Passeios em São Paulo

Theatro Municipal de São Paulo

O Theatro Municipal de São Paulo é um lugar que todos que passam pela cidade tem obrigação de visitar.

Ele foi inaugurado em 12/09/1911 no início do centro urbano, junto com o crescimento da indústria e do café. O prédio do engenheiro Ramos de Azevedo é belíssimo.

Sua construção têm influência da cultura europeia e foi criado para ser uma casa de ópera no estilo das casas de ópera de Paris. Palco de muitas movimentações artísticas inclusive da Revolução de 22. Até hoje o prédio passou por uma única reforma em 1950 e apenas dois restauros.

Você pode assistir a apresentações de balé, ópera e concertos ou ainda fazer visitas guiadas, que foi o que fizemos neste dia. Acesse o site para saber a programação e os valores.

O Theatro Municipal de São Paulo
O Theatro Municipal de São Paulo

– Alugue um carro em até 12x e viaje para São Paulo

O Theatro Municipal de São Paulo

Salão nobre

O salão nobre do Theatro Municipal era usado para festas, bailes e banquetes. Mas ainda hoje pode ser alugado para eventos.

Foi inspirado na Galeria dos espelhos do Palácio de Versalhes. A semelhança é fantástica só que o nosso é bem menor. O salão possui portas de madeira revestidas em latão. As molduras são folheadas a ouro. Uma belíssima pintura no teto feita por Oscar Pereira da Silva que representa a música, o teatro e a dança. O piso é de peroba rosa e pau marfim.

Para preservar as madeiras o piso foi coberto com um carpete dos Irmãos Campana. O salão ainda conta com vitrais alemães, cristais belgas e colunas com mármore nacional de Itupararanga.

Detalhes do Salão nobre
Detalhes do Salão nobre

Sala de fumar

Já que há 100 anos as mulheres não podiam fumar na frente de outras pessoas foi criada a sala de fumar, o Fumoir, com lindos móveis Sírios de marquetaria.

Mas é um local fechado para as visitas.

Sala de fumar - Teatro Municipal de São Paulo
Sala de fumar – Teatro Municipal de São Paulo

Salão dos arcos

É a fundição do prédio. Sua construção original tem 101 anos. Também foi construída para ser um sistema de ar da sala de espetáculos.

Salão dos Arcos - Teatro Municipal
Salão dos arcos

Escadarias

Feitas em 3 tipos de mármores italianos, o Carrara, o Siena e o Verona. No topo da escadaria existe a figura de um Sátiro que, na Grécia, representa o nascimento do teatro. Dela pode-se contemplar os Mosaicos de Veneza sobre o Anel de Nibelungo de Richard Wagner.

Escadaria principal do Teatro Municipal de São Paulo
Escadaria principal do Teatro Municipal de São Paulo

Balcão Nobre

Destinado somente a primeira ordem. Que eram os políticos e barões do café. O Secretário da cultura, o Governador e o Prefeito da cidade têm até hoje o seu balcão próprio.

Balcão Nobre
Balcão Nobre

Sala de Espetáculos

Com aproximadamente 1534 lugares, a sala de espetáculos conta com assentos especiais para obesos e seu acompanhante, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Infelizmente não é permitida o uso de máquinas fotográficas, filmadora, gravadores, celulares e aparelhos sonoros dentro da sala. E claro, pede-se silêncio absoluto durante o espetáculo.

Escadaria principal
Escadaria principal
Detalhes do Teatro Municipal de São Paulo
Detalhes do Teatro Municipal de São Paulo
Entradas para o espetáculo
Entradas para o espetáculo
Obra do engenheiro Ramos de Azevedo
Obra do engenheiro Ramos de Azevedo

– Encontre um hotel perfeito em São Paulo

Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

4 Comentários

Deixe uma resposta