a ricota, o creme de ricota, as azeitonas e as folhas de manjericão. Tempere com sal e pimenta. Adicione o azeite e misture até que fique um creme, se necessário, pode colocar mais azeite ou o creme de ricota.
  4. Pegue uma folha de papel absorvente e pressione levemente por cima da abobrinha fatiada para retirar o excesso de água.
  5. Na bancada, abra uma folha de papel filme e coloque as fatias de abobrinha na vertical, lado a lado, sendo que uma precisa ficar com a metade em cima da outra.
  6. Cubra com as fatias de presunto e por cima espalhe o recheio de ricota.
  7. Com a ajuda do papel filme, vá enrolando a abobrinha como um rocambole.
  8. Cuidadosamente, transfira o enroladinho de abobrinha para uma assadeira untada, com a abertura para baixo. Cubra com uma colherada de molho e reserve o restante. Polvilhe queijo parmesão.
  9. Leve ao forno preaquecido a 220 ºC por 20 minutos.
  10. Retire do forno e reserve por uns 5 minutos. Depois corte em rodelas de mais ou menos 3 cm.
  11. Sirva com o restante do molho e mais parmesão ralado.
Receita de Canelone de abobrinha com ricota
Receita de Canelone de abobrinha com ricota

Veja também: Rolinhos de Abobrinha com Frango da Eline do Mel com Pimenta. 

Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta



Booking.com