fbpx
Petiscos e Aperitivos

Receita de Enroladinho de Salsicha

Eu sei, vocês já devem estar pensando – Nossa, salsicha? E eu só digo que SIM. Aqui em casa nós comemos salsicha. Não é com muita frequência, mas as vezes a gente merece um hotdog bem gostoso e porque não um Enroladinho de Salsicha que lembra infância.

Eu lembro que uma vizinha da minha mãe, a Dona Rose, sempre fazia enroladinhos de salsicha para as festinhas na casa dela, mas na época, as salsichas eram enroladas na massa de pastel, presas com palitos de dente e fritas.

Ficavam super crocantes e eram super disputadas pela criançada.

Sei que um dia desses, virei pra Eloah e disse: Tô com vontade de um enroladinho de salsicha. Ela até olhou meio de lado pra mim, como se não acreditasse muito, mas disse: Eu topo. Adoro!

E como esta receita tem cara de festa junina e é ótima para as férias do meio do ano, achei que vocês mereciam.

Receita de Enroladinho de salsicha
Receita de Enroladinho de Salsicha Assado

Pra esta receita de enroladinho de salsicha, vale a mesma regra do qualquer pão. Se o dia esta mais quente, ele fermenta mais rápido, se estiver mais frio, demora um pouco mais.

Aqui levou 1h pra crescer, e estamos no inverno, então os dias estão mais frios. Caso esteja quente, acredito que cerca de 40 minutos já sejam suficientes.

Você também pode usar esta mesma massa para fazer outros tipos de salgados, como esfihas e enroladinho de presunto e queijo. Mas também fica bom com recheio doce, já que a massa é bem neutra.

Receita de Enroladinho de salsicha
Receita de Enroladinho de Salsicha Assado

Uma boa ideia, é abrir a massa inteira, passar um recheio mais cremoso (espinafre com catupiry fica ótimo) por toda a massa, enrolar como um rocambole e cortar em rolinhos menores. Fica uma delícia. Também dá pra fazer deste jeito com presunto e muçarela.

Eu gosto do enroladinho de salsicha com menos massa, então abro bem fininha com o rolo, caso você goste com mais massa, basta deixa-la mais grossa. E se quiser fazer render ainda mais, é só cortar as salsichas ao meio, no sentido do comprimento antes de começar a enrolar.

Outra dica é que dá pra ir enrolando as salsichas com tiras da massa, é só cortar a massa em tiras e ir enrolando na salsicha. Depois cortar os enroladinhos. Fica bem bonito. Quem fez desta forma foi a Eline do Mel e Pimenta.

Receita de Enroladinho de salsicha
Receita de Enroladinho de Salsicha

Este enroladinho de salsicha pode ser congelado de depois de pronto. Basta esperar esfriar e colocar num saquinho no congelador. A hora que quiser servi-los é só colocar, congelados mesmo, no forno preaquecido a 180 ºC por mais ou menos 20 minutos.

Você também pode fazer estes enroladinhos com massa semi folhada pronta ou com massa de pastel. No caso da massa de pastel você precisará fritá-los.

Receita de Enroladinho de Salsicha Assado

médio  48 unidades 2h30

Ingredientes

  • 1/2 xícara de leite
  • 1/4 xícara de óleo
  • 1/4 xícara de água
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 pct de fermento biológico (10g)
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 12 salsichas
  • 1 gema + 1 colher de sopa de leite

Modo de Preparo do Enroladinho de Salsicha

  1. Em uma panela pequena, coloque o leite, o óleo e a água. Misture e deixe amornar. Não pode ficar muito quente, só morninho mesmo. Se o dia estiver muito quente, use em temperatura ambiente.
  2. Em uma tigela grande, coloque a mistura, junte o açúcar e o fermento. Mexa por alguns instantes.
  3. Adicione 1 1/2 xícara de farinha de trigo e uma pitada generosa de sal e misture bem.
  4. Passe a massa para a bancada enfarinhada e sove por uns 5 minutos, se necessário adicione mais um pouco de farinha. Ela ficará elástica e não pode grudar nas mãos.
  5. Forme uma bola com a massa, coloque na tigela levemente untada, cubra com filme plástico e um pano de prato. Deixe descansar por 1 hora ou até dobrar de tamanho.
  6. Divida a massa em 4 partes e trabalhe com uma parte de cada vez, deixando o restante coberto com filme.
  7. Com a ajuda de um rolo, abra a massa num retângulo. A espessura deve ter cerca 2 ou 3 mm.
  8. Verifique o tamanho da salsicha e corte retângulos que sejam do tamanho dela no comprimento e seja o suficiente para enrolar. Mais ou menos 12×6 cm.
  9. Enrole a salsicha na massa, sobrepondo somente o final para grudar uma na outra.
  10. Corte o enroladinho em 4 partes e vá reservando em uma assadeira levemente enfarinhada. Com uma distancia de 1cm entre eles pois eles crescem um pouco no forno. Se você quiser servir o enroladinho de salsicha menor, é só cortar 8 partes.
  11. Numa tigela pequena pequena, bata a gema com o leite e pincele os enroladinhos de salsicha.
  12. Leve para o forno, preaquecido por 30 minutos ou até que estejam levemente dourados.
Receita de Enroladinho de salsicha
Receita de Enroladinho de salsicha
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta



Booking.com