Aves

Receita de Peru de Natal com limão siciliano, alho e alecrim

Desde que nós criamos o blog, tentamos trazer uma receita de peru de natal pra vocês, porém até este ano ainda não tinha dado certo.

Foram vários os motivos para esta demora, algumas vezes não deu tempo e em outras simplesmente não fizemos peru de natal. Mas o que importa é que desta vez deu certo e ficou incrível.

A tarefa de assar um peru no natal não é simples. O processo começa muitos dias antes, já que ele leva pelo menos umas 48h pra descongelar na parte baixa da geladeira. Depois ele precisa marinar por umas 12h e só então assar por pelo menos umas 3h, mas dependendo do tamanho do peru pode levar muito mais tempo.

Vamos começar pela salmoura. Por ser uma ave muito grande, fazer a marinada pode ser um desafio. Você precisa de uma bacia que caiba o peru inteiro e que ele fique coberto pela salmoura. Então antes de começar certifique-se que você possui esta bacia.

Receita de Peru de Natal com limão siciliano, alho e alecrim
Como Fazer Peru de Natal com limão siciliano, alho e alecrim

Fazemos a salmoura pois ela, além de temperar a carne, deixa o peru muito macio e super suculento. Nada de peito de peru ressecado por aqui.

Agora vamos entender como temperar o peru de natal. Depois do processo da salmoura, você vai precisar secar o peru com um papel absorvente e esperar uns minutos para que ele perca um pouco do gelo. isto de ajudará muito na hora de passar a manteiga nele.

Para temperar vamos usar alho, alecrim, limão siciliano e manteiga. A manteiga vai ajudar a dar a suculência e também a dourar a pele do peru. Alho, limão siciliano e alecrim são uma combinação clássica, mas é claro que você pode optar por outras combinações, como laranja e sálvia por exemplo.

Como fazer Peru de Natal Suculento com limão siciliano, alho e alecrim
Receita de Peru de Natal com limão siciliano, alho e alecrim

Eu não gosto muito de fazer peru de natal recheado, acho que assá-lo com a farofa demora mais e não deixa o ar circular por dentro do peru. Mas nada impede você de fazer a farofa e colocar no peru no final do cozimento. Basta remover o limão, o alho e o alecrim de dentro e colocar a farofa.

Depois de marinado e temperado, vamos assar o peru. O cálculo é simples: para cada um kilo de peru serão necessários 40 minutos no forno mais 1 hora no final. Os 40 minutos para cada kilo é para que a carne cozinhe e a 1 hora adicional é para finalizar, dourar e terminar de assar. O meu tinha 4 kg, então foram um pouco mais de 3h30 de forno.

Depois de assado o peru precisa de mais uma hora de descanso antes de ser cortado. Isto ajuda ainda mais a manter o peru bem suculento e úmido.

Como fazer Peru de Natal Suculento com limão siciliano, alho e alecrim
Receita de Peru de natal com limão e alecrim

Ah e pra finalizar, precisa ter um molho para o peru de natal. Um bem cremoso e saboroso. O nosso foi feito com legumes e os miúdos o peru. Ficou maravilhoso. Vale a pena fazer.

Para servir eu ja deixei fatiado, isto ajuda muito na hora da ceia, já que não precisamos ficar nos preocupando com fatiar o peru durante o jantar.

Espero que vocês gostem desta Receita de Peru de Natal e se surgir alguma dúvida, é só deixar nos comentários.

Como fazer Peru de Natal Suculento com limão siciliano, alho e alecrim
Como fazer Peru de Natal com limão siciliano, alho e alecrim

Receita de Peru de Natal com limão siciliano, alho e alecrim

Ingredientes

Marinada do Peru (Salmoura)

  • 1 Peru de aproximadamente 4 kg
  • Água gelada
  • 100 g de sal grosso
  • 1 colher de chá de pimenta do reino em grãos levemente amassados
  • 10 dentes de alho picados grosseiramente
  • 4 cravos

Para o Peru Assado

  • 200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 50 ml de cachaça ou vinho branco
  • 4 ramos de alecrim
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 limão siciliano fatiado em rodelas

Para o Molho do Peru

  • 1 cenoura em rodelas
  • 1 talo de salsão em pedaços + folhas
  • 1 cebola cortada em 4
  • miúdos do peru (opcional)
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de água
Receita de Peru de Natal com limão siciliano, alho e alecrim
Receita de Peru de Natal com limão siciliano, alho e alecrim

Modo de Preparo

Marinada do Peru

  1. Deixe o Peru descongelar por 48h na parte de baixo da geladeira, dentro da embalagem.
  2. Depois de descongelado, retire o pacote de miúdos de dentro e reserve. Lave bem o peru, por dentro e por fora e coloque em uma bacia grande, que caiba ele inteiro.
  3. Em uma panela pequena, junte 1 xícara de água, metade do sal, a pimenta do reino, os cravos e o alho. Deixe ferver e desligue.
  4. Encha a bacia de água gelada, junte o restante do sal e os temperos. Cubra com papel filme e leve para a geladeira de um dia para o outro.

Peru Assado

  1. Retire o peru da marinada, e escorra toda a água. Seque com a ajuda de papel toalha. Por dentro e por fora. Reserve por uns 30 minutos para que ele perca um pouco do gelo.
  2. Em uma tigela, misture a manteiga e a cachaça.
  3. Com cuidado, separe a pele do peito do peru da carne e coloque a manteiga neste local. Passe metade da manteiga por todo o peru. No peito, nas asas, nas coxas.
  4. Amarre as duas coxas juntas com um barbante para que elas não abram durante o preparo.
  5. Coloque 2 rodelas de limão, 1 ramo de alecrim e os dentes de alho na cavidade do peru, disponha o restante do limão e do alecrim na forma.
  6. Leve para o forno preaquecido a 230 ˚C durante 30 minutos. Depois diminua a temperatura para 180 ˚C e asse por mais 1h. A cada 30 minutos, pincele mais manteiga pelo Peru.
  7. Depois de 1h30 de forno, coloque os ingredientes do molho na forma (cenoura, cebola, salsão e miúdos) e cubra o Peru com uma folha de papel alumínio. Deixe assando desta forma por 1h.
  8. Retire o peru do forno, separe o liquido que formou, os legumes e os miúdos. Reserve para o preparo do molho.
  9. Volte o peru para o forno, sem papel alumínio por mais 1h ou até que esteja totalmente cozido.
  10. O tempo de cozimento do peru, vai variar do tamanho e qualidade dele. O cálculo é 40 minutos para cada kilo + 1h. Meu peru tinha 4kg, então foram mais ou menos 3h30 de cozimento.
  11. Retire o Peru do forno e cubra com papel alumínio até a hora de servir. O ideal é que espere pelo menos 1h antes de fatiar.
  12. Eu prefiro já servir fatiado, assim cada um pega o pedaço que gosta sem precisar que a gente fique fatiando durante o jantar. Sirva com o molho.

Molho do Peru

  1. Coloque em uma panela os legumes, a folha do salsão, os miúdos e o liquido separados do cozimento do peru.
  2. Junte a água e leve ara cozinhar em fogo baixo por 30 minutos.
  3. Depois coe e volte para o fogo.
  4. Dissolva a farinha de trigo em um pouco de água e junte ao molho. Cozinhe até engrossar.
Receita de Peru de Natal com limão siciliano, alho e alecrim
Receita de Peru de Natal com limão siciliano, alho e alecrim

Veja também: Lombo ao leite com figos grelhados

Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

Deixe uma resposta