Dicas e Técnicas

Receita de Patê de Cogumelo Shimeji

Mais uma vez eu venho com uma receita da minha mãe que fez sucesso lá em casa neste último final de semana – este patê de cogumelo shimeji. 

Acho que já comentei aqui com vocês, que nós temos uma chácara no interior de São Paulo e de tempos em tempos vamos lá pra dar uma descansada e ficar mais próximo da natureza.

A chácara fica na cidade de Jarinu e a poucas quadras de distância fica a Cogumelos Mazzei. Lá eles cultivam e comercializam uma variedade de cogumelos e entre eles o shimeji.

Para este patê de cogumelo eu usei o shimeji branco, mas você pode usar o preto ou até mesmo o cogumelo paris. A receita será exatamente a mesma. O que vai mudar é a forma de limpar os cogumelos e que você terá que picar antes de refogar.

Se você quiser uma versão de patê vegano de cogumelo, basta trocar a manteiga por azeite que também funciona.

Receita de Patê de Cogumelo Shimeji
Receita de Patê de Cogumelo Shimeji

Você pode usar o mixer – como eu fiz, mas também pode usar um processador ou o liquidificador. Em cada um destes equipamentos a textura ficará diferente, mas dá certo.

Como eu fiz no mixer, ele ficou uma pastinha mais rústica, no liquidificador ficará mais lisinho e no processador o resultado será parecido com o do mixer.

Para servir nós usamos fatias de pão francês e ficou ótimo. Também assamos alguns portobellos na churrasqueira e recheamos com o patê de shimeji. Ficou incrível. É uma excelente opção de entrada.

Receita de Patê de Cogumelo Shimeji
Receita de Patê de Cogumelo Shimeji

Receita de Patê de Cogumelo Shimeji

Ingredientes

  • 500 g de shimeji branco
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1/4 de xícara de azeite extra virgem
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Separe os cogumelos em pedaços menores com as mãos. Reserve.
  2. Em fogo médio, aqueça a manteiga e uma colher de sopa de azeite em uma frigideira grande.
  3. Coloque metade dos cogumelos e refogue por uns 3 minutos até que comece a murchar. Coloque o restante dos cogumelos e mais um pouco do azeite. Refogue por uns 5 minutos, mexendo as vezes. Até que fiquem levemente dourados e cozidos.
  4. Abra um espaço na lateral da frigideira, levando os cogumelos para o lado, aqueça mais um pouco de azeite e refogue a cebola e o alho. Misture tudo e tempere com uma pitada de sal.
  5. Espere amornar, pique os cogumelos e transfira metade para o copo do mixer. Você também pode usar um processador ou liquidificador.
  6. Bata com o mixer até que comece a virar um creme. Junte o restante dos cogumelos, o restante do azeite e o vinagre. Bata até que vire um creme.
  7. Sirva com um fio de azeite.
Receita de Patê de Cogumelo Shimeji
Receita de Patê de Cogumelo Shimeji
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta

e-book Receitas de Festa Junina - Marola com Carambola