Viagem

Roteiro pela Vila Leopoldina para depois da quarentena

O charmoso bairro da zona oeste de São Paulo oferece experiências fantásticas para seus visitantes.


A Vila Leopoldina completa 70 anos em 2020. De passado industrial, a região era atraente entre os anos 50 e 90 para uma parcela da população paulistana que trabalhava em alguma das fábricas presentes ali. Foi só a partir de 1990 que a região começou a se transformar no que é hoje – um bairro residencial com empreendimentos desenvolvidos para as necessidades das classes mais ricas da cidade.

Para atender o perfil dos moradores, o comércio do bairro passou por uma grande repaginação e é hoje um dos polos gastronômicos e culturais mais exuberantes da zona oeste. Separamos algumas dicas com o tema “o que fazer na Vila Leopoldina“ para que você utilize esse período de isolamento social para se programar e, quando tudo isso acabar, se maravilhar com as atrações da região.

Roteiro pela Vila Leopoldina para depois da quarentena
Foto: Nelson Donizeti – Shutterstock

1. CEAGESP

Uma lista de respeito que busca trazer o melhor que esse bairro tem para oferecer precisa começar falando sobre sua mais famosa atração. A CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) é o terceiro maior mercado atacadista do mundo, com 700 mil metros quadrados e 50 mil visitantes diários.

Com representantes de 1500 cidades do Brasil que comercializam todos os anos mais de 3 milhões de toneladas de frutas, flores, pescados, legumes, verduras e inúmeros artigos alimentícios, o espaço é um ótimo lugar para encontrar ingredientes raros e de altíssima qualidade para suas receitas.

Endereço: Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina, São Paulo – SP, 05316-900

2. Jandá Steak

Da cozinha comandada pela chef Fatima Ongarato saem todos os dias deliciosos cortes de carnes nobres e selecionadas direto para mesas posicionadas em um salão com ambiente aconchegante, moderno e perfeito para qualquer ocasião.

Com mais de 50 anos de história, a casa é famosa por seu Cupim Casqueirado crocante e ao mesmo tempo macio, o Bife Ancho com gordura entremeada que proporciona um sabor único e o Asado de Tira, servido nas versões argentina e uruguaia.

Endereço: R. Carlos Weber, 114 – Vila Leopoldina, São Paulo, SP, 05303-000

Foto: Jandá Steak

3. Openbox2

A Openbox2 não é exatamente uma atração da Vila Leopoldina, mas com certeza vale a visita de quem já está por ali. Primeiro outlet de São Paulo dedicado a móveis e decoração, a loja oferece um amplo catálogo de cadeiras, sofás, poltronas, mesas e móveis para cozinha com valores que muitas vezes chegam aos de custo.

Com um estoque semanalmente renovado, você encontra ali as melhores marcas do mercado, condições especiais de pagamento e pode escolher por retirar lá ou receber seus produtos em casa!

Rua Baumann, 1149 – Vila Leopoldina, São Paulo – SP, 05318-000

4. MariaLima

O Maria Lima fica em uma casa antiga com ambiente colorido, mesinhas na calçada e clima aconchegante. O bar e restaurante oferece risoto, massas e carnes com destaque para os canapés de presunto cru e o nhoque com ragu de costela.

R. Carlos Weber, 1490 – Vila Leopoldina, São Paulo – SP, 05303-000

5. Teatro UMC

Com 300 lugares e muita história, o Teatro UMC é um dos espaços culturais mais importantes da Vila Leopoldina e oferece um cardápio variado de shows, espetáculos de comédia, teatro infantil e musicais em sua programação.

Devido à crise proporcionada pelo Covid-19, a casa espera voltar com as operações em meados de julho. Clique aqui e fique ligado na programação do espaço para agendar sua visita!

Av. Imperatriz Leopoldina, 550 – Vila Leopoldina, São Paulo – SP, 05305-000

6. Yalinha

Mesmo com poucos anos desde a sua abertura em 2017, o Yalinha já é um clássico da região. Seja pela carne bem temperada na preparação de deliciosos pratos árabes ou pelo ambiente aconchegante, perfeito para um happy hour, o espaço certamente merece a sua visita.

A casa oferece esfihas de variados sabores, opções vegetarianas, kibes, kebabs e porções de kafta e falafel. Tudo feito com massas artesanais e legumes frescos.

R. Nanuque, 596 – Vila Leopoldina, São Paulo – SP, 05302-040

Que esse período dure menos do que a gente imagina e você possa visitar todos esses lugares logo!

Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

Deixe uma resposta