Esta é uma clássica receita de sequilhos daqueles tradicionais e que derretem na boca. Nós já testamos várias receitas e com diversos sabores diferentes, mas estes 4 que colocamos aqui, até agora são os melhores. Canela, limão, coco e baunilha.

Claro que existem muitos outros sabores que também ficaram bons e valem a pena. Então a ideia é se arriscar e ir testando sabores que você goste e que acredita que ficariam bem no sequilho.

O tempo de preparo depende muito de vários fatores, como o tamanho de sua forma e quantos biscoitos você consegue assar ao mesmo tempo. O ideal é ter várias formas (pelo menos 4) e já deixá-los preparados para só ir colocando no forno assim que a fornada anterior sair.

Esta receita dá cerca de 150 sequilhos pequenos, mas você pode fazer meia receita que dá MUITO certo.

Receita de Sequilhos
Receita de Sequilhos Tradicional e com 4 sabores

Receita de Sequilhos

fácil  150 biscoitos  1h + tempo de forno

Ingredientes

Para os Sequilhos

  • 500 g de Maizena
  • 250 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 gemas levemente batidas
  • 1/2 xícara de açúcar refinado

Para saborizar

  • 2 colheres de sopa de coco ralado seco
  • Raspas de 2 limões
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha (pode ser essência, neste caso usar o dobro)
  • 1 colher de chá de canela em pó

Modo de preparo

  1. Em uma tigela grande junte a maizena, o açúcar, a manteiga e as gemas. Primeiro misture delicadamente com uma colher para que os ingredientes comecem a se incorporar. Depois comece a trabalhar a massa com as mãos até que todos os ingredientes estejam muito bem misturados e a massa vire uma massa lisa e modelável.
  2. Divida a massa em 4 partes. Em cada uma delas, misture um dos ingredientes para saborizar. Você também pode usar outros ingredientes que goste, como raspas de laranja, sementes de erva doce e essências diversas.
  3. Embrulhe para pedaço em papel filme e leve para a geladeira por 10 minutos. Enquanto isso, preaqueça o forno a 180 °C e unte a forma com manteiga e farinha ou papel manteiga.
  4. Pegue uma das partes da massa e faça pequenas bolinhas (aproximadamente do tamanho de um brigadeiro) distribua na forma e amasse levemente com um garfo. Coloque a forma mais uns 10 minutos na geladeira.
  5. Leve os biscoitos para assar por 15 minutos. Retire do forno e espere esfriar antes de tirar da forma. Eles saem do forno ainda macios e ficam crocantes somente depois de frios. Se você tentar tirar antes da forma, eles quebrarão.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Receita de Sequilhos
Receita de Sequilhos

A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

10 Comments

  1. Aline Agostini Reply

    Olá boa noite vou fazer amanhã pois tenho encomenda é ja fiz duas receitas não ficaram boas do tudo gostoso obrigada

  2. Gisele Dela Justina Reply

    Fazendo agora tb… testando receitas para vender.
    Morrendo de medo de tirar antes da hora porque cada fogão “tem seu tempo”. Vou deixar um pouquinho a mais. Amo limão e canela. A laranja que eu tenho em casa não ia dar um sabor legal. Que outras opções ficam legais? Tem alguma rede social de fácil acesso?

    • Olá Gisele. Realmente cada forno é um forno. Tem que ir testando até chegar na textura que vc gosta. Aqui só fiz com estes 4 sabores mesmo, mas qualquer coisa que dê sabor vai ficar bom, pois o sequilho tem um sabor neutro. Temos Facebook, Instagram e Pinterest.

      • GISELE DELA JUSTINA Reply

        Eu fiz 3 vezes. Na primeira, deu certo mas fiz pouco. Na segunda, ficou muito duro. Na terceira, ficou mais ou menos… não sei porque tanta diferença com a mesma receita…

        • Oi Gisele.
          Na cozinha, principalmente na área de panificação e confeitaria, qualquer coisa pode mudar o resultado de uma preparação.
          O tamanho ou qualidade dos ovos, temperatura dos ingredientes e também do ambiente, umidade do ar, marca da farinha, amido de milho, manteiga. Até mesmo o tempo de descanso, forno, forma. São tantas variáveis que podem alterar os resultados. A minha dica é testar e ir anotando o que foi feito, como foi feito e o resultado. Por aqui nem sempre ficam iguais também.
          Espero ter esclarecido sua dúvida. =)

  3. No meu caso, poucas vezes deu certo. Isso porque os biscoitos derretem totalmente. Gostaria de saber o que acontece. Já estou quase desistindo de repetir a receita.

    • Oi Rute. Não sei te dizer o que pode estar acontecendo. Você tem feito a receita exatamente igual? Sem alterar ingredientes, nem pular passos? As vezes as pessoas trocam por margarina ou não fazem o tempo de descanso na geladeira. Muitas vezes se o dia tá muito quente também pode dar uma alteração.

  4. Joaquim Couto Reply

    Não deu certo!
    Segui a receita de acordo com as medidas e tempos. A massa não ficou no ponto de modelar.
    Para não perder tudo assei assim mesmo mas ficou muito esfarelado.
    O que está errado?

    • Olá Joaquim. Muita coisa pode ter acontecido pra não dar certo. Você usou manteiga sem sal em ponto pomada? Quando a massa fica muito quebradiça, a melhor coisa é adicionar um pouco mais do elemento úmido, que neste caso eram as gemas e a manteiga.
      Por aqui já fizemos esta receita várias vezes e sempre dá certo. De qualquer forma vamos refazer o passo a passo para ver o que pode estar dando errado e colocaremos aqui.

Write A Comment