fbpx
Peixes e Frutos do MarRisotos

Risoto de Bacalhau com Abobrinha

Quando a Páscoa esta chegando a gente sempre pensa numa receita com bacalhau por conta da Sexta Feira Santa. E para este ano, escolhi esta Receita de Risoto de Bacalhau com Abobrinha super fácil de fazer. E o melhor – dá pra fazer com as lascas de bacalhau. O que é uma economia e tanto na hora de fazer as compras.

A receita é bem tranquila e a base é a de um risoto simples. A única diferença é que vamos utilizar o liquido do cozimento do bacalhau para cozinhar o arroz.

Como eu disse antes, eu escolhi utilizar as lascas. Sei que não é o ideal e nem o mais gostoso. Mas em tempos de crise, precisamos economizar né? E caso você queira e possa comprar o bacalhau em postas ou o lombo, certeza que sua receita de risoto de bacalhau ficará ainda melhor.

Receita de Risoto de Bacalhau
Foto: Risoto de Bacalhau com Abobrinha

Então basta deixar o bacalhau de molho por 24h na geladeira, trocando a água pelo menos umas 3 vezes. Se você comprar o bacalhau já dessalgado pode pular esta etapa. E depois continuar com a receita.

Este Risoto de bacalhau com abobrinha ficou tão bom que a Eloah nem separou as abobrinhas na hora de comer. Um super avanço.

Receita de Risoto de Bacalhau
Foto: Risoto de Bacalhau com Abobrinha

Se sobrar Risoto de Bacalhau, você pode aproveitar e fazer um ótimo Arancini. Que são deliciosos bolinhos de risoto fritos. Dá uma olhada nesta receita da Rita Lobo.

Ah e lembre de postar a foto do seu prato no Instagram com a nossa hashtag #MarolacomCarambola que vamos adorar curtir o seu post!

Receita de Risoto de Bacalhau
Foto: Risoto de Bacalhau com Abobrinha

Receita de Risoto de Bacalhau com Abobrinha

médio 2 pessoas 40 min

Ingredientes

  • 3/4 xícara de arroz arbóreo
  • 2 xícaras de bacalhau em lascas (já dessalgado)
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 cebola pequena em cubos
  • 1 dente de alho em cubos
  • 1 abobrinha pequena em cubinhos
  • 1 litro de caldo de legumes ou de peixe
  • 1/2 xícara de vinho branco seco
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1/2 xícara de queijo ralado
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • sal a gosto

Modo de preparo do Risoto de Bacalhau

Em uma panela pequena, coloque o leite e o caldo, deixe ferver e desligue. Coloque o bacalhau já dessalgado e deixe por 10 minutos. Coe e reserve o liquido. Desfie o bacalhau.

Em uma panela média, aqueça um fio de azeite e refogue o bacalhau rapidamente. Reserve. Coloque mais um pouco de azeite e refogue a abobrinha por uns 3 minutos. Reserve.

Coloque uma colher de sopa de azeite e uma colher de manteiga. Refogue a cebola até murchar, depois refogue o alho. Quando dourar coloque o arroz e refogue por uns 5 minutos. Mexendo sempre.

Adicione o vinho branco, e continue mexendo até secar o vinho. Vá adicionando o caldo reservado do cozimento do bacalhau, concha por concha, aguardando o arroz absorver o caldo antes da próxima concha. Mexendo sempre até que o arroz esteja al dente. Você sabe o ponto quando experimenta e somente o centro do arroz ainda esta firme.

Quando chegar neste ponto, junte o bacalhau e a abobrinha refogada junto com uma concha do caldo. Misture muito bem. Quando o arroz absorver esta última concha, desligue, junte o parmesão, o restante da manteiga. Misture bem até ficar cremoso.

Receita de Risoto de Bacalhau
Compartilhe esta Receita de Risoto de Bacalhau com Abobrinha no Pinterest
Gostou desta Receita de Risoto de Bacalhau com Abobrinha? Se tiver alguma dúvida deixe aqui nos comentários.
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta

e-book Receitas de Festa Junina - Marola com Carambola