Massas e Molhos

Receita de Espaguete de Pupunha com Tomate e Manjericão

Hoje é bem fácil encontrar o palmito pupunha nos supermercados, tanto em conversa quanto in natura ainda com a casca. E em alguns lugares é possível encontrá-lo desfiado, o que é ideal para fazer esta receita de espaguete de pupunha.

Geralmente o pupunha desfiado é um pouco caro, então aqui em casa esta não é uma receita que fazemos no dia a dia. O que aconteceu foi que eu encontrei uma promoção por menos de R$4 um pacote com 300g, que dá uma refeição para 2 pessoas.

O palmito pupunha tem um sabor bem suave o que o faz combinar super bem com o tomate e o manjericão, mas também fica ótimo com manteiga e alecrim ou com raspas de limão e parmesão. Além de ser uma ótima opção para quem faz dieta low carb.

O tempo de cozimento pode variar de acordo com a qualidade do palmito que você tem, aqui ele cozinhou por uns 5 minutos e já estava macio. O que você terá que fazer é ir provando a consistência dele durante o preparo.

O palmito pupunha, apesar de ter um sabor leve, ele meio que “amarra” quando ainda esta cru, igual banana, sabe? Então esta é a minha sugestão: tire um fiozinho e prove. Você vai perceber pela consistência e sabor se ele já esta no ponto.

Receita de Espaguete de Pupunha com Tomate e Manjericão
Receita de Espaguete de Pupunha com Tomate e Manjericão

Uma dica para que seu palmito dure por mais tempo (a validade dele é de geralmente uma semana) é cozinhá-lo e guardá-lo já cozido. Você pode até congelar se quiser. Como aqui em casa só eu como palmito, a saída foi essa. Cozinhei todo o palmito em água salgada, separei a quantidade que eu iria usar pra uma refeição e guardei o restante.

Inclusive esta é uma das dicas mais valiosas que posso dar para facilitar a sua vida na cozinha: aprenda a congelar e aproveite do seu freezer. Tenha potes que se encaixem e que caibam uma ou duas porções dentro.

Receita de Espaguete de Palmito Pupunha com Tomate e Manjericão
Receita de Espaguete de Palmito Pupunha com Tomate e Manjericão

Vou te dar um exemplo:

Eu como de 75 a 100 g de massa em uma refeição. Então toda vez que vou cozinhar uma massa, eu procuro fazer um pouco a mais. Quando ela esta quase cozida, eu reservo uma parte, espero esfriar, coloco num pote e levo pro freezer.

Naquele dia que eu estou com pressa, ou que não estou com vontade de cozinhar, eu só tiro e descongelo a massa, coloco um molho que, geralmente, também já esta congelado numa porção de 30 a 50 g. Também faço isso com a  massa já temperada. Um macarrão alho e óleo ou com molho pesto super funciona.

Também dá pra fazer com arroz, feijão, carnes assadas ou cozidas, legumes grelhados ou refogados, grãos e leguminosas.

Se você começar a fazer isso a sua vida fica bem mais prática e você passa a se alimentar melhor, pois consegue ter uma opção rápida, que ficará pronta em 10 minutos e não vai precisar recorrer a comidas industrializadas.

Receita de Espaguete de Pupunha com Tomate e Manjericão
Receita de Espaguete de Pupunha com Tomate e Manjericão

Receita de Espaguete de Pupunha com Tomate e Manjericão

fácil 2 pessoas 20 min

Ingredientes

  • 300 g de pupunha fresco desfiado
  • 100 g de tomate grape cortados ao meio
  • 1/2 xícara de folhas de manjericão
  • 1 dente de alho grande picado
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de parmesão ralado (opcional)
  • sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

  1. Coloque uma panela média com água para ferver. Assim que levantar fervura, coloque uma colher de sal. Espere levantar fervura novamente e coloque o espaguete de pupunha.
  2. Cozinhe o palmito por uns 5 minutos ou até que ele fique levemente macio, porém firme. Você deve provar para saber se esta no ponto. Separe 1/4 de xícara do liquido do cozimento. Escorra o espaguete de pupunha e reserve.
  3. Em uma frigideira larga, aqueça metade do azeite em fogo baixo e frite o alho até dourar. Junte os tomates e uma parte das folhas de manjericão. Tempere com uma pitada de sal e pimenta. Mexa delicadamente para não desmanchar os tomates.
  4. Quando os tomates estiverem cozidos e começando a querer desmanchar, junte o palmito. Deixe em fogo médio e misture bem. Eu prefiro usar um pegador de espaguete pra mexer.
  5. Acrescente a água do cozimento que foi separada. Mexendo as vezes. Junte o restante do azeite e o queijo. Prove para saber se precisa de mais sal e pimenta.
  6. Sirva com o restante das folhas de manjericão.
Receita de Espaguete de Pupunha com Tomate e Manjericão
Receita de Espaguete de Pupunha com Tomate e Manjericão
Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

Deixe uma resposta

Siga no Instagram - Marola com Carambola