AcompanhamentosDicas e Técnicas

Receita de Tomate Confit ou Tomate Confitado

Aproveitando que estamos em uma época que os tomates estão mais baratos, nós resolvemos fazer duas receitas com tomates que são fantásticas. A geleia de tomate com bacon e esta receita de tomate confit ou tomate confitado.

A técnica de confitar é bem simples e tem 3 regrinhas básicas – cozinhar em uma grande quantidade de gordura, em baixa temperatura e um longo período de tempo.

Além disso usar ingredientes de excelente qualidade, não cortar o alimento em pedaços pequenos e ter paciência.

No forno convencional você pode fazer o Tomate Confit em Banho Maria. Isso fará com que seu tomate confitado fique em torno de 100 a 120 °C durante o cozimento, mas também será necessário mais tempo. Mas com certeza terá um resultado excelente.

Receita de Tomate Confit - Receita de Tomate Confitado
Receita de Tomate Confit

No caso desta receita, eu fiz direto no forno, deu super certo, mas na próxima farei num temperatura mais baixa, pois quero que o tomate confit fique ainda mais saboroso.

Esta técnica de cozimento é excelente para legumes e também para algumas carnes, com o bacalhau e o pato. Basta colocar bastante azeite de boa qualidade e alguns temperos como alho e alecrim. O resultado é incrível.

Receita de Tomate Confit - Receita de Tomate Confitado
Receita de Tomate Confitado

Este tomate confit fica ótimo para fazer bruschettas. Combina muito bem com queijo de cabra. É excelente para acompanhar carnes assadas. Também fica delicioso com massa fresca. Ah, e é claro, vai super bem dentro de um hambúrguer.

Eu fiz esta receita de tomate confitado com o tomate holandês e o sweet grape, pois eles são super doces e fica delicioso.  Você pode fazer somente com qualquer tomatinho, o tomate cereja fica ótimo. Só não fica muito bacana com tomates grandes.

Receita de Tomate Confit - Receita de Tomate Confitado
Receita de Tomate Confit

Receita de Tomate Confit – Tomate Confitado

Ingredientes

  • 20 unidades de tomate holandês
  • 20 unidades de tomate sweet grape
  • 1 xícara de azeite extra virgem
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • alecrim seco ou fresco a gosto (ou outra erva que goste)

Modo de Preparo

  1. Arrume os tomates em uma travessa média. Cubra com o azeite e o vinagre balsâmico.
  2. Tempere com sal e pimenta do reino. Coloque alguns ramos de alecrim.
  3. Leve ao forno preaquecido a 150 °C  por 1 hora e 20 minutos.
  4. Sirva em seguida ou guarde em um vidro esterilizado. Dura 15 dias na geladeira.

Veja a Receita de Tomate Confit da Raquel do Blog Raquelícias.

Receita de Tomate Confit - Receita de Tomate Confitado
Receita de Tomate Confitado
Amanda Fernandes
A Amanda é quem cria, fotografa e publica as receitas do blog. Gosta de todas as comidas e encara qualquer degustação de olhos fechados. O coração tá na cozinha, mas os pés sempre estão numa boa viagem.

7 Comentários

    • Olá Andréa. Infelizmente precisamos bloquear a funcionalidade para tentar diminuir um pouco o plágio das nossas receitas. Muitas pessoas tem copiado e colado nossos textos e receitas na integra para publicar em outros sites dizendo que é de autoria deles, inclusive roubando nossas fotos que já encontrei até em cardápio de restaurante. Este tipo de prática, para quem vive de um site como eu, é muito ruim e prejudicial. Se as pessoas não tivessem este tipo de atitude, seria muito melhor. Infelizmente a mentalidade do ser humano é de “roubar” o trabalho do outro e usar para benefício próprio. Espero que compreenda. Nossa ideia é compartilhar gratuitamente nossas receitas, para que as pessoas possam reproduzir em casa. Muitos dos nossos leitores salvam o link para que possam acessar na hora que precisarem. Desculpe, mas não somos burras, só que a vida nos levou a tomar certas decisões para minimizar os danos.

  • Parabéns pela bela resposta! Existem pessoas que não sabem se comunicar e acham mais fáceis agredir as outras com xingamentos e palavras chulas!!

    Continuem com esse site maravilhoso! Parabéns por esse trabalho lindo!

    Abraços!

Deixe uma resposta