Acompanhamentos

Receita de Espinafre Gratinado

Esta receita de espinafre gratinado é super fácil de fazer, fica delicioso e é um excelente acompanhamento para vários tipos de carne.


Que o espinafre é um alimento poderoso nós já sabemos, mas o que pra nós é novidade é que o espinafre é um alimento rico em luteína, um excelente anti-oxidante que ajuda a prevenir doenças do coração. Além de diversos outros nutrientes como o nitrato e o betacaroteno.

A luteína é encontrada em diversas plantas, principalmente em vegetais verde escuros, como o espinafre. Ela ajuda a melhorar o sistema imunológico e é possível “armazenar” uma reserva dela no nosso corpo. Por conta disso, alguns pesquisadores se perguntaram se seria possível influenciar o nível de luteína no sangue, aumentando a sua ingestão na alimentação.

Receita de Espinafre Gratinado
Receita de Espinafre Gratinado

Os cientistas da Universidade Linköpingfizeram uma pesquisa sobre qual a melhor forma de consumir o espinafre e em quais as formas de cocção que manteriam os melhores níveis de luteína.

Nesta pesquisa eles chegaram a conclusão que quanto maior o calor utilizado no preparo, mais se perde a propriedade. Inclusive eles indicam o consumo em forma de smoothie adicionando algum tipo de laticínio, como leite e iogurte. Já que a gordura destes ingredientes ajudam o corpo a absorver a luteína. 

Receita de Espinafre Gratinado
Receita de Espinafre Gratinado

Para o preparo desta receita pensei numa forma de não aquecer o espinafre numa temperatura muito alta nem por muito tempo para preservar o máximo possível da substância, além de incluir o leite o queijo para ajudar na absorção. Então primeiro fiz o branqueamento do espinafre e depois dei continuidade ao preparo, de forma bem rápida.

O resultado foi incrível, a cor ficou linda, super cremoso e até a Eloah gostou. Espero que você também goste e qualquer dúvida é só deixar aqui nos comentários ou me chamar lá no Instagram.

Receita de Espinafre Gratinado
Receita de Espinafre Gratinado

Receita de Espinafre Gratinado

Ingredientes

  • 1 1/2 xícara de espinafre branqueado e picado (cerca de um maço)
  • 1 xícara de leite integral morno
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha integral
  • 1/4 de xícara de queijo parmesão ralado
  • 1 cebola média picada
  • 1 dente de alho picado
  • noz moscada a gosto
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 pitada de pimenta calabresa (opcional)
  • 100 g de muçarela

Modo de Preparo

Branqueamento do espinafre

  1. Lave um maço de espinafre e corte o maço ao meio.
  2. Leve uma panela grande para o fogo com água o suficiente para cobrir o espinafre. Coloque 1/2 colher de sal na água e espere ferver.
  3. Separe uma tigela grande com água gelada e gelo.
  4. Assim que a água ferver, coloque o espinafre e deixe ferver por 2 minutos com a panela destampada.
  5. Passados os dois minutos, transfira o espinafre para a tigela de água gelada. Deixe por mais uns 2 minutos, até que o espinafre esteja frio. Escorra, esprema as folhas com as mãos para remover o máximo de liquido. Pique e reserve.

Espinafre gratinado

  1. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo baixo e refogue a cebola até dourar. Junte o dente de alho e refogue por alguns instantes.
  2. Junte a farinha de trigo, misture bem. Adicione o leite e mexa vigorosamente para não criar grumos.
  3. Tempere com pimenta do reino e noz moscada a gosto, cozinhe mexendo sempre até virar um molho cremoso.
  4. Acrescente o queijo, a pimenta calabresa e tempere com sal, se necessário.
  5. Retire do fogo, adicione o espinafre e misture bem.
  6. Transfira o espinafre para uma travessa levemente untada, cubra com a muçarela e leve para o forno preaquecido a 180 ºC por 10 minutos ou até que o queijo derreta e fique dourado.
  7. Se você tiver a função grill no forno pode usá-la por uns 5 minutos. 

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

Deixe uma resposta

Siga no Instagram - Marola com Carambola