Receita de Sopa de Cebola Gratinada

Esta é aquela receita de sopa de cebola gratinada, super cremosa, fácil e com uma fatia generosa de pão por cima. Faz bastante tempo que eu queria dividir esta receita com vocês. Ela é fantástica!

Existem diversas receitas de sopa de cebola, mas eu acredito que esta é uma das melhores. Não sei dizer se é a cremosidade do caldo ou o queijo super derretido por cima. Só sei que esta entre as minhas sopas prediletas.

Como sempre, existem algumas dicas para que a sua sopa de cebola gratinada fique perfeita. Vamos começar pela rainha, a cebola!

Não economize nela. A ideia é que em toda colherada você pegue vários pedaços de cebola. Tradicionalmente, a sopa de cebola gratinada é feita com as cebolas em meias rodelas bem finas, mas claro que se você quiser, pode fazer em fatias menores. Porém tem que ser finas.

Receita de Sopa de Cebola Gratinada
Sopa de Cebola Gratinada

Você também precisa prestar atenção no pão escolhido para sua sopa de cebola gratinada. Dê preferência a pães com casca grossa, tipo o pão italiano. Ou, se você for adepto a fazer pães em casa, pode fazer um pão rústico, que pode ser feito com o Levain ou com fermento seco tradicional como nesta receita da Lela do Jantinha de Hoje. O pão precisa ser neste estilo, para que ele não afunde dentro da sopa.

Receita de Sopa de Cebola Gratinada
Sopa de Cebola Gratinada

A última dica é sobre o queijo. Não é que seja obrigatório o queijo gruyère, mas este é o tradicionalmente usado nesta receita de sopa de cebola. O sabor dele combina perfeitamente com ela. Mas num geral, o que precisa acontecer aqui, é você usar um queijo que derreta e gratine bem. Como a muçarela por exemplo.

E agora, vamos a receita da sopa de cebola gratinada. Espero que você goste e se tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários.

Receita de Sopa de Cebola Gratinada
Sopa de Cebola Gratinada

Receita de Sopa de Cebola Gratinada

Ingredientes

  • 2 cebolas grandes (500 g) cortada meias rodelas finas
  • 3 xíc de caldo de carne, frango ou legumes (500 ml) quente
  • 2 col de sopa de manteiga
  • 1 col de sopa de azeite
  • 1 col de farinha de trigo
  • 1/2 xíc de vinho branco – opcional
  • 1 col de chá de açúcar
  • 2 fatias grossas de pão de casca grossa
  • 1 xíc de queijo gruyère ralado
  • 1 ramo de alecrim ou tomilho – opcional
  • sal e pimenta do reino
  • noz moscada

Modo de preparo

Em uma panela grande coloque a manteiga e o azeite para aquecer em fogo baixo. Junte as cebolas já fatiadas e o ramo de alecrim. Coloque uma pitada de sal e mexa até que comecem a dourar. O processo é parecido com o das cebolas caramelizadas.

Aumente o fogo, coloque o açúcar e continue mexendo, neste momento as cebolas começam a grudar levemente na panela. Junte um pouco do vinho (se não estiver usando vinho, coloque caldo) e misture bem. A ideia é que o liquido, desgrude os pedacinhos que grudaram no fundo da panela e que deixe as cebolas bem douradas. Continue o processo até que termine todo o vinho. E as cebolas estejam caramelizadas. Deve levar cerca de 15 minutos.

Diminua o fogo, junte a farinha de trigo e misture por uns 2 minutos. Adicione o caldo. Tempere com sal, pimenta e noz moscada a gosto. Tampe a panela e deixe cozinhando por 15 minutos. Prove o tempero, se necessário adicione mais sal e pimenta. Retire o ramo de alecrim.

Coloque a sopa de cebola em 2 potes grandes próprios para sopa ou 4 ramekins menores. Cuidadosamente, coloque as fatias de pão por cima. Cubra com o queijo gruyère. Leve ao forno preaquecido a 200 ˚C por 10 minutos ou até que o queijo derreta e fique dourado.

Se seu forno tiver a opção grill, coloque por uns 5 minutos.

Receita de Sopa de Cebola Gratinada
Compartilhe esta Receita de Sopa de Cebola Gratinada no Pinterest

 

Deixe seu comentário