fbpx
Pães

Receita de Pão Naan – Pão Indiano

O Pão Naan é um pão indiano assado na frigideira e feito com iogurte. É bem simples de fazer e ótimo para acompanhar refeições, aperitivos e pastas.

Ele é super leve, e o iogurte dá um sabor bem especial para a massa.

Fica muito bom para acompanhar pratos cremosos, com sabor forte e apimentado, mas também excelente com pastinhas como o babaganoush, coalhada, homus e tzatziki.

O Pão Naan fica pronto rápido e dura uns 3 dias se guardado num saco bem fechado, mas também pode ser congelado depois de assado. Neste caso, é só tirar do freezer uns 30 minutos antes, e dar uma leve aquecida no forno ou na frigideira.

Na hora de abrir a massa do pão naan, eu prefiro usar o rolo de massa, pois consigo deixar a massa um pouco mais fina. Porém se você quiser círculos perfeitos, talvez o melhor seja abrir na mão.

Receita de Pão Naan - Pão indiano de frigideira
Receita de Pão Naan – Pão Indiano

Aqui uma dica valiosa, se você deixar os discos muito finos, você vai ter um pão naan mais crocante, se deixar muito grossa um pão mais fofo. O que vale é pensar em como você vai servir. Se for com pastinhas, talvez seja melhor crocante, se for com sopas mais liquidas, melhor mais fofinho. Eu fiz metade de cada jeito.

Outra coisa é pensar no tamanho que você quer o seu pão indiano, eu queria discos menores, então dividi a massa em 16 partes. Caso você queira pães maiores, divida em 12.

Para servir fiz uma pasta indiana a base de iogurte e pepino chamada tzatziki, e em breve coloco a receita aqui pra vocês.

Receita de Pão Naan - Pão Indiano
Receita de Pão Naan – Pão Indiano

Receita de Pão Naan – Pão Indiano

Ingredientes

  • 300 g de farinha de trigo (2 xícaras)
  • 100 g de iogurte natural em temperatura ambiente (1/3 xícara)
  • 30 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (2 col. sopa)
  • 1/4 xícara de água morna (ver ml)
  • 5 g de açúcar (1 col. chá)
  • 5 g de sal (1 col. chá)
  • 5g de fermento biológico seco (1 col. chá)

Modo de preparo

  1. Em uma tigela coloque o fermento, o açúcar e a água. Misture bem, cubra com papel filme e reserve por uns 10 minutos, ou até que espume.
  2. Em uma tigela grande, coloque a farinha e o sal. Misture bem. Abra um buraco no meio, coloque a manteiga, o iogurte e a mistura de fermento já ativo.
  3. Com a mão, vá incorporando o liquido com a farinha, começando pelo centro. Quando estiver incorporado, passe a massa para uma bancada enfarinhada e sove o pão por uns 10 minutos, ou até que esteja lisa e elástica. Você também pode sovar na batedeira.
  4. Coloque a massa de volta na tigela e cubra com papel filme. Deixe fermentar por pelo menos 1h ou até que triplique de tamanho.
  5. Com cuidado, passe a massa para a bancada enfarinhada, e amasse levemente para retirar o ar.
  6. Faça um rolo de mais ou menos 50 cm e divida a massa 16 partes. Cubra com papel filme.
  7. Uma a uma, vá modelando a massa numa bola. Achate levemente com a mão, vá dobrando de fora pra dentro as bordas, vire com as dobras para baixo e com a mão em formato de concha, vá fazendo movimentos circulares na bancada.
  8. Coloque as bolinhas em uma assadeira enfarinhada. Deixe descansar cobertas uns 15 minutos.
  9. Depois abra os discos com a ajuda de um rolo de massa. Vá abrindo conforme já for assando. Eu prefiro fazer um de cada vez, no máximo 3.
  10. Esquente uma frigideira, antiaderente. Em fogo médio, coloque o disco e deixe assar de um lado, depois vire para assar o outro. Cerca de 40 segundos de cada lado. Normalmente ele incha, criam-se algumas bolhas e ficam dourados.
  11. Vá colocando o pão naan já assado em um prato e não coloque o próximo pão quente por cima do anterior. Espere esfriar para juntá-los.
  12. Dura até 3 dias se guardado em sacos herméticos e bem fechados, mas eu costumo congelar os que sobram.

Veja Também: Receita de pão chapati – Pão indiano sem fermento da Monta Encanta.

Receita de Pão Naan - Pão Indiano
Receita de Pão Naan – Pão Indiano
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta

Faça sua Reserva pelo Booking.com