fbpx
Doces e Sobremesas

Receita de Canjica

Uma das sobremesas de festa junina que eu mais gosto é a canjica. Tem aquele gostinho de infância, cheirinho de cravo e canela, e é claro: a lembrança da festa na fogueira.

Eu nunca tinha feito nenhuma receita de canjica, mas estava morrendo de vontade. E uma bela tarde passei por ela no supermercado! Toda enfeitada de bandeirinhas coloridas e chapéu de palha.

Não deu outra, comprei o pacote e fui pedir a receita para quem faz a melhor receita de canjica do mundo: Minha mãe. <3

Ela me deu aquela explicação que só as mães conseguem dar, como se fosse a coisa mais simples do mundo! Pudera, ela faz pelo menos há uns 30 anos esta mesma receita!

Receita de Canjica
Receita de Canjica

No dia seguinte fui fazer a minha. Deu certo e ficou uma delícia, mas ainda estou com vontade da canjica dela. A melhor canjica do mundo, com sabor de mãe e gostinho de infância.

Neste mês de junho fiz uma receita de bolo de milho sensacional, e outras receitas deliciosas de Festa Junina.

Receita de Canjica
Receita de Canjica

Receita de Canjica

médio 4 pessoas 2 horas + 8 horas de espera

Ingredientes

  • 1 xícara de milho branco para canjica
  • 5 xícaras de água para cozinhar
  • 500 ml de leite
  • 1/2 caixinha de leite condensado
  • 2 colheres de sopa de açúcar cristal (opcional)
  • 5 cravos
  • 1 pau de canela
  • Canela em pó para servir

Se você gosta da canjica bem doce, use uma caixinha inteira de leite condensado. Se você gosta doce mais nem tanto, use 1/2 caixinha de leite condensado e 2 colheres de sopa de açúcar cristal. O açúcar ajudará a dar cremosidade, sem deixar tão doce.

Modo de preparo

  1. Coloque o milho em uma travessa, cubra com água e deixe de molho por pelo menos 8h – da noite para o dia, como disse minha mãe.
  2. Escorra a água, coloque o milho numa panela de pressão e coloque as 5 xícaras de água. Tampe a panela e leve ao fogo baixo.
  3. Quando pegar pressão deixe cozinhar por uns 30 minutos. Tire a panela do fogo, espere sair a pressão e abra a panela. Verifique se os milhos estão bem cozidos, se necessário, volte a panela para o fogo e deixe cozinhar por mais 10 ou 15 minutos. O meu milho ficou no ponto com uns 45 minutos de pressão.
  4. Quando o milho estiver na consistência desejada, coloque o leite, o leite condensado, o açúcar, os cravos e a canela. Misture bem e deixe cozinhando em fogo bem baixo (fora da pressão) até que fique bem cremosa. Deve levar de 40 a 60 minutos. Lembre-se que quando ela esfriar ficará ainda mais cremosa. Então não deixe secar muito.
  5. Se você gostar e quiser variar na receita, pode adicionar coco ralado ou doce de leite na sua canjica. Também fica uma delícia.

Quer ver mais receitas de festa junina? Clique aqui.

Receita de Canjica
Receita de Canjica
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta

Faça sua Reserva pelo Booking.com