Saladas

Receita de Panzanella

Powered by Rock Convert

A panzanella é uma salada feita a base de pão e vegetais com um delicioso e simples molho com azeite, mostarda e vinagre.


A maioria das receitas de saladas são muito fáceis de fazer, e esta aqui não é diferente. Fica pronta muito rápido e serve como uma refeição completa, já que leva pão, vegetais e queijo.

Nós escolhemos esta receita de panzanella, pois percebemos um aumento muito grande na busca por receitas de pães caseiros, inclusive receitas de como fazer o próprio fermento em casa.

E quando começamos a fazer pão em casa, é certeza que sempre vai sobrar um pedaço ou uma fatia que acabará endurecendo e as vezes até estragando. Aqui em casa eu tenho o costume de fatiar e congelar um pedaço do pão, e faço isso justamente pra não perde-los.  Assim sempre que eu precisar tenho um pedaço no freezer.

Receita de Panzanella - Salada de Pão
Receita de Panzanella

Existem inúmeras receitas que podem ser feitas com pão, e a Panzanella é deliciosa. Basta misturar todos os ingredientes, temperar com um pouco de molho e pronto. Uma refeição maravilhosa.

Esta receita fica melhor com pães mais rústicos, aqueles que o interior não é tão macio e a casca é mais grossa, como o pão italiano por exemplo. Infelizmente não dá muito certo com o pão francês ou o pão de forma, pois o miolo absorve muito liquido, porém não quer dizer que não dá pra fazer. Aqui no blog tem várias receitas de pão que você pode usar pra fazer esta receita de panzanella.

Receita de Panzanella - Salada de Pão
Receita de Panzanella

Receita de Panzanella

fácil 2 pessoas 20 a 30 min

Ingredientes

  • 3 xícaras de pão rústico em cubos grandes (pode usar italiano)
  • 1/2 xícara de tomates grape cortados ao meio
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de azeite extravirgem
  • 1 cebola roxa pequena em fatias finas
  • 1/2 pimentão amarelo em cubos médios
  • 1/4 xícara de muçarela em cubos
  • folhas de manjericão a gosto
  • flor de sal para servir

Molho para Panzanella

  • 4 colheres de sopa de azeite extravirgem
  • 2 colher de sopa de vinagre de vinho branco (pode usar outro)
  • 1 colher de sopa de mostarda amarela
  • 1 pitada de orégano
  • sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

  1. Coloque os tomates em uma peneira e tempere com uma pitada de sal. Deixe a peneira em cima de uma tigela para que a água dele seja drenada de 15 a 20 minutos. Reserve o liquido para o molho.
  2. Preaqueça o forno a 200 ºC por 10 minutos. Coloque os cubos de pão em uma assadeira e regue com azeite. Com as mãos misture bem até que todos os cubos estejam levemente cobertos. Espalhe o pão pela assadeira e leve para o forno por 10 minutos ou até que comece a ficar dourado. Se quiser, no meio do tempo você pode virar os cubos para dourar do outro lado.
  3. Passe os cubos de pão para uma tigela, regue com uma parte do molho e misture delicadamente com as mãos. O pão irá absorver o molho, mas não vai encharcar.
  4. Junte o restante dos ingredientes, regue com mais molho a gosto e misture mais uma vez.
  5. Polvilhe flor de sal para servir.

Molho

  1. Coloque todos os ingredientes em um pote pequeno com tampa, junte o líquido do tomate. Chacoalhe até que emulsione.
Receita de Panzanella - Salada de Pão
Receita de Panzanella – Salada de Pão
OMINIA GRILL & ACESSÓRIOSPowered by Rock Convert

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

Deixe uma resposta