Bovina

Receita de Ragú de Carne

Esta receita de ragú de carne com polenta é super fácil de fazer. Usamos músculo e uma polenta instantânea que fica pronta em 2 minutos.


Não vou mentir pra vocês, faz muito tempo que queria fazer esta receita de ragú pra colocar aqui no blog. E esse frio que chegou aqui em São Paulo era o que faltava pra eu finalmente fazer isso.

Como toda receita de ragú de carne, esta também leva um tempo maior para ficar pronta, até porque a carne que escolhi foi o músculo e ele demora bastante para cozinhar.

Eu fiz na panela de pressão elétrica, o que facilita muito o preparo. Primeiro porque a panela de pressão elétrica já tem o timer com o tempo para o preparo do músculo, no caso da minha 50 minutos. Segundo porque ela desliga, então a gente não corre o risco de secar o líquido e queimar a carne.

Pra quem vai fazer o ragú na panela de pressão comum, é só seguir o passo a passo igualzinho coloquei no modo de preparo. Já quem vai fazer na panela elétrica, no passo 6 é só programar no timer a opção músculo (ou carne se for usar outro corte) e ficar tranquila. No final do programa basta retirar a pressão, abrir a panela, colocar o timer 15 minutos e deixar cozinhar com a panela aberta o restante do tempo.

Receita de Ragú de Carne
Receita de Ragú de Carne

E pra quem quiser, e tiver tempo de fazer fora da pressão, o tempo de cozimento é de mais ou menos 3h30, mas vale a pena. Basta ir mexendo as vezes e se necessário adicionar mais caldo durante o processo.

Como eu disse, eu fiz este ragú com músculo, mas também da pra fazer com costela, peito ou acém. O importante é ser um corte que tenha a gordura entremeada a carne, sabe? Aquelas que levam mais tempo pra cozinhar.

Para a polenta usei uma instantânea que fica pronta bem rápido, mas se você quiser aquela polenta bem lisinha o melhor é optar pelo fubá. Ele demora cerca de 30 minutos para cozinhar e precisa ser servido na hora, pois ela endurece quando esfria. Então é só calcular o tempo para que o ragú e a polenta fiquem prontos ao mesmo tempo.

Receita de Ragú de Carne
Receita de Ragú de Carne

Receita de Ragú de Carne

Ingredientes

  • 500 g de músculo em cubos médios
  • 1 cebola grande em cubos
  • 1 cenoura pequena em cubos pequenos
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 tomates italianos sem pele picados
  • 3 colheres de sopa de extrato de tomate
  • 1/2 xícara de vinho tinto
  • caldo de legumes (quente)
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • orégano a gosto
  • óleo para refogar
  • sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

  1. Esquente um pouco de óleo em uma panela de pressão em fogo baixo.
  2. Doure a carne aos poucos reservando em um prato conforme forem ficando dourados.
  3. Se necessário, aqueça mais um pouco de óleo e junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte a cenoura, doure por uns dois minutos. Acrescente o alho picado e deixe dourar. Junte o tomate e refogue até começar a derreter.
  4. Volte a carne para a panela, misture bem. Tempere com sal, pimenta e orégano a gosto.
  5. Adicione o extrato de tomate e o vinho tinto. Misture bem. Cubra com o caldo de legumes somente até a altura da carne.
  6. Tampe a panela de pressão e deixe cozinhar em fogo baixo por 40 minutos. Espere sair a pressão, abra a panela, se necessário coloque mais caldo de legumes, verifique o ponto da carne, precisa estar bem macia. Desmanchando. Se não tiver, volte por mais 10 minutos.
  7. Deixe cozinhar por mais 15 minutos com a panela aberta e mexendo as vezes. Finalize com a salsinha.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Receita de Ragú de Carne
Receita de Ragú de Carne
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

Deixe uma resposta

Siga no Instagram - Marola com Carambola