Hoje é bem fácil encontrar o palmito pupunha nos supermercados, tanto em conversa quanto in natura ainda com a casca. E em alguns lugares é possível encontrá-lo desfiado, o que é ideal para fazer esta receita de espaguete de pupunha.

Geralmente o pupunha desfiado é um pouco caro, então aqui em casa esta não é uma receita que fazemos no dia a dia. O que aconteceu foi que eu encontrei uma promoção por menos de R$4 um pacote com 300g, que dá uma refeição para 2 pessoas.

O palmito pupunha tem um sabor bem suave o que o faz combinar super bem com o tomate e o manjericão, mas também fica ótimo com manteiga e alecrim ou com raspas de limão e parmesão. Além de ser uma ótima opção para quem faz dieta low carb.

O tempo de cozimento pode variar de acordo com a qualidade do palmito que você tem, aqui ele cozinhou por uns 5 minutos e já estava macio. O que você terá que fazer é ir provando a consistência dele durante o preparo.

O palmito pupunha, apesar de ter um sabor leve, ele meio que “amarra” quando ainda esta cru, igual banana, sabe? Então esta é a minha sugestão: tire um fiozinho e prove. Você vai perceber pela consistência e sabor se ele já esta no ponto.

Receita de Espaguete de Pupunha com Tomate e Manjericão
Receita de Espaguete de Pupunha com Tomate e Manjericão

Uma dica para que seu palmito dure por mais tempo (a validade dele é de geralmente uma semana) é cozinhá-lo e guardá-lo já cozido. Você pode até congelar se quiser. Como aqui em casa só eu como palmito, a saída foi essa. Cozinhei todo o palmito em água salgada, separei a quantidade que eu iria usar pra uma refeição e guardei o restante.

Inclusive esta é uma das dicas mais valiosas que posso dar para facilitar a sua vida na cozinha: aprenda a congelar e aproveite do seu freezer. Tenha potes que se encaixem e que caibam uma ou duas porções dentro.

Receita de Espaguete de Palmito Pupunha com Tomate e Manjericão
Receita de Espaguete de Palmito Pupunha com Tomate e Manjericão

Vou te dar um exemplo:

Eu como de 75 a 100 g de massa em uma refeição. Então toda vez que vou cozinhar uma massa, eu procuro fazer um pouco a mais. Quando ela esta quase cozida, eu reservo uma parte, espero esfriar, coloco num pote e levo pro freezer.

Naquele dia que eu estou com pressa, ou que não estou com vontade de cozinhar, eu só tiro e descongelo a massa, coloco um molho que, geralmente, também já esta congelado numa porção de 30 a 50 g. Também faço isso com a  massa já temperada. Um macarrão alho e óleo ou com molho pesto super funciona.

Também dá pra fazer com arroz, feijão, carnes assadas ou cozidas, legumes grelhados ou refogados, grãos e leguminosas.

Se você começar a fazer isso a sua vida fica bem mais prática e você passa a se alimentar melhor, pois consegue ter uma opção rápida, que ficará pronta em 10 minutos e não vai precisar recorrer a comidas industrializadas.

Receita de Espaguete de Pupunha com Tomate e Manjericão
Receita de Espaguete de Pupunha com Tomate e Manjericão

Receita de Espaguete de Pupunha com Tomate e Manjericão

Ingredientes

  • 300 g de pupunha fresco desfiado
  • 100 g de tomate grape cortados ao meio
  • 1/2 xícara de folhas de manjericão
  • 1 dente de alho grande picado
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de parmesão ralado (opcional)
  • sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

  1. Coloque uma panela média com água para ferver. Assim que levantar fervura, coloque uma colher de sal. Espere levantar fervura novamente e coloque o espaguete de pupunha.
  2. Cozinhe o palmito por uns 5 minutos ou até que ele fique levemente macio, porém firme. Você deve provar para saber se esta no ponto. Separe 1/4 de xícara do liquido do cozimento. Escorra o espaguete de pupunha e reserve.
  3. Em uma frigideira larga, aqueça metade do azeite em fogo baixo e frite o alho até dourar. Junte os tomates e uma parte das folhas de manjericão. Tempere com uma pitada de sal e pimenta. Mexa delicadamente para não desmanchar os tomates.
  4. Quando os tomates estiverem cozidos e começando a querer desmanchar, junte o palmito. Deixe em fogo médio e misture bem. Eu prefiro usar um pegador de espaguete pra mexer.
  5. Acrescente a água do cozimento que foi separada. Mexendo as vezes. Junte o restante do azeite e o queijo. Prove para saber se precisa de mais sal e pimenta.
  6. Sirva com o restante das folhas de manjericão.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso
Balança Digital
Balança Digital
Alexa
Alexa

Receita de Espaguete de Pupunha com Tomate e Manjericão
Receita de Espaguete de Pupunha com Tomate e Manjericão

A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

2 Comments

Write A Comment