fbpx
Doces e Sobremesas

Receita de Granola Caseira

Há pouco mais de um ano, minha mãe e meu irmão mais velho resolveram fazer a sua própria receita de granola caseira.

Isto porque meu irmão entrou em uma linha de alimentação mais saudável e percebeu que fazendo a sua granola em casa, ele poderia variar mais nos ingredientes utilizados, deixá-la mais saborosa, e de certa forma, muito mais saudáveis que as industrializadas.

O bom desta receita de granola é que você realmente pode utilizar os itens que mais gosta, além de poder colocar um pouco mais disto ou daquilo, você consegue ter controle do que esta ingerindo e muitas vezes ela sairá mais barata se você pensar no custo benefício.

Nada mais chato que comprar aquela granola linda e cara no supermercado, e na hora de comer ela esta dura, sem gosto, sem frutas ou sem castanhas. Ao fazer a sua, estes problemas desaparecem, o que é bem legal né?!

Receita de Granola Caseira
Receita de Granola Caseira

Vocês sabem que eu sou super a favor de fazer em casa tudo que der pra fazer né? Faça seu próprio molho de tomates, seu tomate seco ou o seu hambúrguer caseiro.

Quanto mais coisas nós fizermos em casa, sem o uso de conservantes e outros ingredientes que nem sabemos o que é, melhor fica a nossa saúde.

Não estou dizendo que eu nunca como nada industrializado hein?! Só estou dizendo que com certeza estas receitas serão muito mais gostosas, e até mais baratas que os produtos prontos que encontramos nos supermercados.

Bom, vamos a receita de granola, ela é fácil, porém dá um certo trabalho. Te prometo que o resultado é recompensador.

Receita de granola caseira

Receita de Granola Caseira

médio 2 quilos 2h

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 200 ml de leite de coco (use uma boa marca)
  • 600 g de aveia grossa
  • 400 g de aveia fina
  • 400 g de castanhas (usamos 100 g de cada: castanha do pará, nozes, castanha de caju e amêndoas)
  • 2 colheres de sopa de linhaça dourada
  • 100 g de coco ralado grosso
  • 50 g de coco ralado fino
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 300 g de mel
  • 50 g de uvas passas pretas sem sementes
  • 50 g de damascos picados

Modo de Preparo

  1. Em uma vasilha grande, misture bem o leite de coco, as aveias e o azeite. Distribua a mistura em formas grandes e leve ao forno preaquecido a 200 ºC. A cada 8-10 minutos, retire do forno e misture, faça isto até que fique levemente dourado.
  2. Junte as castanhas, a canela, o coco ralado e a linhaça. Misture bem e volte ao forno. A cada 8-10 minutos misture e volte ao forno, até que as castanhas fiquem douradas.
  3. Retire do forno, junte o mel, o damasco e as uvas passas. Misture bem e deixe esfriar. Depois de frio guarde em vidros bem tampados para que não percam a crocância.

Se você quiser pode acrescentar e/ou substituir as castanhas pelas que mais gosta. Fica delicioso com macadâmias e pistaches, e com certeza fica maravilhoso com avelãs.

Você também pode colocar mais frutas secas, como banana, maçã e cranberries passas. Em alguns lugares você encontra coco em lascas, que também dão um sabor incrível a sua granola.

Além de tudo isso, você pode adicionar açúcar mascavo se gostar dela ainda mais doce. Aqui em São Paulo, você encontra todos estes ingredientes na Zona Cerealista.

Receita de Granola Caseira
Receita de Granola Caseira
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta



Booking.com