Pães

Receita de Pão de Abóbora Cabotiá

Esta é uma deliciosa receita de pão de abóbora. Porém ela é bem demorada, requer paciência e técnica.

Ao contrário de muitas receitas que já ensinei aqui, esta receita de pão de abóbora não é tão prática.

Ela precisa ser sovada, pede um tempo de espera longo e por ser uma massa mais úmida, também é preciso um pouco de técnica e já ter uma certa habilidade com pães para que dê certo.

Isto não quer dizer que seja difícil, nem que alguém com pouca experiência com pães não vá conseguir fazer.

Só quer dizer que caso não dê tão certo, você pode ficar tranquilo, que certamente estará gostoso e é claro,  você pode tentar novamente.

Receita de Pão de Abóbora Cabotiá
Receita de Pão de Abóbora Cabotiá

Quando fui fazer este pão de abóbora, pensei em fazer com Fermento Natural, porém, como era a primeira vez, achei melhor utilizar o fermento biológico seco. Mais pra frente farei o teste com o levain e coloco aqui pra vocês.

Na proporção foram 100% de farinha branca, 49% de água e 31% de abóbora, aproximadamente. Por conta disso utilizei o método de autólise, fiz uma sova mais leve, 3 h na primeira fermentação com dobras a cada 30 minutos e 12 horas na segunda fermentação.

Por ser uma receita demorada, o melhor é começar na tarde do dia anterior para assá-la na manha seguinte.

Receita de Pão de Abóbora Cabotiá
Receita de Pão de Abóbora Cabotiá

O ideal para este tipo de massa é utilizar um banneton para a segunda fermentação, pois o material dele é próprio para absorver o excesso de umidade da massa. Como eu não tenho um, forrei um escorredor de massa com um pano de prato e polvilhei bastante farinha. Deu certo!

Outra coisa é que eu assei na panela de ferro fundido, acredito que dê sim pra fazer sem a panela, porém eu faria com uma massa menos úmida.

Sobre o purê de abóbora. Eu prefiro assar a abóbora para fazer o purê. Quando assamos o sabor dela se intensifica, você não perde nutrientes na água e ela fica mais sequinha. Caso você não queira assá-la, você pode cozinhar no vapor.

Existem diversas outras receitas de pão de abóbora por aí, inclusive umas super fáceis como esta do blog Manga com Pimenta.

Receita de Pão de Abóbora Cabotiá
Receita de Pão de Abóbora Cabotiá

Receita de Pão de Abóbora Cabotiá

médio 1 pão grande 1h30 + 3h 1F + 12h 2F + 55min forno

Ingredientes

Para o pão de abóbora

  • 550 g de farinha de trigo branca
  • 270 g de água morna
  • 185 g de purê de abóbora*
  • 5 g de fermento biológico seco
  • 10 g de sal

Para o purê de abóbora

  • 200 g de abóbora cabotiá em cubos sem casca
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 colher de sopa de azeite
Receita de Pão de Abóbora Cabotiá
Receita de Pão de Abóbora Cabotiá

Modo de Preparo

Purê de Abóbora

  1. Coloque a abóbora em uma forma alta, tempere com sal e azeite.
  2. Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 180 ºC por 30 minutos.
  3. Retire do forno, verifique se esta bem macia, caso contrario volte para o forno por mais 10 minutos.
  4. Passe a abóbora ainda quente para um pote ou prato e amasse com um garfo até virar um purê rústico.
  5. Reserve e espere esfriar antes de usar.

Pão de Abóbora

  1. No bowl da batedeira misture a água e a farinha. Cubra com um pano e reserve por 30 minutos.
  2. Junte a abóbora e o fermento, misture bem por uns 5 minutos. Adicione o sal e sove a massa com o gancho por 20 minutos em velocidade baixa.
    Se for sovar na mão, sove até que fique uma massa macia e uniforme. Por ser uma massa mais úmida, ela ficará levemente pegajosa. Então lave as mãos e sove com as mãos úmidas e adicione um pouco de farinha se achar necessário.
  3. Faça uma bola com a massa e deixe no bowl coberto com um pano por 3h. A cada 30 minutos, dobre a massa puxando de fora para dentro de 5 a 10 vezes.
  4. Após as 3h, passe a massa para uma superfície enfarinhada e modele o pão no formato desejado, eu fiz uma bola.
    Abra a massa num retângulo, e vá dobrando ao meio, de fora para dentro, os quatro lados. Vire as dobras para baixo e com as mãos em forma de concha vá girando o pão até que fique no formato redondo.
  5. Vire a massa dentro de um banneton ou uma tigela forrada com um pano e enfarinhada, com as dobras para cima. Cubra com outro pano e leve para a parte baixa da geladeira por 12h.
  6. Retire o pão da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto aquece o forno.
  7. Preaqueça o forno a 230 ºC por 30 minutos, coloque a panela de ferro dentro, com a tampa para aquecer junto com o forno.
  8. Retire a panela do forno com muito cuidado, forre com farinha ou um papel manteiga encerado.
  9. Vire, com cuidado o pão dentro da panela, polvilhe farinha por cima e faça o corte que desejar na massa com a ajuda de uma lâmina ou faca muito afiada.
  10. Tampe a panela e leve para assar por 30 minutos. Diminua a temperatura para 200 ºC, retire a tampa e asse por mais 25 minutos ou até que esteja dourado no ponto que você desejar.
  11. Retire o pão da panela com cuidado e coloque em uma grade para esfriar.
    Corte o pão somente depois que estiver amornado. 
Receita de Pão de Abóbora Cabotiá
Receita de Pão de Abóbora Cabotiá
Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

10 Comentários

  • Oi Amanda, estou fazendo o pão hoje, fica uma massa linda, só que estou com uma dúvida. uma hora e meia depois que coloquei na geladeira, fui olhar e o pão cresceu bastante, dá pra assar hoje mesmo, ou tem que esperar obrigatoriamente as 12 horas? Meu receio é do tamanho que vai ficar, vai ocupar a geladeira toda kkkkkkk

    • Oi Andrea, como vai? Normalmente ela cresce um pouco mais nas primeiras horas mesmo. Esta receita é de fermentação longa, por isso tem até pouco fermento. Acredito que você possa sim assá-lo hoje, ruim não vai ficar. =)
      Aproveita e me conta com foi.

      • Eu realmente assei depois que ele ficou umas 2 horas na geladeira, tirei enquanto aquecia o forno, ele continuou a crescer, e amiga, ficou muito bom, e bem lindo também. Super macio, cheiroso, uma gostosura. Obrigada pela sua atenção querida! Será que faço outro um dia desses e coloco menos fermento? Quem sabe daí ele não cresça tanto.

        • Oi Andrea. Ah que bom que gostou e que deu certo. Você pode testar com menos fermento sim, mas tb existe a variação do clima, da qualidade da farinha e etc. Vai me contando sua saga. E se postar em algum lugar marca nosso perfil que quero ver o resultado. =)

  • Oi Amanda, moro em Curitiba, e ontem estava uns 30º aqui, então não sei se foi isso. A farinha que usei é orgânica da Gebana, acho que é uma boa farinha. Aqui em Curitiba, você acredita que não se acha nenhuma marca orgânica em Supermercados, uma única vez comprei a Mirella no Pão de Açúcar, somente entrega, e como o serviço deles foi um lixo, não comprei mais. Essa da Gebana comprei no próprio site deles, que tem preços ótimos! Vou fazer novos pães, inclusive pensei em fazer com batata doce, espero que funcione, daí vou te contando. Obrigada, beijos!

  • Oi Amanda! Quero fazer esse pão mas com levain. Qual a quantidade uso para substituir o fermento biológico?
    Um abraço

Deixe uma resposta

Siga no Instagram - Marola com Carambola