7 temperos e especiarias indispensáveis na cozinha

Quando pensamos em temperos fica bem difícil decidir qual deles comprar e para que eles servem. Por isso separamos 7 temperos e especiarias que são indispensáveis na cozinha e que com eles dá pra você fazer muita coisa.

Estes são temperos e especiarias que eu considero indispensáveis, pois são versáteis, fáceis de achar, e sempre que você precisar fazer qualquer receita, se tiver estes temperos na sua despensa, com certeza vai fazer o maior sucesso.

Com esta lista você vai poder fazer pratos básicos para dia a dia, doces bem temperados e até receitas mais sofisticadas.

Claro que existem inúmeros temperos e especiarias que não estão listados aqui e que também são incríveis. Então, caso você tenha alguma dica de tempero indispensável na sua cozinha, deixe um comentário que vamos adorar saber quais são eles.

7 temperos e especiarias indispensáveis na cozinha

1 – Mix de Pimentas ou Pimenta do Reino

7 temperos e especiarias indispensáveis na cozinha - Mix de Pimentas - Pimenta Preta
Temperos e Especiarias – Mix de Pimentas ou Pimenta do Reino

Eu simplesmente adoro um mix de pimentas. Geralmente compro os grãos de pimenta branca, verde, preta e pimenta rosa. Misturo todas elas, coloco dentro de um moedor, e sempre que preciso uso-as moídas na hora. Também tenho um moedor somente com a pimenta do reino, também conhecida como pimenta preta. Ela tem um grau de picância bem leve e combina com qualquer receita salgada. Fica ótima com carne vermelha, carne de porco e de frango. É excelente para bifes e hambúrgueres, onde você precisa somente de sal e pimenta.

2 – Ervas

7 temperos e especiarias indispensáveis na cozinha - Ervas
Temperos e Especiarias – Ervas

Como nós já sabemos, as ervas são essenciais na cozinha. Sejam frescas ou desidratadas, elas dão aos pratos uma camada extra de sabor. Uma boa dica é você ter na sua despensa o orégano que vai muito bem com pratos com queijo, massas e molhos. O alecrim que super combina com frango e o manjericão que dá um toque super especial em ensopados de carne vermelha. Outra dica é ter as Ervas Finas e as Ervas de Provence que são misturas de várias ervas desidratadas que servem para saborizar os mais diversos pratos.

3 – Páprica

7 temperos e especiarias indispensáveis na cozinha - Páprica
Temperos e Especiarias – Páprica

No mercado encontramos 3 tipos de páprica – a doce, a picante e a defumada. Além de dar uma cor avermelhada no preparo, cada uma delas dá um sabor diferente. A páprica vai muito bem quando você quer diversificar o peito de frango do dia a dia e até mesmo os legumes refogados. Experimente assar tomatinhos grape com páprica defumada, azeite, sal e alecrim. Fica perfeito!

4 – Canela

7 temperos e especiarias indispensáveis na cozinha - Canela
Temperos e Especiarias – Canela

Você até pode achar que a canela combina somente com doces e sobremesas, até porque aqui no Brasil é onde normalmente utilizamos, mas esta enganado. A canela é um tempero muito utilizado na culinária árabe e tailandesa, por exemplo. Ela dá um sabor muito especial e diferente aos pratos, e são sensacionais quando queremos impressionar. Tente colocar uma pitada de canela em pó no bolinho de carne, combinando com hortelã e pimenta do reino. É claro que ela combina muito bem com os doces, e tenha certeza que o sabor é em diferente da canela em pau e da em pó. Então tenha as duas na despensa.

5 – Chimichurri

7 temperos e especiarias indispensáveis na cozinha - Chimichurri
Temperos e Especiarias – Chimichurri

O chimichurri é o tempero coringa dos coringas para se ter na despensa. Ele é de origem argentina (ou uruguaia) e consiste num mix de ervas, pimentas, alho e cebola e outros condimentos. Normalmente nós encontramos ele desidratado, e podemos utilizar de duas formas. A que eu mais gosto é hidratado. Então eu coloco o chimichurri em um pote de vidro e cubro com uma parte de óleo, uma de vinagre e uma de água. Tampo o vidro e deixo na geladeira por pelo menos uma semana antes de usar. É ótimo para aqueles dias que você esta com pressa, e precisa de uma refeição em 20 minutos. Basta cozinhar uma massa, aquecer um pouco de azeite, colocar o chimichurri, sal e misturar. Fica ótimo. Outra forma é deixar ele seco mesmo e utilizar para temperar suas receitas como faria com temperos qualquer outro tipo de tempero.

6 – Lemon Pepper

7 temperos e especiarias indispensáveis na cozinha - Lemon Pepper
Temperos e Especiarias – Lemon Pepper

Eu acho o lemon pepper indispensável, pois sempre que quero fazer algo diferente, mas que não dê muito trabalho, é ele que utilizo. Ele é feito de raspas da casca do limão siciliano, pimenta preta moída e as vezes sal. É extremamente aromático, levemente ácido e picante, e muito fácil de usar. Fica delicioso num filé de frango grelhado, na pipoca e até para temperar uma boa salada.

7 – Noz Moscada

7 temperos e especiarias indispensáveis na cozinha - Noz Moscada
Temperos e Especiarias – Noz Moscada

A Noz Moscada está nesta lista pela sua versatilidade. Ela fica ótima em receitas doces e salgadas. Combina muito bem com molho branco, massas de panqueca, massas de tortas, bolos e receitas que levam queijo.

7 temperos e especiarias indispensáveis na cozinha
Compartilhe este post de temperos e especiarias indispensáveis na cozinha no Pinterest

Deixe seu comentário