Aves

Receita de Fricassê de Frango com Creme de Milho

Receita tradicional de Fricassê de Frango com Creme de Milho, super fácil de fazer e com ingredientes comuns que temos em casa.


Com todo mundo em casa (que é o que eu espero) precisamos de receitas com ingredientes comuns, receitas práticas, rápidas de preparar e principalmente que sejam aconchegantes.

Este Fricassê de Frango com Creme de Milho é tudo isso. É uma comidinha saborosa, que lembra infância, que abraça na hora de comer. Nada melhor que refeições assim para nos ajudar a passar por esses dias sombrios que estão por vir.

O fricassê de frango fica delicioso com arroz branco e também fica ótimo com uma saladinha simples de alface e tomate.

O fricassê é uma receita que já esta na mesa do brasileiro há muitas décadas, e é claro que existem diversas maneiras de prepará-la. A minha receita de fricassê é bem cremosa e eu gosto de fazer uma camada de frango e uma de creme de milho, porém normalmente as pessoas misturam o creme com o frango. Caso esta seja a sua opção, você não vai precisar colocar o requeijão no frango, pois a cremosidade virá do creme de milho.

Receita de Fricassê de Frango com Creme de Milho
Receita de Fricassê de Frango com Creme de Milho

E por falar em creme de milho, esta receita é diferente da receita de Creme de Milho que faço para acompanhamento que é bem lisinho e com sabor de milho bem forte, e este é mais suave e tem o “bagaço” dos grãos, e neste caso é bem interessante pois acrescenta uma textura que combina muito com o frango.

Outra coisa é que eu não usei a batata palha, primeiro porque não tinha em casa e não ia sair pra comprar. Até pensei em fazer esta Receita de Batata Palha do Everson do canal Que tal Cozinhar, mas eu também não tinha a batata que a receita pede. Por fim, resolvi colocar uma camada generosa de muçarela por cima e quer saber? A batata não fez falta por aqui.

Receita de Fricassê de Frango com Creme de Milho
Receita de Fricassê de Frango com Creme de Milho

Para cozinhar o peito de frango eu fiz o seguinte: coloquei 1kg de peito de frango sem osso em uma panela de pressão, cobri com água somente até a altura do frango. Juntei uma folha de salsão, 1/4 de uma cebola, 1 dente de alho amassado, alguns grãos de pimenta do reino, uma folha de louro e sal. Fechei a panela e deixei cozinhar em fogo médio alto por 15 minutos após pegar pressão.

O que acontece é que o frango vai absorver o líquido, então fica bem úmido e já temperado. Quase não sobra líquido na panela. Então eu desfio o frango com o que sobrar de líquido, cerca de 1/4 de xícara. Se tiver muita água você precisa retirar ok? Como aqui vamos usar somente 300 g dele já cozido, você pode congelar o restante em pacotes porcionados e usar para fazer outras receitas.

Receita de Fricassê de Frango com Creme de Milho
Receita de Fricassê de Frango com Creme de Milho

Receita de Fricassê de Frango com Creme de Milho

fácil 4 pessoas 40 min

Ingredientes

Creme de Milho

  • 170 g de milho verde (1 lata sem a água)
  • 1/2 xícara de leite + 2 colheres de sopa
  • 200 g de creme de leite (1 caixinha)
  • 1 colher de sopa de maizena
  • 1 cebola pequena em cubos
  • 1 colher de sopa de azeite
  • sal a gosto

Fricassê de Frango

  • 300 g de peito de frango cozido e desfiado
  • 4 colheres de sopa de requeijão
  • 1 cebola em cubos
  • 1 dente de alho picado
  • 1 tomate em cubos pequenos
  • 2 colheres de sopa de extrato de tomate
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de salsinha picada
  • orégano a gosto
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 150 g de muçarela ralada ou fatiada
  • batata palha (opcional)

Modo de preparo

Creme de Milho

  1. Aqueça o azeite em uma panela média e refogue a cebola por alguns instantes. Junte o milho e refogue por alguns instantes. Junte 1/2 xícara de leite e deixe cozinhar até levantar fervura.
  2. Passe o milho com o leite para o copo do mixer ou do liquidificador, junte o creme de leite e bata até que vire um creme.
  3. Passe o creme para uma panela. Dissolva a maizena nas duas colheres de leite e junte ao creme. Misture bem. Tempere com sal a gosto e cozinhe até engrossar. Reserve.

Fricassê de Frango

  1. Em uma panela média, aqueça o azeite. Coloque a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por alguns minutos e acrescente o alho. Deixe dourar.
  2. Junte o tomate e refogue até começar a desmanchar, adicione o extrato de tomate e misture bem. Tempere com sal, pimenta e orégano.
  3. Acrescente o frango e refogue por 2 minutos mexendo sempre. Junte o requeijão, misture bem. Coloque a salsinha, misture e reserve.
  4. Em uma travessa coloque o frango refogado, por cima coloque o creme de milho e cubra com a muçarela.
  5. Leve para o forno preaquecido a 200 ºC por 20 minutos ou até que o queijo tenha derretido e ficado dourado.
Receita de Fricassê de Frango com Creme de Milho
Receita de Fricassê de Frango com Creme de Milho

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

Deixe uma resposta