fbpx
Docinhos

Receita de Doce de Amendoim – Gibi

Quando resolvi fazer esta Receita de Doce de Amendoim, estava atrás daquela receita de Pé de Moça. Um doce de amendoim mais cremoso, próximo do brigadeiro.

Acabou que quando ficou pronto e eu provei, o sabor de infância explodiu. Senti aquela nostalgia e saudades da época em que eu adorava ir na bomboniere e voltava com um Gibi.

O Gibi tradicional é feito com o amendoim triturado, mas eu fiz com eles inteiros. Se você optar por fazer do jeito tradicional, basta colocá-los em um processador (pode usar o liquidificador também) e usando o modo pulsar, ir triturando o amendoim aos poucos.

Não deixe batendo direto, pois pode liberar os óleos do amendoim e vai acabar virando uma pasta.  Depois de triturados é só continuar a receita normalmente.

Receita de Doce de Amendoim - Gibi
Receita de Doce de Amendoim – Gibi

Outra opção é não usar o leite condensado, trocando pelo leite integral e aumentando a quantidade de açúcar. O açúcar refinado no final é só pra deixar bonito, então se você não quiser também pode excluir da receita.

De resto, é uma receita muito fácil de fazer, e você vai cozinhando o doce de amendoim igual a um brigadeiro. Quando desgrudar do fundo da panela, você cozinha mais uns minutinhos e pronto. É só esperar esfriar, cortar e comer.

Tradicionalmente este Doce de Amendoim é servido em retângulos. Caso você não tenha uma forma pequena para colocar a massa e esperar esfriar, pode fazer montinhos com ela e ficará bom também. Só não terá o formato retangular.

Receita de Doce de Amendoim - Gibi
Receita de Doce de Amendoim – Gibi

Receita de Doce de Amendoim – Gibi

Ingredientes

  • 1 xícara de amendoim torrado sem pele e sem sal
  • 1/2 xícara de açúcar refinado
  • 1/2 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitadinha de sal
  • açúcar refinado para finalizar (opcional)

Modo de Preparo

  1. Em uma panela junte o açúcar, o amendoim e a manteiga. Cozinhe mexendo sempre, em fogo baixo, até que o açúcar derreta e caramelize. A cor do caramelo será a cor final do seu pé de moça. Cuidado pra não deixar queimar.
  2. Junte o leite condensado e continue cozinhando até que chegue no ponto de brigadeiro. Aquele que desgruda do fundo da panela.
  3. Acrescente o bicarbonato de sódio e o sal, mexa vigorosamente. Você vai perceber que irá espumar, é assim mesmo. Continue mexendo por alguns minutos e desligue.
  4. Unte uma forma pequena com um pouco de manteiga e coloque o doce de amendoim. Espere esfriar.
  5. Desenforme e corte em quadradinhos. Passe no açúcar para finalizar.
Receita de Doce de Amendoim - Gibi
Receita de Doce de Amendoim – Gibi

Veja também: A Franciele do blog Flamboesa fez um brigadeiro de paçoca recheado que tá lindo demais.

Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta



Booking.com