Uma receita fácil e saborosa de torta de couve flor com abobrinha e queijo grana padano que vai te surpreender. Com certeza esta é a melhor torta vegetariana que você já provou.


Esta torta vegetariana de couve flor com abobrinha é muito simples de fazer, fica perfeita servida com uma salada de folhas e acompanhada com uma boa taça de vinho. Não precisa de mais nada para ter uma refeição completa.

Ela também é um boa opção para um jantar diferente e surpreende desde os vegetarianos até aqueles convidados com paladar mais apurado. Pra quem gosta de um bom brunch no final de semana, certamente esta torta de couve flor é a opção perfeita.

Receita de Torta de Couve Flor com Abobrinha
Receita de Torta de Couve Flor com Abobrinha e Grana Padano

Como fazer Massa de Torta Salgada

Esta é uma massa de torta quebradiça e que derrete na boca chamada de Patê Brisée ou massa podre como conhecemos por aqui. É a famosa massa utilizada para fazer quiches e outras tortas salgadas. Ela é bem simples de fazer e é feita com poucos ingredientes:  farinha, manteiga, água e sal. E para fazê-la nós utilizamos o método sablage.

Receita de Torta de Couve Flor com Abobrinha e Grana Padano - Torta vegetariana
Receita de Torta de Couve Flor

O método sablage é bem simples. Basta desmanchar a manteiga gelada na farinha até obter uma especie de areia grossa e somente depois juntar o liquido aos poucos, que no caso desta massa é a água, até obter uma massa maleável, porém quebradiça.

Depois de formada a massa, é preciso levá-la para a geladeira por uns 15 minutos, embrulhada em papel filme, para que a manteiga fique gelada novamente. E só então abrir com cuidado e forrar a forma que será usada.

A massa podre deve ser pré assada antes de receber o recheio. Na hora de assar é preciso fazer furos na massa com um garfo para que ela não estufe e quebre no forno, então cobrimos com papel manteiga e colocamos um peso por cima.

Eu tenho meio quilo de feijão que uso somente para isso, você pode usar qualquer grão, mas existem alguns produtos específicos pra isso no mercado, geralmente são bolinhas feitas de cerâmica. Só então a massa pode ser assada a 200 ºC por cerca de 15 minutos. Depois de assada você pode adicionar o recheio.

Recheio da Torta de Couve Flor com Abobrinha e Grana Padano

Para este recheio maravilhoso você precisará deixar a couve flor e a abobrinhas já preparadas.
A couve flor precisa estar al dente e com pouca água, para isso o ideal é cozinhar os floretes no vapor por cerca de 10 minutos. Daí é só reservar.

Já as abobrinhas precisam ser fatiadas e drenadas para que também não soltem água no forno. Para isto basta fatiar a abobrinha, polvilhar sal e deixar em uma peneira por 15 minutos. Este processo fará com que a abobrinha perca água e então é só espremer bem para remover todo o excesso de líquido antes de adicioná-la a massa já pré assada.

Com os vegetais preparados, vamos fazer um molho bèchamel, também conhecido como molho branco,  que leva manteiga, farinha e leite.

Para prepará-lo vamos derreter a manteiga em uma panela e juntar a mesma quantidade de farinha de trigo branca. Cozinhamos a farinha por alguns minutos e juntamos aos poucos o leite morno, mexendo vigorosamente. Para que a farinha não empelote e crie grumos no molho, eu prefiro fazer esta parte fora do fogo. Depois vamos cozinhar até engrossar.

Receita de Torta de Couve Flor com Abobrinha e Grana Padano - Torta vegetariana
Receita de Torta de Couve Flor com Abobrinha

Com o molho pronto, juntamos o queijo grana padano (eu usei um maravilhoso da Latteria Soresina) e misturamos bem. Então temperamos com sal e noz moscada a gosto. Neste momento precisamos esperar o molho amornar e só então juntamos os ovos. Se a gente colocar no molho muito quente, os ovos irão cozinhar e você terá ovos mexidos com molho de queijo. Depois dos ovos incorporados juntamos a couve flor cozida e já podemos colocar na massa, cobrir com queijo e levar para assar até ficar bem dourada.

Sirva esta torta de couve flor com uma salada e uma boa taça de vinho.

Veja também:

  1. Receita de Quiche de Gorgonzola com Pera
  2. Receita de Torta de Frango
  3. Receita de Galette de Cogumelos

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso



Receita de Torta de Couve Flor com Abobrinha e Grana Padano - Torta vegetariana
Receita de Torta de Couve Flor com Abobrinha

Receita de Torta de Couve Flor com Abobrinha e Grana Padano

5 from 1 vote
Prep Time 20 minutes
Cook Time 40 minutes
Total Time 1 hour
Servings 4 pessoas
Uma receita fácil e saborosa de torta de couve flor com abobrinha e queijo grana padano que vai te surpreender. Com certeza esta é a melhor torta vegetariana que você já provou.

Ingredients

Massa da Torta

  • 1 xícara farinha de trigo (usei ⅔ da branca e ⅓ da integral)
  • 50 g manteiga em cubos (gelada)
  • até 3 col. sopa água (gelada)
  • 1 pitada sal

Recheio da Torta

  • 1 un couve flor pequena em floretes (cozida, porém ainda firmes)
  • 1 un abobrinha (em fatias finas)
  • 250 ml leite (morno)
  • 2 col. sopa manteiga
  • 2 col. sopa farinha de trigo
  • 2 un ovos
  • 100 g queijo grana padano (ralado)
  • sal (a gosto)
  • noz moscada (a gosto)

Instructions 

Massa de Torta Salgada

  • Em uma tigela grande, coloque a farinha e a manteiga. Com a ponta dos dedos vá desmanchando a manteiga e misturando a farinha até que a manteiga esteja toda incorporada.
  • Junte uma colher de sopa de água por vez, misturando até obter uma massa modelável. Por aqui foram 2 colheres e ½. A quantidade dependerá da sua farinha.
  • Forme uma bola com a massa, embrulhe em papel filme e deixe na geladeira enquanto preaquece o forno a 200 ºC por 15 minutos.
  • Abra a massa com a ajuda de um rolo e passe para uma forma canelada de 20 cm. Modele a massa no fundo e laterais.
  • Fure a massa com um garfo, coloque uma folha de papel manteiga e coloque grãos de feijão crus para fazer peso. Eu tenho ½ kilo de feijão que uso somente para isso.
  • Leve para o forno por 15 minutos. Depois remova o papel e os grãos com cuidado e volte para o forno por mais 5 minutos. Enquanto isso faça o recheio.

Recheio da Torta

  • Coloque a abobrinha fatiada em uma peneira, polvilhe um pouco de sal e deixe escorrer por 15 minutos. Depois esprema bem o liquido com as mãos.
  • Em uma panela, coloque a manteiga e a farinha em fogo baixo e cozinhe por uns 2 minutos ou até começar a dourar. Junte o leite e misture bem, cozinhando até engrossar.
  • Junte ⅔ do queijo grana padano ralado e misture até derreter o queijo.
  • Espere amornar e junte os ovos, misture bem.
  • Acrescente a couve flor, tempere com sal e noz moscada e reserve.
  • Com a massa já assada, faça uma camada com a abobrinha, cubra com o creme de couve flor e polvilhe o restante do queijo grana padano.
  • Leve para o forno preaquecido a 200 ºC por 30 minutos ou até que esteja dourada.
Author: Amanda Fernandes
Categoria: Torta Salgada
Cozinha: Caseira
Keyword: receita fácil, receita para o dia a dia, torta de couve flor, torta salgada, torta vegetariana

A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

4 Comments

  1. Zé Roberto Reply

    Pena que não consigo ver as receitas…tantas propagandas…necessárias, mas um exagero…vou tentar outro site…

    • Oi Zé. Todas elas tem botão de fechar. Mesmo com este tanto nós não ganhamos o suficiente para mante-lo no ar sem gastos =/ Uma pena não ficar no site e nos ajudar.

Write A Comment

Recipe Rating