Petiscos e AperitivosSuína

Receita de Linguiça com Batatas ao forno

Esta receita de Linguiça com Batatas ao forno é daquelas receitas com cara de sábado, linda, super prática e ótima para acompanhar uma cerveja gelada. 


Para esta receita de linguiça com batatas eu escolhi uma linguiça artesanal de pernil da FujiA linguiça é super saborosa, muito bem feita, não tem gordura em excesso e é ótima para este tipo de preparo, já que ela vem em espiral e no tamanho perfeito.

Quem me apresentou as Linguiças Fuji foi minha mãe, e nós simplesmente adoramos. Eles tem vários sabores super diferentes, como a linguiça de pernil suíno com jiló que tem um sabor tão delicado que a gente sente o sabor da linguiça e do jiló em perfeita harmonia, uma que também adoro que é a arriba saia, uma super apimentada e bem saborosa. 

Além desta eles oferecem vários outros sabores como brócolis com bacon, azeitonas, frango com queijo coalho entre outros. Pra quem tiver interesse em conhecer, eles fazem entrega a domicílio e os pedidos podem ser feitos pelo WhatsApp. Vale a pena experimentar.

Receita de linguiça com batatas ao forno
Receita de linguiça com batatas ao forno

Para facilitar o preparo desta receita de linguiça com batatas, eu usei um mandoline para fatiar as batatas asterix, assim elas ficam com uma espessura uniforme e cozinham ao mesmo tempo. Você pode fazer na faca, sem nenhum problema, é só tentar cortar o mais fina possível, mantendo a espessura. Eu escolhi estas batatas pois elas elas ficam ótimas assadas, já que elas possuem mais amido e menos água que as outras. 

A escolha da assadeira é super importante para deixar o prato bonito, mas não é obrigatório. Eu tenho uma dessas frigideiras de vidro super antigas e que podem ir ao forno, então ajudou bastante. Caso você não tenha uma frigideira que possa ir ao forno, pode escolher uma assadeira redonda que não seja muito grande. E se não tiver, use uma quadrada mesmo que vai dar certo e vai ficar gostoso. 

Receita de linguiça com batatas ao forno
Receita de linguiça com batatas ao forno

Eu usei basicamente alho e alecrim para temperar as batatas, já que a linguiça artesanal já tem um sabor ótimo e eu não queria mascará-lo com um monte de temperos. Também adicionei o alho negro para dar um toque especial, mas é um item opcional, já que nem todo mundo encontra o alho negro com facilidade. 

Para acompanhar fiz uma salada de repolho roxo com cenoura, com um molho a base de maionese temperada com alho, alecrim e limão cravo. Ficou maravilhoso. 

Esta receita de Linguiça com Batatas ao forno é daquelas receitas com cara de sábado, linda, super prática e ótima para acompanhar uma cerveja gelada. 
Receita de linguiça com batatas ao forno

Receita de Linguiça com Batatas ao forno

Ingredientes

Para a Linguiça com batatas ao forno

  • 500 g de linguiça espiral (usei uma artesanal de pernil da Fuji)
  • 3 batatas asterix médias com casca em rodelas finas
  • 2 ramos de alecrim
  • 2 dentes de alho inteiros e levemente amassados
  • 2 dentes de alho negro picados (opcional)
  • 1 pimenta dedo de moça em rodelas  (opcional)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • sal e pimenta do reino a gosto

Para a salada de repolho roxo com cenoura

  • 1 xícara de repolho roxo picado
  • 1 cenoura média em cubinhos
  • 1 cebola pequena em cubinhos
  • 1 tomate sem sementes em cubinhos
  • 2 talos de cebolinha

Para o molho da salada

  • 3 colheres de sopa de maionese de leite caseira 
  • 1 colher de sopa de suco de limão (usei limão cravo)
  • 1 colher de sopa de alecrim picado
  • 1/2 colher de sopa de azeite
  • sal a gosto

Modo de Preparo

  1. Unte levemente uma frigideira que possa ir ao forno (ou uma assadeira redonda). Coloque a linguiça em espiral no meio. Disponha as rodelas de batata em volta da linguiça. Coloque os ramos de alecrim entre as batatas e a linguiça, arrumando as pontas para baixo da linguiça. Assim ele ficará firme na posição.
  2. Tempere as batatas com sal e pimenta do reino. Coloque o azeite por cima de tudo, eu usei um pincel para espalhar melhor. Coloque os dentes de alho, o alho negro e as pimentas por cima das batatas.
  3. Cubra com um papel alumínio e leve para o forno preaquecido a 230 ºC por 30 minutos.
  4. Neste tempo as batatas e a linguiça já deverão estar cozidas. Então retire o papel alumínio, aumente um pouco a temperatura, aqui subi para 255 ºC e deixe dourar por mais uns 10 ou 15 minutos. Sirva com a salada de repolho.

Salada de repolho com cenoura

  1. Misture todos os ingredientes da salada em uma tigela média.
  2. Coloque todos os ingredientes do molho em uma tigela pequena, misture bem.
  3. Junte o molho na salada somente na hora de servir.
Receita de linguiça com batatas ao forno
Receita de linguiça com batatas ao forno
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Siga no Instagram - Marola com Carambola