Hoje é bem fácil encontrar o palmito pupunha nos supermercados, tanto em conversa quanto in natura ainda com a casca. E em alguns lugares é possível encontrá-lo desfiado, o que é ideal para fazer esta receita de espaguete de pupunha.
Geralmente o pupunha desfiado é um pouco caro, então aqui em casa esta não é uma receita que fazemos no dia a dia. O que aconteceu foi que eu encontrei uma promoção por menos de R$4 um pacote com 300g, que dá uma refeição para 2 pessoas.
O palmito pupunha tem um sabor bem suave o que o faz combinar super bem com o tomate e o manjericão, mas também fica ótimo com manteiga e alecrim ou com raspas de limão e parmesão. Além de ser uma ótima opção para quem faz dieta low carb.
O tempo de cozimento pode variar de acordo com a qualidade do palmito que você tem, aqui ele cozinhou por uns 5 minutos e já estava macio. O que você terá que fazer é ir provando a consistência dele durante o preparo.
O palmito pupunha, apesar de ter um sabor leve, ele meio que “amarra” quando ainda esta cru, igual banana, sabe? Então esta é a minha sugestão: tire um fiozinho e prove. Você vai perceber pela consistência e sabor se ele já esta no ponto.
Uma dica para que seu palmito dure por mais tempo (a validade dele é de geralmente uma semana) é cozinhá-lo e guardá-lo já cozido. Você pode até congelar se quiser. Como aqui em casa só eu como palmito, a saída foi essa. Cozinhei todo o palmito em água salgada, separei a quantidade que eu iria usar pra uma refeição e guardei o restante.
Inclusive esta é uma das dicas mais valiosas que posso dar para facilitar a sua vida na cozinha: aprenda a congelar e aproveite do seu freezer. Tenha potes que se encaixem e que caibam uma ou duas porções dentro.
Vou te dar um exemplo:
Eu como de 75 a 100 g de massa em uma refeição. Então toda vez que vou cozinhar uma massa, eu procuro fazer um pouco a mais. Quando ela esta quase cozida, eu reservo uma parte, espero esfriar, coloco num pote e levo pro freezer.
Naquele dia que eu estou com pressa, ou que não estou com vontade de cozinhar, eu só tiro e descongelo a massa, coloco um molho que, geralmente, também já esta congelado numa porção de 30 a 50 g. Também faço isso com a massa já temperada. Um macarrão alho e óleo ou com molho pesto super funciona.
Também dá pra fazer com arroz, feijão, carnes assadas ou cozidas, legumes grelhados ou refogados, grãos e leguminosas.
Se você começar a fazer isso a sua vida fica bem mais prática e você passa a se alimentar melhor, pois consegue ter uma opção rápida, que ficará pronta em 10 minutos e não vai precisar recorrer a comidas industrializadas.
Receita de Espaguete de Pupunha com Tomate e Manjericão
Ingredientes
- 300 g de pupunha fresco desfiado
- 100 g de tomate grape cortados ao meio
- 1/2 xícara de folhas de manjericão
- 1 dente de alho grande picado
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de parmesão ralado (opcional)
- sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo
- Coloque uma panela média com água para ferver. Assim que levantar fervura, coloque uma colher de sal. Espere levantar fervura novamente e coloque o espaguete de pupunha.
- Cozinhe o palmito por uns 5 minutos ou até que ele fique levemente macio, porém firme. Você deve provar para saber se esta no ponto. Separe 1/4 de xícara do liquido do cozimento. Escorra o espaguete de pupunha e reserve.
- Em uma frigideira larga, aqueça metade do azeite em fogo baixo e frite o alho até dourar. Junte os tomates e uma parte das folhas de manjericão. Tempere com uma pitada de sal e pimenta. Mexa delicadamente para não desmanchar os tomates.
- Quando os tomates estiverem cozidos e começando a querer desmanchar, junte o palmito. Deixe em fogo médio e misture bem. Eu prefiro usar um pegador de espaguete pra mexer.
- Acrescente a água do cozimento que foi separada. Mexendo as vezes. Junte o restante do azeite e o queijo. Prove para saber se precisa de mais sal e pimenta.
- Sirva com o restante das folhas de manjericão.
2 Comments
Muito bem explicada, sua receita, achei o que procurava. Obrigada!
Oi Sueli. Fico feliz que gostou. =)