Aves

Receita de Frango Oriental com Acelga

Esta receita de frango oriental é perfeita para variar a receita de filé de frango do dia a dia. O sabor oriental dá um toque super especial e deixa esta receita incrível.


O filé de frango é um dos ingredientes queridinhos das receitas do dia a dia. E por aqui eu sempre tento fazer algo diferente, para sair da mesmice – filé de frango grelhado, arroz e salada.

E nesta semana resolvi fazer um frango oriental e servido com gohan, aquele arroz japonês com sabor super neutro e vai muito bem com preparações que levam sabores fortes, como o shoyu e o gengibre.

É uma receita prática que fica pronta em menos de 30 minutos, mas que tem um sabor super intenso e leva ingredientes um pouco diferentes do que estamos acostumados a usar no dia a dia.

Receita de Frango Oriental com Acelga
Receita de Frango Oriental com Acelga

Por falar nisso, existem alguns ingredientes que sempre tenho em casa e que me ajudam muito nestas horas. Na dispensa sempre tem shoyu, óleo de gergelim e gengibre. Estes três ingredientes dão um sabor oriental para as receitas e combinam demais. Além disso são super duráveis, então você não precisa ter medo da data de validade. Ah o gengibre eu congelo em pedaços pequenos e vou tirando conforme preciso. Por sinal, que tal dar uma olhada neste post que fala sobre como congelar alimentos.

Receita de Frango Oriental com Acelga
Receita de Frango Oriental com Acelga

Para servir eu fiz um arroz japonês ou gohan, que combina muito com este frango oriental, mas é claro que você pode servir com o que tiver em casa, até com uma massa cozida al dente fica gostoso. Pode confiar que no dia seguinte foi assim que comemos por aqui.

Também colocamos acelga na receita, se você não tiver pode usar repolho, broto de feijão ou fazer somente o frango mesmo. Daí é só aumentar um pouco a quantidade de cebola. Ficará uma delícia.

Espero que vocês gostem e até a próxima receita.

Receita de Frango Oriental com Acelga
Receita de Frango Oriental com Acelga

Receita de Frango Oriental com Acelga e Gohan

fácil até 4 pessoas 25 min – tempo total 1h

Ingredientes – Frango Oriental

  • 500 g de peito de frango em tiras grossas
  • 10 folhas de acelga em tiras grossas
  • 1 cebola grande cortada em pétalas
  • 2 dentes de alho fatiado em laminas finas
  • 2 colheres de sopa de gengibre picado ou ralado
  • 1/2 de xícara de shoyu
  • 1/4 xícara de caldo de legumes ou água
  • 2 colheres de sopa de maizena
  • pimenta calabresa a gosto
  • 1 colher de sobremesa de óleo de gergelim torrado
  • 2 colheres de sopa de amendoim torrado
  • gergelim e cebolinha para decorar
  • óleo

Para o Gohan – Arroz Japonês

  • 1 xícara de arroz japonês (eu usei o curto)
  • 2 xícaras de água

Modo de preparo

  1. Coloque o frango em uma tigela. Dissolva metade da maizena em metade do shoyu. Misture ao frango e deixe marinando por pelo menos 30 minutos.
  2. Em uma wok ou em uma frigideira bem larga aqueça um pouco de óleo e coloque o frango aos poucos. Vá refogando e dourando todos os lados. Assim que ele estiver dourado, junte o gengibre e a pimenta calabresa e misture bem.
  3. Abra um espaço no meio da wok e coloque um pouco mais de óleo. Acrescente a cebola, refogue por uns 2 minutos. Adicione o alho e doure por alguns instantes.
  4. Dissolva a maizena no caldo de legumes e junte ao frango. Se achar necessário, coloque mais um pouco de shoyu. Cozinhe até obter um caldo encorpado. Acrescente a acelga e o amendoim, e refogue até que a acelga murche.
  5. Finalize com o óleo de gergelim e sirva com a cebolinha e o gergelim por cima.

Gohan – Arroz Japonês

  1. Coloque o arroz em uma peneira e lave até que a água saia transparente.
  2. Coloque o arroz e a água em uma panela, misture e leve para cozinhar em fogo médio/baixo com a panela destampada por uns 10 minutos. Diminua o fogo e deixe terminar de cozinhar com a tampa entreaberta por uns 5 minutos ou até que a água tenha sido toda absorvida.
  3. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por mais uns 5 minutos.
Receita de Frango Oriental com Acelga
Receita de Frango Oriental com Acelga
Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

4 Comentários

Deixe uma resposta

Siga no Instagram - Marola com Carambola