Petiscos e Aperitivos

Receita de dadinho de tapioca com queijo coalho e geleia de pimenta

Esta receita de dadinho de tapioca é uma receita que eu queria passar pra vocês há muito tempo. É uma receita fácil de preparar, mas que pede alguns cuidados.

O dadinho de tapioca com queijo coalho, ficou muito famoso há alguns anos, quando o chef pernambucano Rodrigo Oliveira, colocou no cardápio a porção desta maravilha super brasileira no Restaurante Mocotó.

Como era de se esperar, o dadinho de tapioca fez um sucesso tão grande, que diversos outros estabelecimentos começaram a servir o petisco dentro e fora do Brasil. E em muitas casas, as pessoas também começaram a reproduzir a receita.

Não sei ao certo em que momento o chef compartilhou a receita com o público, mas a receita de como fazer dadinho de tapioca do chef Rodrigo Oliveira circula pela internet já há bastante tempo.

Receita de Dadinho de tapioca com queijo coalho
Receita de Dadinho de tapioca com queijo coalho

Quando eu resolvi fazer pela primeira vez o dadinho de tapioca com queijo coalho, quem me passou a receita foi a minha cunhada Sylvia. Que é excelente cozinheira, por sinal.  Lá ela faz na Air Fryer e fica muito bom.  Eu fiz aqui no método tradicional, frito mesmo, mas sei que também é possível fazer assado.

Hoje a receita já não é mais a dela, eu fui fazendo pequenas modificações ao longo dos testes e percebi que o que faz a diferença nesta receita, não é exatamente a quantidade de cada ingrediente e sim a qualidade deles.

Receita de Dadinho de tapioca com queijo coalho
Receita de Dadinho de tapioca com queijo coalho

Se formos pensar na proporção, a ideia é a seguinte – uma parte de tapioca granulada, uma parte e meia de queijo coalho e duas partes de leite integral. Por exemplo: 100 g de tapioca, 150 g de queijo e 200 ml de leite.

Caso sua tapioca esteja muito ressecada, pode ser que você precise de mais leite, da mesma forma que se o seu queijo não estiver bem firme, pode ser que ele derreta muito na hora de fritar.

O caso é que, independente de qualquer coisa, o dadinho de tapioca com geleia de pimenta fica magnífico, ela só completa o quadro. Lá no Mocotó, ela é servida com outro tipo de molho, mas que também é levemente picante.

Sei que hoje já existem variações da receita, como o dadinho de tapioca com parmesão, com muçarela e até o dadinho de tapioca doce. Quem sabe uma delas não aparece por aqui em breve. Espero que gostem da receita, e até a próxima.

Receita de Dadinho de tapioca com queijo coalho
Receita de Dadinho de tapioca com queijo coalho

Receita de dadinho de tapioca com queijo coalho e geleia de pimenta

Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Forre uma forma, de preferencia retangular, com papel filme e reserve. Eu usei uma pra fazer pão de forma de 24×10 cm.
  2. Em uma tigela grande, misture o queijo coalho e a tapioca granulada. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  3. Coloque o leite em uma panela e leve para ferver. Assim que levantar fervura, desligue e coloque na mistura de queijo e tapioca.
  4. Misture bem com uma colher ou com o fouet até que o leite tenha sido totalmente incorporado a massa.
  5. Coloque a massa imediatamente na forma já forrada e espalhe com uma colher. Coloque papel filme por cima da massa e nivele com as mãos.
  6. Leve para a geladeira por 3h ou para o freezer por uns 40 minutos, somente até que a massa esteja fria e firme, mas não congelada.
  7. Retire a massa da forma com a ajuda do plástico filme e coloque em uma tábua. Corte os cubos com aproximadamente 2×2 cm ou de acordo com a altura que ficou a massa do dadinho de tapioca.
  8. Aqueça o óleo em uma panela média, você precisa de óleo o suficiente para cobrir os dadinhos de tapioca. O óleo não pode ficar muito quente se não queimará por fora e ficará cru por dentro. Mas também não pode estar muito frio, se não os dadinhos ficarão encharcados de óleo.
  9. Frite os dadinhos aos poucos, virando para dourar todos os lados por igual. Vá reservando em um prato forrado com papel absorvente.
  10. Sirva imediatamente com a geléia de pimenta ou outro molho que goste.
Receita de Dadinho de tapioca com queijo coalho e geleia de pimenta caseira do chef Rodrigo Oliveira, restaurante Mocotó
Receita de Dadinho de tapioca com queijo coalho e geleia de pimenta
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta