fbpx
Pastas, molhos e patês

Receita de Molho Pesto

Existem diversas receitas de molho pesto, mas a receita de molho pesto original é feita no pilão, batido cuidadosamente até que vire uma pasta bem saborosa e rústica.

Lógico que hoje, é muito mais fácil fazer num processador, ou liquidificador. O que acontece é que o manjericão é uma erva bem sensível, e ela não aceita muito bem o corte por lamina, e começa a ficar escura e oxidar, o que não é bom nem para o sabor, que fica metálico, nem para nosso organismo.

Então se você quiser fazer o molho pesto em algum destes utensílios, certifique-se de que as laminas estejam bem geladinhas antes de começar o processo.

Você pode deixar na geladeira ou no freezer por alguns minutos (pelo menos 30). Ou colocar umas 2 pedras de gelo na hora de bater. Fácil né?!

Receita de Molho Pesto
Receita de Molho Pesto

As quantidades variam muito do sabor que você deseja para o seu pesto, você pode gostar mais de alho e colocar mais um dente, ou mais de queijo e adicionar mais parmesão.

Algumas variações também são válidas, você pode trocar o Pinole por Castanhas ou Nozes, também pode adicionar Queijo Pecorino.

Sirva com torradas como petisco, em massas ou bruschetas. Este é um molho super versátil que vai bem de várias formas.

Receita de Molho Pesto
Receita de Molho Pesto

Receita de Molho Pesto

Ingredientes

  • 1 dente de alho
  • 1 colher de Pinoli
  • 1/2 xícara de folhas de manjericão
  • 1/4 xícara de azeite extravirgem
  • 1/4 xícara de parmesão ralado
  • sal a gosto

Modo de Preparo

  1. Em um socador coloque o alho (se tiver miolinho é melhor tirar) e um pouco de sal e macere até que o alho vire uma pasta. O sal vai ajudar neste processo.
  2. Junte o Pinole e bata por alguns segundos até que os grãos se desfaçam.
  3. Adicione as folhas de manjericão, coloque mais um pouco de sal e macere bem.
  4. Junte o azeite e bata até criar uma pasta. Misture o queijo parmesão com a ajuda de uma colher.

Se for guardar em geladeira, coloque o molho em um vidro esterilizado, cubra com um pouco de azeite e feche bem – dura uns 4 dias.

Receita de Molho Pesto
Receita de Molho Pesto
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta

e-book Receitas de Festa Junina - Marola com Carambola