Receita de pão de queijo caseiro

E quem é que não gosta de um pão de queijo bem quentinho? Aqui em casa é sagrado! Comemos pão de queijo no café da manhã todo final de semana. Simplesmente adoramos. E é por isso que resolvi postar esta receita de pão de queijo aqui no blog.

Uma dúvida que muita gente tem, é qual o tipo de polvilho usar, já que existe o polvilho doce e o polvilho azedo. E a resposta é: qualquer um.

A diferença deles é bem simples. O polvilho é produzido da decantação do suco da mandioca. No caso do polvilho doce, este suco é seco e moído. E no caso do polvilho azedo, o suco é fermentado, depois seco e moído. Por isso tem este sabor azedo.

Como eu disse antes, para fazer um receita de pão de queijo, você pode utilizar qualquer tipo de polvilho, porém o resultado será diferente. Se você escolher o polvilho doce, o seu pão de queijo ficará mais massudo, mais puxa puxa. Se escolher o polvilho azedo, ele ficará mais aerado e com a casquinha mais crocante.

Receita de Pão de Queijo
Receita de Pão de Queijo

Pra você entender um pouco mais. Sabe quando o pão de queijo esfria e fica borrachudo? Polvilho doce. Sabe quando o pão de queijo esfria e fica duro? Polvilho azedo.

Na nossa receita de pão de queijo, usamos os dois polvilhos. Isto fez com que ele ficasse com uma casquinha bem crocante e o meio aerado e macio. Mas não puxa puxa. Rs. Agora se você gosta mais massudo use somente o doce e mais crocante somente o azedo. \o/

Receita de Pão de Queijo
Receita de Pão de Queijo

Outra dica é que você pode sim congelar os pães de queijo e assar quando tiver vontade. A diferença é que ele deve ficar uns 10 minutos a mais no forno.

Bom. Agora que entendemos a diferença dos dois tipos de polvilho. Vamos a receita de pão de queijo!

Receita de Pão de Queijo
Receita de Pão de Queijo

Receita de Pão de Queijo

fácil 70 minis 50 min

Ingredientes

  • 2 xícaras de polvilho azedo (200g)
  • 3 xícaras de polvilho doce (300g)
  • 1 1/2 xícara de leite integral (350 ml)
  • 1/2 xícara de óleo – usei de girassol (100 ml)
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de sal (ou mais)
  • 4 xícaras de queijo minas padrão ralado fino (300g)

Modo de preparo do Pão de Queijo

  1. Em uma panela, junte o leite, o óleo e o sal, leve para aquecer. Não precisa ferver.
  2. Em uma tigela grande, coloque os dois polvilhos e junte a mistura de leite e óleo aquecida. Misture bem com uma colher e reserve até amornar.
  3. Junte os ovos levemente batidos um a um. Misturando bem a cada adição.
  4. Coloque o queijo minas ralado e misture bem com as mãos até formar uma massa homogênea.
  5. Faça bolinhas do tamanho desejado, lembrando que quando assar, o pão de queijo cresce um pouco. Aqui eu fiz bolinhas pequenas, de 15 g cada. Se a massa estiver muito pegajosa, unte levemente as mão com óleo, assim a massa não grudará nas mãos.
  6. Coloque os pães de queijo em uma forma e leve ao forno preaquecido a 200ºC por 20 minutos.
Receita de Pão de Queijo
Receita de Pão de Queijo
Veja também:
Receita de Pão de Queijo da Dani Noce.

Deixe seu comentário