Tortas Salgadas

Receita de Quiche de Queijo Gorgonzola com Pera e Cebolas Caramelizadas

A receita de hoje foi pensada para aqueles dias que você quer uma receita diferente, saborosa e feita para impressionar. Uma receita de quiche de queijo gorgonzola com pera, cebolas caramelizadas e bacon.

A combinação de queijo gorgonzola e pera é muito clássica e não tem erro. E se adicionar um toque de nozes pra completar ela consegue ficar ainda mais incrível.

Para preparar esta quiche de queijo gorgonzola, utilizamos o Gorgonzola Dolce da Vito Balducci. Este Gorgonzola Dolce é um queijo azul, produzido em Novara que fica na região de Piemonte, no norte da Itália. É importado para o Brasil pela Allfood Importadora.

Ele é feito com leite de vaca, tem maturação mínima de 50 dias, possui o selo D.O.P (Denominação de Origem Protegida) regulamentado pelo Consórcio de Gorgonzola.  Somente os queijos produzidos na Itália e com o selo é que podem ser considerados autênticos gorgonzolas.

O Queijo Gorgonzola Dolce da Vito Balducci é super macio, tem um sabor suave, porém bem acentuado. Harmoniza muito bem com vinhos de sobremesa e com cervejas fortes como as Stouts e Porters.

Receita de Quiche de Queijo Gorgonzola com Pera
Receita de Quiche de Queijo Gorgonzola com Pera

Fazer uma quiche de queijo bem feita não é tão simples, mas também não é um bicho que sete cabeças. A receita exige bastante paciência e atenção aos detalhes.

A massa para quiche é um tipo de massa quebradiça, onde usamos o método sablage para prepará-la. Este método consiste em misturar a manteiga fria na farinha, formando um granulado parecido com uma “areia molhada”. A manteiga deixa a farinha impermeabilizada e isso evita que a farinha absorva o líquido rapidamente, assim a massa fica mais consistente.

Uma atenção que precisa ser tomada, é que esta massa precisa de momentos de descanso na geladeira para que fique bem crocante. Como ela tem muita manteiga, toda vez que manuseamos a massa, a manteiga começa a derreter, por isso ela precisa ir para a geladeira.

A massa também precisa ser pré-assada com pesos antes do recheio ser adicionado. Fazemos isso para que ela não crie bolhas na hora de assar e também ajuda na textura final, resultando em uma massa bem crocante e sequinha. 

Aqui em casa eu tenho 1 kg de feijão cru separado somente para pré-assar massas de torta. Você também pode usar outros grãos como arroz e lentilha. No mercado também existem esferas de cerâmica próprias para esta finalidade.

Receita de Quiche de Queijo Gorgonzola com Pêra, cebolas caramelizadas e bacon
Receita de Quiche de Queijo Gorgonzola com pera e cebolas caramelizadas

A combinação de queijo gorgonzola com pera e nozes é super clássica e funciona muito bem. A massa amanteigada, crocante e que desmancha na boca, junto com o recheio levemente adocicado pela pera e pela cebola com o salgado do bacon e o delicioso gorgonzola dolce só ajudam a transformar esta quiche de queijo gorgonzola num prato perfeito para um jantar especial.

Receita de Quiche de Queijo Gorgonzola com Pêra
Receita de Quiche de Queijo Gorgonzola com Pera

Receita de Quiche de Queijo Gorgonzola com Pera e Cebola Caramelizadas

médio 1 quiche grande  1h30 + 40m de espera

Ingredientes da Massa para quiche

  • 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga sem sal em cubos gelada
  • até 1/4 xícara de água gelada
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 50 g de nozes processadas

Ingredientes da Quiche de Queijo Gorgonzola

  • 1 massa para quiche
  • 1/2 xícara de bacon em cubos médios
  • 150 g de Queijo Gorgonzola Dolce Vito Balducci
  • 2 peras portuguesas cortadas em cubos grandes
  • 1 cebola grande fatiada
  • 3 ovos
  • 1 e 1/2 xícaras de creme de leite fresco
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Massa para quiche

  1. Peneire a farinha e o sal em uma tigela grande. Acrescente a manteiga em cubos e com a ponta dos dedos vá misturando até obter uma farofa grossa. Com aparência de areia molhada. Junte as nozes e misture.
  2. Acrescente a água aos poucos e vá misturando até que fique uma massa homogênea que você consiga formar uma bola com ela. Embrulhe com um papel filme. Leve para a geladeira de 20 a 30 minutos.
  3. Passe a massa aos poucos para uma forma canelada de 28 cm, modelando a massa no fundo e laterais dela. Leve para a geladeira por 10 minutos.
  4. Faça furos por toda a base da massa com a ajuda de um garfo, cubra com papel manteiga ou alumínio e coloque os pesos por cima (eu usei 500 g de feijão cru).
  5. Leve para o forno preaquecido a 180 ºC por 30 minutos. Retire a massa do forno, remova os pesos com cuidado e espere esfriar.

Recheio da Quiche de Queijo Gorgonzola com Pera

  1. Em uma frigideira larga, coloque o bacon e leve para o fogo baixo. Frite o bacon até que ele comece dourar e soltar a gordura. Junte a cebola e tempere com uma pitada de sal.
  2. Em fogo médio, vá caramelizando a cebola até que ela fique bem dourada. Se necessário, diminua o fogo, misture bem e aumente novamente. Aqui você precisa tomar cuidado para não queimar a cebola e sim caramelizar lentamente. O processo pode levar 15 minutos. Assim que chegar no ponto, reserve.
  3. Na mesma frigideira, derreta a manteiga e coloque a pera. Polvilhe o açúcar mascavo e cozinhe por 5 minutos mexendo as vezes. A pera deve ficar macia, mas não pode desmanchar. Reserve.
  4. Em uma jarra ou tigela alta, coloque o creme de leite fresco e os ovos. Bata com um fouet até que esteja homogêneo. Tempere com sal e pimenta, misture e reserve. Cuidado com o sal nesta hora, pois o bacon e o queijo já são salgados.

Quiche de Queijo Gorgonzola com Pêra

  1. Depois da massa pré-assada e já fria. Coloque 1/3 das cebolas caramelizadas com bacon espalhando por toda a massa. Junte as peras e espalhe da mesma forma. Adicione o Queijo Gorgonzola Dolce Vito Balducci em pedaços.
  2. Cubra com a mistura de ovos com creme de leite fresco. Coloque o restante da cebola e do bacon por cima.
  3. Leve para o forno preaquecido a 180 ºC por 30 minutos ou até que o recheio esteja dourado e firme.
Receita de Quiche de Queijo Gorgonzola com Pera, cebolas caramelizadas e bacon
Receita de Quiche de Queijo Gorgonzola com Pera, cebolas caramelizadas e bacon
Receita de Quiche de Queijo Gorgonzola com Pera, cebolas caramelizadas e bacon
Receita de Quiche de Queijo Gorgonzola com Pera, cebolas caramelizadas e bacon

Publipost

Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

Deixe uma resposta

Siga no Instagram - Marola com Carambola