Uma receita de lombo recheado com maçã e damasco que é o prato perfeito para as ceias de final de ano. Fica suculento, muito bem temperado e com um molho delicioso para fechar. 


A principal dica que eu te dou sobre este lombo recheado é pedir para seu açougueiro já cortá-lo em manta. Isto vai facilitar bastante o trabalho. Caso você compre congelado ou num local onde não consiga pedir para alguém cortá-lo, minha sugestão é que assista alguns vídeos para pegar a técnica. 

Antes de começar o preparo deste tipo de receita eu gosto de nivelar a carne para que fique mais bonita a apresentação, isto não é obrigatório, mas dá uma cara bem mais agradável ao prato. Para isto, basta colocar um saco plástico (aqueles próprios para alimentos) em cima do lombo já em manta, e ir batendo com um martelo de carne até que ela fique toda com a mesma espessura. E só depois começar a temperar e rechear a carne.

Receita de Lombo Recheado com maçã e damasco.
Receita de Lombo Recheado com maçã e damasco

Além disso quanto mais tempo o lombo ficar marinando, mais saborosa a carne fica. Então, se for possível, você pode temperá-la com várias horas de antecedência, ou até mesmo da noite para o dia. 

Uma outra dica sobre esta receita de lombo recheado é que ele rende bem. Esta receita com 1kg de lombo deu pra 4 pessoas e ainda sobrou um pouco, então sempre pense que na ceia de natal ou de ano novo, sempre temos outros pratos, como os acompanhamentos, tortas e outras carnes.

Esta receita é da chef Mari Machado, mas eu dei alguns toques diferentes, além do molho para servir que ficou uma delícia. Para acompanhar fiz uma salada de folhas com tomatinhos e certamente ficaria ótimo com estas batatas ao murro.

Receita de Lombo Recheado com maçã e damasco.
Receita de Lombo Recheado com maçã e damasco

Como fazer o Lombo Recheado com maçã e damasco

  1. Vamos usar um lombo suíno em manta. Então o primeiro passo será descongelar o lombo, caso tenha comprado congelado, e cortá-lo em manta. Você já pode pedir pro açougueiro cortá-la ou, se tiver a peça inteira, assista um vídeo no YouTube com o passo a passo. Não é complicado, mas é mais fácil assistir do que ler como se faz. 
  2. Com o lombo descongelado e cortado, vamos nivelar a carne para que ela fique toda do mesmo tamanho. Aqui você vai colocar a manta aberta numa tábua, cobrir com um papel filme ou saco plástico e ir batendo com delicadeza a carne com um martelo de carne para que ela vá ficando nivelada.
  3. Carne descongelada, cortada e nivelada é a hora da marinada, que também será o molho na hora de servir. Aqui basta bater os temperos no mixer ou liquidificador e passar pela carne. Deixar na geladeira de um dia para ou outro ou por pelo menos 1 hora. Pra pegar bem o sabor.
  4. O próximo passo é rechear e amarrar o lombo. Para rechear você terá os ingredientes cortados em tiras e é só ir distribuindo pela carne. Depois você vai enrolando, como um rocambole. Com o lombo enrolado, você vai deixar a abertura para baixo e irá amarrar a carne com um barbante. Assim ela não abre e mantém o formato redondinho na hora de assar.
  5. Lombo pronto! Agora vamos selar a carne para que fique bem douradinha. Aqui escolha a maior frigideira ou panela que tiver. Tem que caber o lombo inteiro. Doure bem, virando a carne com a ajuda de uma pinça, mas sem furar com um garfo. Você não quer que a carne perca liquido e fique ressecada.
  6. Depois é só levar pro forno e preparar o molho. 

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Receita de Lombo Recheado com maçã e damasco
Receita de Lombo Recheado com maçã e damasco

Receita de Lombo Recheado com maçã e damasco

Prep Time 20 minutes
Cook Time 1 hour
Espera 1 hour
Total Time 2 hours 20 minutes
Servings 4 pessoas
Uma receita de lombo recheado com maçã e damasco que é o prato perfeito para as ceias de final de ano. Fica suculento, muito bem temperado e com um molho delicioso para fechar. 

Equipment

  • liquidificador, processador ou mixer
  • assadeira larga
  • frigideira larga

Ingredients

  • 1 kg lombo em manta
  • 3 un maçãs sem casca em cubos (1 para marinada e 2 para o recheio)
  • 100 g damasco em fatias
  • 1 un linguiça calabresa defumada em fatias
  • 1 un cebola em cubos grandes
  • 2 un dentes de alho
  • 1 e ½ xíc vinho branco (1/2 xíc será usada no molho)
  • sal e pimenta (a gosto)
  • 1 un folha de louro
  • ½ col. sopa maizena
  • azeite

Instructions 

  • Coloque o lombo em uma assadeira larga e tempere os dois lados com sal e pimenta a gosto.
    sal e pimenta
  • Em um mini processador ou no liquidificador coloque a cebola e os dentes de alho. Junte uma colher de sopa de azeite e bata até virar uma pasta. Coloque a mistura no lombo. Agora coloque uma maçã no processador junto com 1 xícara de vinho. Bata até virar uma pasta e junte ao lombo. Passe a mistura por toda a carne e deixe marinar por no mínimo 1h. Melhor ainda se ficar de um dia para o outro. Remova a o lombo retirando o excesso da marinada e reserve todo o tempero.
    3 un maçãs sem casca em cubos, 1 un cebola em cubos grandes, 2 un dentes de alho, 1 e ½ xíc vinho branco, azeite, 1 kg lombo em manta
  • Preaqueça o forno a 230 ºC.
  • Coloque a manta de lombo em cima de uma tábua com a gordura para baixo, distribua a maçã, o damasco e a linguiça por toda a peça, deixando uns 4 dedos na ponta sem o recheio. Feche como um rocambole, se alguns pedaços caírem não tem problema, é só colocar de volta. Amarre o lombo com um barbante, você pode amarrar da forma que for mais fácil pra você.
    3 un maçãs sem casca em cubos, 100 g damasco em fatias, 1 un linguiça calabresa defumada em fatias
  • Aqueça uma frigideira bem larga com um pouco de azeite. E sele todos os lados do lombo até ficar dourado.
    azeite
  • Transfira o lombo para uma assadeira, junto com o tempero reservado da marinada e uma folha de louro.  Leve para o forno preaquecido e asse por cerca de 45 minutos.
    1 un folha de louro
  • Retire a peça do forno e reserve enquanto faz o molho. Transfira todo o liquido que ficou na forma para uma panela pequena exceto a folha de louro. Dissolva a maizena em 1/2 xícara de vinho branco e junte ao molho. Bata com um mixer de mão para obter um creme mais liso. Cozinhe de 5 a 10 minutos em fogo baixo mexendo as vezes até engrossar e escurecer um pouco.
    ½ col. sopa maizena, 1 e ½ xíc vinho branco
Author: Amanda Fernandes
Categoria: Carne, Carnes, Prato Principal
Cozinha: Brasileira
Keyword: carne suína, ceia de ano novo, ceia de natal
Natural Meat

A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

Escreva um comentário

Recipe Rating