fbpx
Pastas, molhos e patês

Receita de Patê de Atum

Sempre que vamos receber alguém, seja pra um café da tarde, ou para uma festinha, precisamos ter na manga receitas práticas, como esta Receita de Patê de Atum.

Esta receita de patê de atum com maionese é bem fácil de fazer, fica pronta em poucos minutos, e todo mundo gosta.

Lá na casa da minha mãe, sempre tinha patê de atum, a receita dela é um pouco diferente desta, mas é igualmente gostosa.

Ela usa o atum sólido, que na verdade é bem melhor que o ralado pra esta receita, pois o patê fica mais firme e os pedaços de atum no meio são uma deliciosa e agradável surpresa. Mas eu fiz com o que tinha aqui na despensa, e era o ralado.

Outra diferença é que no patê de atum da minha mãe, ela faz a maionese de ovos e não coloca cebola nem cenoura.

Receita de Patê de Atum com Maionese
Receita de Patê de Atum com Maionese

Eu gosto de colocar cebola, mas o patê precisa ser consumido na hora ou no mesmo dia, não fica bom se guardar pra depois. Caso a  ideia seja esta, aconselho a usar cebolinha verde picada.

Para esta receita de patê de atum, vamos usar mais ou menos metade da receita de maionese de leite, você pode aumentar a quantidade de atum caso queira utilizar ela inteira, ou aproveitar para fazer outros patês com o restante.

A maionese de leite dura pelo menos uma semana na geladeira, por isso prefiro escolher esta opção, já que a maionese de ovo tem validade de 3 dias. Se você quiser, pode trocar o leite por um ovo inteiro ou 2 gemas.

Ah e claro que se você quiser, pode usar uma boa maionese industrializada, daí é só misturar o atum, a cenoura e a cebola, e temperar a gosto.

Receita de Patê de Atum com Maionese
Receita de Patê de Atum com Maionese

Receita de Patê de Atum

fácil   15 minutos

Ingredientes

  • 100 ml de leite integral gelado
  • 1 colher de chá de vinagre
  • 1 dente de alho pequeno
  • óleo de girassol até dar o ponto
  • sal, pimenta e orégano a gosto
  • 1 lata de atum sólido ou ralado (escorrido)
  • 2 colheres de sopa de cenoura ralada bem fina
  • 1 cebola pequena bem picada (pode usar cebolinha e salsinha)

Modo de preparo

  1. Coloque o atum em uma peneira para retirar bem o liquido.
  2. No copo do mixer, ou do liquidificador, coloque o leite e bata até espumar, em velocidade média. Junte o vinagre, o alho e uma pitada de sal. Bata por alguns instantes.
  3. Vá colocando o óleo em fio batendo constantemente em velocidade média. Quando emulsificar e ficar com consistência de maionese pode desligar.
  4. Em uma tigela, misture o atum, a cenoura e a cebola. Tempere com sal, pimenta e orégano.
  5. Vá adicionando a maionese aos poucos e misturando até a consistência desejada. Eu gosto de bastante atum então acabo usando mais ou menos a metade da maionese.
Receita de Patê de Atum com Maionese
Receita de Patê de Atum com Maionese

Veja também: Receita de Patê de Atum com Hortelã do Panelinha

Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta



Booking.com