Aproveitando que estamos em uma época que os tomates estão mais baratos, nós resolvemos fazer duas receitas com tomates que são fantásticas. A geleia de tomate com bacon e esta receita de tomate confit ou tomate confitado.

A técnica de confitar é bem simples e tem 3 regrinhas básicas – cozinhar em uma grande quantidade de gordura, em baixa temperatura e um longo período de tempo.

Além disso usar ingredientes de excelente qualidade, não cortar o alimento em pedaços pequenos e ter paciência.

No forno convencional você pode fazer o Tomate Confit em Banho Maria. Isso fará com que seu tomate confitado fique em torno de 100 a 120 °C durante o cozimento, mas também será necessário mais tempo. Mas com certeza terá um resultado excelente.

Receita de Tomate Confit - Receita de Tomate Confitado
Receita de Tomate Confit

No caso desta receita, eu fiz direto no forno, deu super certo, mas na próxima farei num temperatura mais baixa, pois quero que o tomate confit fique ainda mais saboroso.

Esta técnica de cozimento é excelente para legumes e também para algumas carnes, com o bacalhau e o pato. Basta colocar bastante azeite de boa qualidade e alguns temperos como alho e alecrim. O resultado é incrível.

Receita de Tomate Confit - Receita de Tomate Confitado
Receita de Tomate Confitado

Este tomate confit fica ótimo para fazer bruschettas. Combina muito bem com queijo de cabra. É excelente para acompanhar carnes assadas. Também fica delicioso com massa fresca. Ah, e é claro, vai super bem dentro de um hambúrguer.

Eu fiz esta receita de tomate confitado com o tomate holandês e o sweet grape, pois eles são super doces e fica delicioso.  Você pode fazer somente com qualquer tomatinho, o tomate cereja fica ótimo. Só não fica muito bacana com tomates grandes.

Receita de Tomate Confit - Receita de Tomate Confitado
Receita de Tomate Confit

Receita de Tomate Confit – Tomate Confitado

Ingredientes

  • 20 unidades de tomate holandês
  • 20 unidades de tomate sweet grape
  • 1 xícara de azeite extra virgem
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • alecrim seco ou fresco a gosto (ou outra erva que goste)

Modo de Preparo

  1. Arrume os tomates em uma travessa média. Cubra com o azeite e o vinagre balsâmico.
  2. Tempere com sal e pimenta do reino. Coloque alguns ramos de alecrim.
  3. Leve ao forno preaquecido a 150 °C  por 1 hora e 20 minutos.
  4. Sirva em seguida ou guarde em um vidro esterilizado. Dura 15 dias na geladeira.

Compre para a sua cozinha

Colheres de Medida
Colheres de Medidas
Xícaras de Medida
Xícaras de Medidas
Espátula Multiuso
Espátula Multiuso


Veja a Receita de Tomate Confit da Raquel do Blog Raquelícias.

Receita de Tomate Confit - Receita de Tomate Confitado
Receita de Tomate Confitado

A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

47 Comments

  1. ANDRÉA SCHERER Reply

    Muito idiota em não deixar copiar!!!!
    Pra que colocar na rede então suas burras!!!???

    • Olá Andréa. Infelizmente precisamos bloquear a funcionalidade para tentar diminuir um pouco o plágio das nossas receitas. Muitas pessoas tem copiado e colado nossos textos e receitas na integra para publicar em outros sites dizendo que é de autoria deles, inclusive roubando nossas fotos que já encontrei até em cardápio de restaurante. Este tipo de prática, para quem vive de um site como eu, é muito ruim e prejudicial. Se as pessoas não tivessem este tipo de atitude, seria muito melhor. Infelizmente a mentalidade do ser humano é de “roubar” o trabalho do outro e usar para benefício próprio. Espero que compreenda. Nossa ideia é compartilhar gratuitamente nossas receitas, para que as pessoas possam reproduzir em casa. Muitos dos nossos leitores salvam o link para que possam acessar na hora que precisarem. Desculpe, mas não somos burras, só que a vida nos levou a tomar certas decisões para minimizar os danos.

  2. Uma aula de comunicação não violenta. Classy. 👏🏼👏🏼

  3. Parabéns pela bela resposta! Existem pessoas que não sabem se comunicar e acham mais fáceis agredir as outras com xingamentos e palavras chulas!!

    Continuem com esse site maravilhoso! Parabéns por esse trabalho lindo!

    Abraços!

  4. Sara Lima Ferreira Reply

    Excelentes receitas! Estão de parabéns pelo site, talento, competência; além de muuuiitaa diplomacia rsrs. $uce$$0!!🌻

  5. Nossa, eu pensei a mesma coisa. Eu teria que respirar 800 milhões de vezes e mesmo assim não sei se minha resposta seria tão boa. Gente que sente prazer em xingar as outras na internet, né? Que horror. Parabéns e obrigada pela receita….vamos ver se vou conseguir atingir o savor. Está no forno, 🥰.

  6. Amei sua receita, sua postura em responder com tamanha elegância!! Parabéns e toda sorte que desejar!!

  7. Iana Chamusca Reply

    Ficou maravilhoso! Obrigada pela receita. Apenas inclui alho inteiro na hora de assar e ficou divino.

  8. Nossa, quanta grosseria! Parabéns pela resposta! Já sou fã de vcs e agora ainda mais! E vou tentar o tomate!

  9. Ola Amada, adorei as receitas….obrigada por compartilhar…. eu consegui copiar e colar no meu email, assim fica mais fácil de acessar essas receitas deliciosas…
    vou tentar esse tomate que eu adoro. Pode colocar uns dentes de alho pra assar junto?
    obrigada

  10. Meu Deus, fiquei pasma com tamanha falta de educação. Precisava chamar as pessoas de burras e idiotas? Pelo comentário de baixo calão, dá claramente para perceber quem é quem. A gente só dá o que tem. Se só tem amargor no coração, não tem como oferecer chocolate. Parabéns para a administradora do site por não oferecer uma resposta à altura. Isso só demonstra o quanto estão acima de qualquer grosseria. Alto nível. Uma resposta elegante e educada.

    • Obrigada Ozinalva. Fico muito feliz com comentários como o seu. Faço pq amo compartilhar receitas com vocês. E este tipo de atitude grosseira não me abala. <3

  11. Ué.. tô pelo celular e consigo copiar.
    Mas não vou copiar.. vou fazer agora e deixar aqui do lado! Hahah 😅

  12. Luciana Zimmermann Reply

    Receita MARA…..Atitude MARAVILHOSA…….perdão, não tem como passar batido. Mais amor por favor !!!

  13. Muito feio Heim amiga, chamar às pessoas de palavras de inadequadas, seria mais elegante entrar em contato com o site, do que denegrir com palavras outras pessoas. Fica Dica😜

  14. Maria del Carmen Reply

    A pessoa que criticou deveria pedir desculpas pelo que escreveu. Não precisava chamar ninguém de burra. Falta educação e respeito…e empatia

  15. Joseli Amorim Reply

    Caracas amei a resposta e postura de vcs estão de parabéns já virei fã..

  16. Carla Cristina de Araújo Reply

    Amanda Fernandes, obrigada pela receita (deve ser uma delícia) e parabéns pela elegância na resposta à internauta grosseira!!!

    • Oi Carla. Tb adoro este tomate confit. Sabe que eu guardo num pote de vidro e depois uso em massas e como com torradas. Que DELÍCIA!
      Obrigada 😘

  17. gabriela eufrazio dorow Reply

    Fiz hoje esta receita! Eu sempre fazia tomate confit express… hahahahahha… Foi completamente diferente dando o tempo e temperatura que vc indica na receita! Obrigada!!

  18. Malu Sigmaringa Reply

    Você foi muito elegante embresponder pra alguém tão grossa! Parabéns! Nada como um tapa com luva de pelica!

  19. Leide Salinas Reply

    Nossa qt deselegância pra não dizer outra coisa. Parabéns pela postura, profissionalismo e talento. Vou testar!!

  20. 5 stars
    Amanda, gratidão pela receita e pela resposta amorosa, consciente. Querida Andrea, seja mais suave nas suas palavras e reconheça o valor do trabalho alheio. Seria bem mais legal se você só tivesse agradecido ou quem sabe perguntado por que não permitiram a cópia. Quem sabe vc tenta isso numa próxima 😉

Write A Comment