Esta receita de grissini caseiro ou de breadstick é fácil de fazer e uma ótima opção para petiscar. O molho pesto e o tomate seco dão uma camada de sabor extra no preparo. 


Jump to Recipe

As comemorações de Páscoa deste ano serão tão diferentes quanto as de 2020, com distanciamento social e em casa mas nem por isso nós vamos deixar de fazer receitas gostosas para celebrar a data.

Eu sempre penso em pães para qualquer celebração. Seja um pão rústico para servir com um belo confit de tomates, uma focaccia bem macia com bastante azeite ou até mesmo um macio cinnamon roll para fechar a refeição com chave de ouro. E esta receita de grissini com fermento natural, é mais uma receita pra entrar nesta lista.

Receita de Grissini Caseiro com fermento natural de pesto com tomate seco
Receita de Grissini com fermento natural de pesto com tomate seco

Os grissini são palitinhos de pão, que podem ser super crocantes ou mais macios, geralmente aromatizados com ervas, sementes ou azeitonas. E dá até pra fazer este grissini com descarte de levain. Não foi o meu caso, pois queria que meus grissini tivessem uma longa fermentação e que ficassem um pouco mais macios.

Para adicionar um sabor bem especial, eu fiz o grissini com molho pesto e tomate seco caseiros. Claro que você pode fazer com o industrializado, ficará ótimo também. E se quiser fazer sem nada também tudo bem, é só ter algo pra comer com ele que fica incrível.

Eu também sempre acredito que ter alguns petiscos rápidos para matar aquela fominha no meio da tarde é uma ótima ideia, e fazer os grissini já com sabor ajuda neste ponto. 

Receita de Grissini com fermento natural de pesto com tomate seco
Receita de Grissini com fermento natural de pesto com tomate seco

Receita de Grissini

Para fazer os grissini

Para fazer a massa dos Grissini você vai precisar de ingredientes simples, farinha, água, azeite, sal e fermento. Que neste caso é o levain.

O primeiro passo será dissolver o levain na água e depois juntar o azeite. Depois irá juntar, de uma vez só, a farinha de trigo e misturar bem. Eu gosto de usar um garfo no começo e depois vou terminando com as pontas dos dedos, mas você pode usar uma espátula de silicone. Daí é só cobrir a massa com um pano de prato limpo e esperar 1 hora.

Receita de Grissini com fermento natural de pesto com tomate seco
Receita de Grissini de Molho Pesto com Tomate Seco feito com Levain

Depois desta primeira hora de descanso, você vai adicionar o sal e vai misturar bem. Eu gosto de usar a técnica slap and fold por uns 5 minutos, mas você pode colocar na batedeira também se quiser. Eu não vejo necessidade.

Assim que a massa estiver lisinha, você vai colocá-la na tigela levemente untada com azeite, cobrir e deixar fermentar por 2h30. Porém a cada 30 minutos você vai dobrar a massa sobre ela mesma. Você fará isto 4 vezes, deixando descansar os últimos 30 minutos totalizando as 2h30.

Passadas as 2h30 e feita todas as dobras, você terá uma massa bem elástica e brilhante. Neste momento você vai abrir a massa num retângulo, esticando delicadamente na bancada levemente enfarinhada e vai pincelar o molho pesto e distribuir os pedacinhos de tomate seco.

Depois, começando por uma das extremidades maiores, você vai enrolando a massa como um rocambole. E vai reuni-la como uma bola, sem tensionar muito pra não rasgar demais a massa.

Transfere a massa para um banneton ou uma tigela untada, cobre com um filme plástico e leva a massa do grissini para maturar na geladeira por 24h. Eu disse que era um grissini de longa fermentação né? Você vai ver que vale a pena, mas se quiser diminuir este tempo, pode deixar a massa maturando fora da geladeira por umas 4 ou 5h, dependendo da temperatura ambiente.

Com a massa já maturada, você vai abri-la delicadamente em um retângulo, numa bancada bastante enfarinhada. Polvilhe um pouco de farinha em cima da massa também, e corte em tiras de aproximadante 1,5cm.

Coloque as tiras em uma assadeira forrada com papel antiaderente ou beeeeem enfarinhada. Cubra e deixe descansar por mais uns 40 minutos. Enquanto isso você vai preaquecer o forno a 230 ºC.

Passado este tempo, você já pode levar seu grissini para assar de 25 a 30 minutos ou até que fiquem levemente dourados. Assim que assar você vai retirar com cuidado e deixar esfriar em uma gradinha.

Pronto! Agora é só aproveitar seus grissini com pesto e tomate seco.

Receita de Grissini com fermento natural de pesto com tomate seco
Receita de Grissini com fermento natural de pesto com tomate seco

Receita de Grissini com fermento natural de pesto e tomate seco

4 from 1 vote
Prep Time 40 minutes
Cook Time 30 minutes
Tempo de espera 1 day 5 hours
Total Time 1 day 6 hours 10 minutes
Servings 20 unidades
Este grissini caseiro ou breadsticks é fácil de fazer e uma ótima opção para petiscar. O molho pesto e o tomate seco dão uma camada de sabor extra no preparo. 

Ingredients

  • 400 g farinha de trigo
  • 280 ml água
  • 100 g fermento natural (levain) (ativo)
  • 2 col. sopa azeite (extra virgem)
  • 8 g sal
  • 3 col. sopa molho pesto
  • 6 fatias tomate seco (picado)

Instructions 

  • Em uma tigela grande, coloque a água e o fermento natural, e dissolva bem com a ajuda de um garfo. Acrescente o azeite e misture bem
  • Junte a farinha toda de uma vez, e com o garfo vá misturando começando pelo centro até que toda a farinha tenha sido incorporada. Não ode ficar nem um gruminho de farinha seca. Se achar melhor finalize com a ponta dos dedos ou com uma espátula de silicone.
  • Cubra a massa com um pano e deixe descansar por 1 hora em temperatura ambiente.
  • Junte o sal e misture delicadamente por uns 5 minutos, dobrando a massa sobre ela mesma até incorporar todo o sal. Faça uma bola com a massa e coloque na tigela untada com azeite.
  • Cubra a massa com um pano e deixe fermentar por 2h30. A cada 30 minutos você irá dobrar a massa sobre ela mesma dos 4 lados, puxando a massa de baixo para cima e dobrando. Fará este processo 4 vezes deixando a massa descansar 30 minutos na última etapa, totalizando 2h30.
  • Passe a massa para uma bancada enfarinhada e abra em um retângulo com delicadeza. Pincele o molho pesto por toda a massa e distribua os pedaços de tomate seco.
  • Enrole a massa como um rocambole, começando pela extremidade maior. E enrole a massa já recheada formando uma bola.
  • Passe a massa para um banneton enfarinhado ou para uma tigela untada. Cubra e deixe maturar na geladeira por até 24h ou em temperatura ambiente por 4h.
  • Abra a massa em um retângulo numa bancada enfarinhada, polvilhando um pouco de farinha também em cima da massa.
  • Corte a massa em tiras de 1,5 cm de largura e passe as tiras para uma assadeira forrada com papel antiaderente ou enfarinhada.
  • Cubra e deixe descansar por 40 minutos enquanto o forno preaquece a 230 ºC. Asse os grissinis de 25 a 30 minutos ou até que fiquem levemente dourados.
  • Retire os grissini da assadeira e deixe esfriar em uma grade.

Notes

Para quem for usar o fermento biológico seco

Use 10g de fermento biológico seco no lugar do fermento natural
Misture a farinha, o fermento e o sal em uma tigela. Junte a água e misture bem até que toda a farinha esteja hidratada. Cubra e deixe descansar 30 minutos.
Em seguida, junte o azeite e sove levemente a massa dobrando-a sobre ela mesma por uns 5 minutos ou até obter uma massa elástica e levemente pegajosa. Coloque esta massa em uma tigela bem untada, cubra e deixe crescer por 1 hora, até dobrar de tamanho.
Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada, pincele o molho pesto e distribua o tomate seco. Enrole como um rocambole, junte em uma bola e deixe descansar mais uma vez por cerca de 30 minutos.
Polvilhe bastante farinha na bancada para evitar que a massa grude, abra novamente em um retângulo, pressionando levemente para que a massa se espalhe. Polvilhe um pouco de farinha na massa e corte tiras de aproximadamente 1,5 cm com uma faca ou um cortador de massa. 
Passe para as tiras para uma assadeira forrada com papel antiaderente, cubra, deixe crescer por mais 30 minutos e preaqueça o forno a 230 ºC. 
Asse por cerca de 25 minutos ou até que os grissini estejam levemetne dourados. Depois de assados, retire-os da assadeira e coloque sobre uma gradinha para esfriar. Você pode reaquecê-los colocando em um forno a 200 ºC por 5-10 minutos.
Author: Amanda Fernandes
Categoria: Pães
Cozinha: Italian, Italiana
Keyword: breadstick, grissini, pão, receita com levain, vegano

A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

1 Comment

Write A Comment

Recipe Rating