Dicas e Técnicas

Receita de Patê de Cogumelo Shimeji

Powered by Rock Convert

Mais uma vez eu venho com uma receita da minha mãe que fez sucesso lá em casa neste último final de semana – este patê de cogumelo shimeji. 

Acho que já comentei aqui com vocês, que nós temos uma chácara no interior de São Paulo e de tempos em tempos vamos lá pra dar uma descansada e ficar mais próximo da natureza.

A chácara fica na cidade de Jarinu e a poucas quadras de distância fica a Cogumelos Mazzei. Lá eles cultivam e comercializam uma variedade de cogumelos e entre eles o shimeji.

Para este patê de cogumelo eu usei o shimeji branco, mas você pode usar o preto ou até mesmo o cogumelo paris. A receita será exatamente a mesma. O que vai mudar é a forma de limpar os cogumelos e que você terá que picar antes de refogar.

Se você quiser uma versão de patê vegano de cogumelo, basta trocar a manteiga por azeite que também funciona.

Receita de Patê de Cogumelo Shimeji
Receita de Patê de Cogumelo Shimeji

Você pode usar o mixer – como eu fiz, mas também pode usar um processador ou o liquidificador. Em cada um destes equipamentos a textura ficará diferente, mas dá certo.

Como eu fiz no mixer, ele ficou uma pastinha mais rústica, no liquidificador ficará mais lisinho e no processador o resultado será parecido com o do mixer.

Para servir nós usamos fatias de pão francês e ficou ótimo. Também assamos alguns portobellos na churrasqueira e recheamos com o patê de shimeji. Ficou incrível. É uma excelente opção de entrada.

Receita de Patê de Cogumelo Shimeji
Receita de Patê de Cogumelo Shimeji

Receita de Patê de Cogumelo Shimeji

Ingredientes

  • 500 g de shimeji branco
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1/4 de xícara de azeite extra virgem
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Separe os cogumelos em pedaços menores com as mãos. Reserve.
  2. Em fogo médio, aqueça a manteiga e uma colher de sopa de azeite em uma frigideira grande.
  3. Coloque metade dos cogumelos e refogue por uns 3 minutos até que comece a murchar. Coloque o restante dos cogumelos e mais um pouco do azeite. Refogue por uns 5 minutos, mexendo as vezes. Até que fiquem levemente dourados e cozidos.
  4. Abra um espaço na lateral da frigideira, levando os cogumelos para o lado, aqueça mais um pouco de azeite e refogue a cebola e o alho. Misture tudo e tempere com uma pitada de sal.
  5. Espere amornar, pique os cogumelos e transfira metade para o copo do mixer. Você também pode usar um processador ou liquidificador.
  6. Bata com o mixer até que comece a virar um creme. Junte o restante dos cogumelos, o restante do azeite e o vinagre. Bata até que vire um creme.
  7. Sirva com um fio de azeite.
Receita de Patê de Cogumelo Shimeji
Receita de Patê de Cogumelo Shimeji

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

Deixe uma resposta