fbpx
Tortas Salgadas

Receita de Torta de Cebola Caramelizada

Esta receita de Torta de Cebola Caramelizada saiu num dia que eu estava com um monte de cebolas caramelizadas aqui em casa que tinha sobrado de uma receita do dia anterior e eu pensei: farei uma torta bem simples com elas para o almoço. As tortas ficaram tão gostosas que resolvi colocar aqui no blog e compartilhar com vocês.

Cebolas Caramelizadas são uma delicia e super fáceis de fazer. Claro que são necessárias algumas técnicas, mas não é nada complicado. Eu ensino tudinho aqui neste post!

Mas claro que você pode fazer esta torta com vários outros recheios. Fica sensacional com alho poró e bacon, e também uma delicia com presunto em cubos.

Só não fica bacana com recheios que soltam líquidos, como tomate fresco por exemplo, já com tomate seco fica fantástico, e você ainda pode colocar umas folhas de rúcula por cima no final para servir.

Receita de Torta de Cebola Caramelizada
Receita de Torta de Cebola Caramelizada

Espero que vocês gostem desta receita de Torta de Cebolas Caramelizadas e não esqueçam: Se fizer a receita é só colocar no Instagram com a #MarolacomCarambola que vamos adorar ver e curtir sua foto!

Receita de Torta de Cebola Caramelizada
Receita de Torta de Cebola Caramelizada

Receita de Torta de Cebola Caramelizada

médio 2 pessoas 50 minutos

Ingredientes

Massa

  • 1/3 de xícara de farinha de trigo integral
  • 2/3 de xícara de farinha de trigo branca
  • 50 g de manteiga gelada em cubos
  • 1 pitada de sal
  • água gelada ou caldo de legumes caseiro gelado

Recheio

  • 1 xícara de cebolas caramelizadas
  • 100 ml de creme de leite (caixinha)
  • 1 ovo
  • sal

Modo de Preparo

Massa

  1. Em uma tigela misture as farinhas com o sal. Junte a manteiga e vá misturando com as mãos até que vire uma farofa.
  2. Coloque uma colher de sopa de água gelada (ou caldo) e misture bem até formar uma massa homogênea. Se necessário vá adicionando mais água até dar o ponto.
  3. Forme uma bola com a massa e envolva em papel filme. Leve para a geladeira por 15 minutos.
  4. Divida a massa em duas partes e forre duas formas pequenas (13 cm) de fundo removível.
  5. Faça alguns furos na massa com um garfo e leve ao forno preaquecido a 180 ˚C por 10 minutos.

Recheio

  1. Em uma tigela misture o creme de leite com os ovos e uma pitada de sal. Bata bem com a ajuda de um batedor ou garfo. Junte as cebolas caramelizadas e misture bem.
  2. Coloque o recheio nas forminhas com a massa já pré cozida e leve ao forno por mais 15 minutos ou até que o recheio da sua torta de cebola caramelizada esteja firme.
  3. Retire do forno e aguarde uns alguns minutos para desenformar. Ela precisa estar morna nesta hora, senão a massa quebra.
Receita de Torta de Cebola Caramelizada
Receita de Torta de Cebola Caramelizada
Amanda Fernandes
Freelancer & Food Blogger. Apaixonada por fotografia, viagens, gatos e comida. Formada em Gestão Bancária, fez vários cursos na área de gastronomia, aumentando ainda mais sua fome. Ex-funcionária pública, deixou sua vida estável e ingressou ao mundo dos blogueiros e desenvolvimento de sites.

Deixe uma resposta

e-book Receitas de Festa Junina - Marola com Carambola