Suína

Receita de Costelinha de Porco Assada com Wet Rub

Aqui no Marola já fizemos diversas receitas de costelinha de porco assada. Tem a tradicional com molho Barbecue, tem assada com batatas, e até uma no estilo Memphis.

A costelinha de porco é uma carne super fácil de preparar e muito versátil. Fica boa de diversas formas. Assada no forno, na churrasqueira ou frita.

Ela também aceita muito bem diversos temperos diferentes, mas os que eu mais gosto são os adocicados, como o molho barbecue e o mostarda e mel.

Para a receita de hoje escolhi o Wet Rub. Ele ainda não é muito conhecido por aqui, e é mais comum ouvirmos falar do Dry Rub. Mas não se preocupe que é só mais um nome, porém a técnica é muito simples.

Receita de Costelinha de Porco Assada com Wet Rub
Receita de Costelinha de Porco Assada com Wet Rub

O Rub é uma combinação de temperos e especiarias que são muito bem esfregados na carne. A técnica é normalmente usada para carnes assadas na churrasqueira, mas que também funcionam muito bem no forno.

O Dry Rub é uma mistura de especiarias secas e o Wet Rub é uma mistura de especiarias secas onde é acrescentado algo úmido. Normalmente usamos o Dry Rub para carnes que ficam prontas rapidamente em alta temperatura e o Wet Rub para carnes que pedem um longo período de cozimento em baixa temperatura, como é o caso da nossa costelinha de porco assada. Ah mas isso não é uma regra, ok?!

Receita de Costelinha de Porco Assada com Wet Rub
Receita de Costelinha de Porco Assada com Wet Rub

Nas duas técnicas o importante é a massagem na carne. Ela realmente precisa ser feita. E muito bem feita. Não adianta só colocar ali o tempero e mandar pro forno. Você precisa esfregar e massagear muito bem o tempero por toda a carne. Assim ele incorpora o sabor das especiarias na carne e dá um resultado fantástico. O Dry Rub cria uma crosta deliciosa e crocante, já o Wet Rub cria uma crosta cremosa e muito suculenta.

Receita de Costelinha de Porco Assada com Wet Rub
Receita de Costelinha de Porco Assada com Wet Rub

Tanto para o Dry quanto para o Wet Rub, a escolha das especiarias vai variar de acordo com o que você gosta. Porém alguns ingredientes são essenciais – o açúcar mascavo, o sal e a páprica. No caso do Wet Rub você vai acrescentar um elemento úmido, que pode ser azeite, manteiga, óleo, mostarda, mel, vinho, vinagre, cerveja e por aí vai. São inúmeras as possibilidades e combinações.

Para esta receita de costelinha de porco assada com wet rub eu usei, além dos ingredientes essenciais, cebola, alho, mostarda e cominho em pó, e umedeci com azeite extra virgem. Ficou delicioso.

Para servir, um simples purê de batatas e mini cebolas caramelizadas.

Receita de Costelinha de Porco Assada com Wet Rub
Receita de Costelinha de Porco Assada com Wet Rub

Receita de Costelinha de Porco Assada com Wet Rub

Ingredientes

Costelinha de Porco Assada

  • 1 kg de costelinha de porco (inteira)
  • 1 receita de wet rub

Wet Rub

  • 1 colher de sobremesa rasa de sal
  • 4 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1/2 colher de sopa de páprica picante
  • 1/2 colher de sopa de páprica doce defumada
  • 2 colheres de sopa de cebola em pó
  • 1 colher de café de mostarda em pó
  • 1 colher de café de cominho em pó
  • pimenta do reino a gosto
  • 4 a 6 colheres de sopa de azeite extra virgem

Purê de batatas

  • 500 g de batatas sem casca em cubos grandes
  • 1 xícara de leite morno
  • 1 colher de sopa de manteiga derretida
  • sal a gosto

Mini Cebolas Caramelizadas

  • 6 cebolas pequenas inteiras
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 colher de chá de vinagre balsâmico
  • 2 colheres de sopa de água
Receita de Costelinha de Porco Assada com Wet Rub
Receita de Costelinha de Porco Assada com Wet Rub

Modo de Preparo

Costelinha de Porco Assada com Wet Rub

  1. Coloque a costelinha suína em uma tábua grande com os ossos para cima. Com uma faca muito afiada, remova a membrana que fica na parte dos ossos. Para isso, encontre a membrana em uma das pontas e vá passando a faca, com calma entre a membrana e os ossos, e vá puxando levemente até que ela saia inteira. Caso você tenha muita dificuldade com isto, peça para o açougueiro já retirar pra você no momento da compra. 
  2. Em uma vasilha, misture todos os ingredientes do wet rub, exceto o azeite. Vá acrescentando o azeite aos poucos e misturando até que você obtenha uma pasta. Pode ser que use mais azeite do que o indicado.
  3. Esfregue a mistura por toda a costelinha de porco, massageando bem a carne. Coloque a costelinha em uma assadeira alta com os ossos voltados para baixo, tampe com papel filme.
  4. Deixe a carne descansar na geladeira por até 8 horas. Aqui a lógica é a seguinte: quanto mais tempo ficar marinando, mais forte os sabores dos temperos ficarão.
  5. Retire a carne da geladeira, e espere chegar a temperatura ambiente antes de colocá-la no forno. Enquanto isso, preaqueça o forno a 200 ºC.
  6. Retire o papel filme e cubra com papel alumínio com o lado fosco voltado para dentro. Leve a costelinha para o forno, já preaquecido durante 1h30.
  7. Remova o papel alumínio, molhe a costelinha com o liquido que criou na assadeira e volte para o forno por mais 1h. De vez em quando abra o forno e molhe a costelinha com o liquido criado. Caso a sua carne não crie este liquido, coloque umas 2 colheres de sopa de água na assadeira.
  8. Ao final do cozimento, os ossos desprenderão facilmente da carne e o molho será bem espesso.
  9. Sirva a costelinha de porco assada com o purê de batatas e as cebolas caramelizadas

Purê de Batatas

  1. Encha uma panela larga com água e leve para ferver. Assim que levantar fervura, coloque as batatas e tempere com uma pitada de sal. Deixe cozinhar por 15 minutos ou até que estejam bem macias.
  2. Escorra as batatas já cozidas. Esprema as batatas ainda quentes e volte para a panela.
  3. Aqueça metade do leite com a manteiga e junte as batatas. Misture bem. Volte o purê de batatas para fogo baixo. Vá adicionando o restante do leite aos poucos, mexendo sempre. Até obter a consistência desejada.
  4. Tempere com sal e desligue.

Mini Cebolas Caramelizadas

  1. Lave e corte a ponta que não tem raizes das mini cebolas.
  2. Ferva um pouco de água e cozinhe as cebolas por uns 2 minutos.
  3. Enquanto isso, prepare um pote com água bem gelada. Retire a cebola da água fervente e passe para a gelada.
  4. Remova a casca das cebolas apertando levemente o lado das raizes. A casca se desprenderá facilmente.
  5. Em uma assadeira pequena, misture todos os ingredientes e coloque as cebolas.
  6. Cubra com papel alumínio e leve para o forno preaquecido a 230 ºC por 30 minutos.
  7. Remova o papel alumínio e volte as cebolas para o forno por mais 15 minutos, mexendo as vezes até que fiquem bem douradinhas.
  8. Se quiser, você pode cortar as cebolinhas ao meio, com cuidado, antes de servir.

Veja também: Brisket Defumado no Canal Rango.

Receita de Costelinha de Porco Assada com Wet Rub
Receita de Costelinha de Porco Assada com Wet Rub
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta