fbpx
Acompanhamentos

Receita de Creme de Milho

A receita de creme de milho verde é um prato que faz parte da mesa dos brasileiros há muito tempo. É uma receita deliciosa, que combina muito bem com peito de frango grelhado e também com carne de porco.

Esta é uma receita de creme de milho tradicional feita com milho de latinha. Caso você queira fazer com o milho da espiga, basta cozinhar o milho antes e dar continuidade a esta receita.

Existem diversas receitas de creme de milho disponíveis na internet, e a minha é uma receita de creme de milho sem creme de leite, sem farinha e sem amido de milho.

Isto porque o milho já é suficiente para engrossar o creme, sem a necessidade de nenhum tipo de espessante.

Receita de Creme de Milho Verde
Receita de Creme de Milho Verde

Porém esta é uma receita para duas pessoas, caso o creme de milho não seja o único acompanhamento da refeição. Eu servi com arroz e salada, além do creme de milho.

Caso a ideia seja servir somente o creme de milho verde com um filé de frango, por exemplo, você pode dobrar a receita, aumentar a quantidade de leite e incluir uma colher de farinha de trigo ou amido de milho dissolvida no leite.  Isso fará a receita render.

Receita de Creme de Milho Verde
Receita de Creme de Milho Verde

Outra dica é que eu prefiro refogar o milho e cozinhá-lo no leite por um tempo, depois bater no liquidificador e passar pela peneira. Pois gosto do creme de milho verde cremoso e lisinho e não gosto da sensação do “bagaço” do milho no creme. Caso você não se importe com isso, basta não passar na peneira. E, caso você goste com os grãos inteiros de milho, separe metade antes de bater ou adicione meia lata a mais de milho.

E você pode fazer variações desta receita de creme de milho colocando salsinha ou cebolinha picadas, um bom queijo parmesão ralado ou até bacon frito e crocante para finalizar.

Receita de Creme de Milho Verde
Creme de Milho simples com salsinha

Receita de Creme de Milho

Ingredientes

  • 200 g de milho verde (1 lata sem a água)
  • 1 cebola pequena em cubos
  • 1 dente de alho picado
  • 200 ml de leite integral (mesma medida da lata)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1/2 colher de sopa de azeite
  • sal a gosto
  • noz moscada a gosto (opcional)

Modo de preparo

  1. Aqueça o azeite com metade da manteiga em uma panela. Guarde o restante da manteiga na geladeira.
  2. Refogue a cebola com uma pitada de sal até que fique transparente. Junte o alho e refogue alguns instantes.
  3. Adicione o milho e refogue por uns 2 minutos. Se você quiser seu creme de milho com grãos inteiros, separe um pouco do milho neste momento.
  4. Acrescente o leite e deixe cozinhar por 5 minutos em fogo baixo. Desligue.
  5. Transfira o milho com o leite para o copo do liquidificador. Bata em velocidade alta por uns 2 minutos.
  6. Volte o creme para a panela, passando por uma peneira. Caso tenha separado um pouco dos grãos, misture ao creme neste momento. Tempere com sal e noz moscada a gosto.
  7. Cozinhe em fogo baixo por uns 10 minutos, mexendo as vezes, até engrossar.
  8. Lembre-se que ele endurece ao enfriar. Para testar o ponto, retire um pouco do creme com uma colher e coloque em um prato até amornar. Este é o ponto que ficará.
  9. Desligue e coloque a manteiga gelada reservada. Misture bem e sirva.
Receita de Creme de Milho Verde
Compartilhe esta receita no Pinterest =)

Veja também: Receita de Creme de Milho Vegano do Presunto Vegetariano

Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta



Booking.com