GeleiasPastas, molhos e patês

Receita de Geleia de Pimenta

Uma boa geleia é a geleia caseira. E a MELHOR geleia, é a geleia de pimenta da minha mãe. Na verdade todas as geleias dela são ótimas, mas esta é maravilhosa.

Eu nunca fui muito de fazer geleias, tive vários problemas pra aprender o ponto. Ou elas endureciam ou ficavam liquidas ou cristalizavam. Acabei descobrindo a minha própria técnica pra achar o ponto certo.

Quando ela começa a engrossar na panela eu retiro uma colherinha da geleia de pimenta e coloco em uma superfície lisa e fria. O próprio mármore da pia por exemplo. Ela deve ficar cremosa ao esfriar. Se ela endurecer, passou do ponto. Daí eu adiciono mais água. Se ela ficar muito liquida é porque ainda precisa cozinhar mais uns minutos. Pra mim funciona.

A geleia endurece depois que esfria. Se a gente deixa o ponto passar, vira praticamente uma bala. Então é super importante se atentar ao ponto.

Receita de Geleia de Pimenta
Receita de Geleia de Pimenta

Outra dica é esterilizar o pote onde a geleia de pimenta será guardada. Esta receita rende mais ou menos 400 ml. Eu costumo guardar em 2 vidros de 200 ml.

Para esterilizar você precisa ferver os vidros e as tampas por 10 minutos. Pra isso, coloque os vidros e as tampas em uma panela, cubra com água quente e deixe ferver por 10 minutos. Depois retire com muito cuidado os vidros da água. Coloque as geleia de pimenta ainda quente no vidro quente. Tampe bem.

Se for para consumo imediato, você não precisa se preocupar tanto com isso, mas tenha em mente que a geleia dura mais tempo num vidro esterilizado.

Receita de Geleia de Pimenta
Receita de Geleia de Pimenta

Receita de Geleia de Pimenta

fácil 400 ml 20 minutos

Ingredientes

  • 5 a 10 pimentas dedo de moça (depende do grau de ardência que você deseja)
  • 1 dente de alho pequeno picado (pode usar meio
  • 2 maçãs pequenas sem casca e sem sementes picadas
  • 1 xícara de açúcar (ou mais se gostar mais doce)
  • 1/4 xícara de água
  • 1/4 xícara de vinagre de maçã
  • 1 pitada de sal

Modo de Preparo

  1. Corte as pimentas ao meio e retire todas as sementes e a parte branca. Eu faço isso com uma colher de chá. Acho que é muito mais prático. Pois já retiro as sementes e a parte branca de uma vez. Depois corte em 3 ou 4 pedaços.
  2. Em um mixer ou liquidificador, coloque as pimentas, a maçã, o alho e a água. Bata por alguns instantes só até que a pimenta esteja picada e a maçã triturada.
  3. Coloque a mistura em uma panela, junte o açúcar, o vinagre e o sal. Misture com uma colher de pau e leve para fogo baixo.
  4. Deixe cozinhar até chegar na consistência de geleia, mexendo as vezes. Deve levar cerca de 10 minutos.
  5. Pra você saber a consistência, é bem fácil. Retire uma colherinha da geleia e coloque em uma superfície lisa e fria. Ela deve ficar cremosa ao entrar em contato com a superfície. Se ela endurecer, passou do ponto. Você pode adicionar mais água. Se ela ficar muito liquida é porque ainda precisa cozinhar mais uns minutos.
  6. Quando estiver pronta, basta coloca-la ainda quente em vidros esterilizados.



Booking.com

Receita de Geleia de Pimenta
Receita de Geleia de Pimenta
Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

74 Comentários

    • Oi Karol. Dura uns 3 meses na geladeira. É só se atentar na hora de servir, de tirar a quantidade que for utilizar do pote pra não ter risco de contaminação com outros alimentos.

  • Sua receita é ótima! Sucesso na minha casa. Fico tão feliz com pessoas que compartilham o que sabem. De críticos chatos e frustrados, o mundo tá cheio. Gente que transmite amor com a comida podia ter mais

    • Fica bem suave, mas dá uma temperada na geléia de pimenta. Claro que se você não gosta de alho, ou se o dente que você pegou é muito grande, pode colocar só metade, ou nem usar mesmo.

  • Olá Amanda, será que posso substituir o vinagre de maçã por limão? Vou fazer a sua receita. Grata por sua receita. Bjs Cássia

    • Oi Cássia. Bom dia.
      Eu, sinceramente, nunca fiz esta substituição. Mas você pode usar sim, já que a função dele é a reação com a pectina da maçã para dar a geleificação ideal para a receita. Espero que você goste.

  • Amanda, estou tendo dificuldades em encontrar potes de vidro na região que eu moro, posso colocar em potes plásticos?

    • Olá Carleane. Eu normalmente uso potes reutilizados mesmo. Pote de azeitonas, de geleias, etc. Você pode sim usar de plástico, lave muito bem com detergente neutro, enxágue bem com água morna. Ela não vai durar tanto tempo na embalagem plástica. Então se for pra consumo imediato e caseiro tudo bem, se for pra venda não funciona.

  • Acabei de fazer a geléia ficou uma delícia
    Eu e o meu esposo comemos com torta de atum, quente mesmo nem deixamos esfriar
    Kkkkk muito boa

  • Amanda, a minha ficou ardida demais, já coloquei mais açúcar, mas ela soh tá ficando mais doce. O q posso fazer pra diminuir a ardência?

    • Oi Renata. Não dá pra diminuir. O ideal é que na hora de preparar você sempre separe as sementes, que é onde tem a maior concentração de capsaicinóides, que é a substância responsável pela ardência. As vezes encontramos umas pimentas dedo de moça mais ardidas que outras. É bacana prestar atenção nisso e diminuir a quantidade de pimenta na receita. O que você pode tentar, é aumentar a quantidade da receita com mais maças, vinagre e açúcar. Tipo dobrar/triplicar mesmo a quantidade. Espero ter ajudado.

  • Olá!

    Muito obrigado por compartilhar a receita. Fiz e ficou realmente uma delícia!

    Mas não consegui acertar essa textura de “mel”, mais lisinha, que deveria ficar… Ficou um pouco “empelotada” hahahaha

    Em que posso ter errado?

    Será que triturei as maças pouco e não deu tempo pra elas desmancharem no cozimento por terem ficado em pedaços um pouco grandes? Eu deveria ter triturado a ponto de a pimenta, maçã e água terem virado uma “papinha” mais homogênea?

    De qualquer forma, o gosto ficou maravilhoso! Muito Obrigado!

    • Olá Vinicius.
      Fico muito feliz que gostou da receita.

      Tudo depende do que é feita a “pelota” Rs. Se forem pedaços de maça, pode ser sim o que você citou, caso seja açúcar, pode ser pq o açúcar não derreteu direito durante o preparo.
      Na próxima tente bater bem a maça e sem casca. Se você estiver usando um mixer, ele demora mais mesmo, se achar necessário, coloca mais um pouquinho de água.

      Muito obrigada pela visita.

    • Olá Lilane.
      Nunca testei com a malagueta, mas dá certo sim. Como ela é bem mais picante, aconselho a colocar mais uma maça e ir testando a quantidade de pimenta para não ficar muito forte.

  • Semana passada aprendi a fritar ovo, sou bom nisso…Hoje não pude resisti a sua receita e resolvi encarar.
    Segui tudinho ao pê da letra, ficou muito bom mesmo, nem acredito que fui eu que fiz! rsrs
    Gratidão por compartilhar!

  • Olá, gostaria de saber qual é a validade da geleia se eu colocar em um vidro fechado?
    Vou fazer esta receita, parece ótima!

    Obrigada

  • Oi, acabei de fazer. Tentei coar, e ficou uma aguinha. E as pimentas não passaram, pq meu coador é mto fino. Então decidi deixar sem coar. Agora estou esperando esfriar pra ver como é a textura fria.
    Obrigada pelo post

  • Legal a sua receita é uma pena que o seu blog não deixe copiar a receita, pena mesmo, sabe se vc disponibiliza a receita seria correto que vc permitisse aos visitantes copiá-la…..

    • Olá. Tudo bem? O problema não são os visitantes, e sim os plágios que sofremos. Infelizmente precisamos bloquear, pois as nossas receitas estão sendo copiadas por outros sites e publicadas como deles, sem nenhum crédito a nós. Minha sugestão para os leitores, é salvar o link nos favoritos. Assim você sempre poderá acessar e fazer a receita. Caso queira compartilhar com alguém, é só clicar em compartilhar nos botões das redes. Tem Face, Pinterest, Whats, ou compartilhar o link mesmo.

  • Olá! Estava procurando uma geleia de pimenta sem ser pedaçuda….e acredito que achei!!! Colhi do meu pé de pimenta 200gramas de pimenta. Não são grandes, aliás tem desde aquelas com 2 cm até algumas pelo menos com o dobro de tamanho….queria fazer a geléia com essa quantidade de pimenta. Poderia me passar a proporção dos demais ingredientes? Obrigada

  • Olá… Parabéns pela receita, fiz uma pequena quantidade e ficou incrível!!
    Se eu for guardar a geléia numa quantidade maior, o pote tem que ficar na geladeira?

    • Oi Fabio. Fico muito feliz que gostou da nossa receita. (= Ela é realmente muito boa =) Você precisa esterilizar muito bem o vidro antes de colocar a geleia dentro, mas assim que você abrir o pote, precisa guardar na geladeira. Independente da quantidade.

  • Olá , Parabéns a receita é otima!! A minha ficou deliciosa, meu marido amou..
    A quantidade que fiz ficou bem razoável..Posso pasteurizar ?Assim tenho por mais tempo..
    Obrigada!!

  • Olá
    Durante o curso de cozinha em 2019, na aula de geleias, coulis, & família, comentou-se que se fazia geleia de pimenta. Procurei receita na WEB e achei a vossa. Fiz a geleia elevei pra aula seguinte. Foi sucesso.

  • Amanda,

    Poderia até dizer que gostei de seu blog, mas me senti tolhido e limitado. Costumo salvar aquilo que me interessa e você não permite isso, dizendo que “para compartilhar este conteúdo…”

    Já perdi oportunidades de salvar informações de meu interesse e, com o tempo, as páginas saíram do ar e o conteúdo foi perdido, jamais o encontrei novamente.

    Desejo sucesso, mas não voltarei a procurar informações em sua página.

    • Olá Marcelo. Você pode sim salvar o nosso link, ele não sairá do ar.
      Precisamos bloquear esta funcionalidade pois muitas pessoas (mal intencionadas) tem copiado nosso conteúdo completo e publicado em outros sites como sendo delas e sem nos dar os devidos créditos. Isto prejudica demais o nosso trabalho. Cada receita postada aqui, tem um custo de tempo e dinheiro envolvido. Infelizmente, por conta de alguns que roubam o nosso conteúdo, precisamos bloquear. Acredito que você não deixaria seus bens disponíveis para qualquer um certo? A chave do seu carro, a porta da sua casa aberta? Para que qualquer um possa entrar? É a mesma ideia por aqui.

Deixe uma resposta

Siga no Instagram - Marola com Carambola