fbpx
Pães

Receita de Pão Italiano com Levain

Em abril de 2017 eu fiz esta receita de pão italiano com levain pela primeira vez. De lá pra cá, repeti a receita diversas vezes, meu levain foi ficando cada vez mais forte, e mais de dois anos depois resolvi colocá-la aqui no blog novamente.

A diferença do pão italiano daquela época pra hoje é imensa. Ele cresceu muito mais, os alvéolos ficaram mais bem formados e a casca super crocante.

Se você quiser criar o seu fermento natural, saiba que é simples de fazer, mas requer diversos cuidados e paciência para que dê certo.

O nosso post está bem detalhado e explica direitinho o que você precisa fazer para ter sucesso com a criação do seu fermento natural.

Para o pão italiano com levain fiz a hidratação do fermento natural cerca de 12h antes de começar a receita. Hidratei na proporção 1.1.1, isto é,  usei a mesma proporção de fermento adormecido, água e farinha.

Receita de pão italiano com Levain
Receita de pão italiano com Levain

O pão italiano com levain leva poucos ingredientes e o segredo é usar uma farinha de boa qualidade e um bom azeite extra virgem.

Eu prefiro sovar a massa do pão italiano na batedeira, pois já peguei o jeito desta receita. Porém sová-lo na mão, faz com que você sinta melhor a textura da massa e comece a entender o ponto certo que precisa chegar para fazer um pão italiano perfeito.

Receita de pão italiano com Levain
Receita de pão italiano com Levain

Caso você não tenha ou não queira fazer o seu fermento natural, você pode fazer esta receita com o fermento biológico seco. Você irá usar 10 g dele, e o tempo da segunda fermentação será de cerca de 2h ou até que a massa triplique de tamanho.

Veja também: Receita de Pão Italiano Sem Sova – Panelinha

Eu assei meu pão italiano dentro de uma panela de ferro, caso você não tenha, coloque uma forma com água fervente dentro do forno para criar vapor durante o processo. Isso ajudará a criar a casca crocante no pão.

Receita de pão italiano com Levain
Receita de pão italiano com Levain

Receita de Pão Italiano com Levain – Fermento Natural

Ingredientes

  • 450 g de farinha de trigo
  • 150 g de fermento natural – Levain (já hidratado – 1.1.1)
  • 230 ml de água (se o tempo estiver muito frio use morna)
  • 15 ml de azeite extra virgem
  • 8 g de sal

Modo de preparo

  1. No bowl da batedeira, misture a água, a farinha, o azeite e o fermento natural.
  2. Bata em velocidade média baixa por 5 minutos. Adicione o sal e bata por mais 10 minutos ou até que fique uma massa homogênea e elástica.
  3. Forme uma bola com a massa. Unte o bowl com um pouco de azeite e coloque a massa, untando a massa com um pouco de azeite. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 1h.
  4. Passe a massa para a bancada enfarinhada e modele o pão. Eu fiz em formato de bola. Dobrando de fora para dentro.
  5. Coloque a massa em uma panela de ferro enfarinhada, com as dobras para baixo. Cubra com um pano e deixe fermentar de 4h a 6h ou até que triplique de tamanho. Caso você não tenha a panela, coloque em uma assadeira, também enfarinhada.
  6. No final da segunda fermentação, aqueça o forno a 230 ºC por pelo menos 20 minutos. Tampe a panela e asse por 25 minutos. Se for usar uma assadeira, borrife um pouco de água no forno, ou coloque outra forma um água fervente junto para criar umidade.
  7. Após os primeiros 25 minutos, retire a tampa da panela, diminua a temperatura para 200 ºC e asse por mais 20 minutos ou até dourar.
Receita de pão italiano com Levain
Receita de pão italiano com Levain
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta



Booking.com