O Cânion Itaimbezinho foi a nossa última trilha e uma das mais fáceis da viagem que fizemos pelo Aparados da Serra. Foram trilhas energizantes que com certeza fecharam a nossa programação com chave de ouro.

Localizado no Parque Nacional Aparados da Serra, na cidade de Cambará do Sul, essa é uma trilha realizada pela borda do cânion, com ótimas vistas panorâmicas e cachoeiras. Aqui a presença de um guia não é obrigatória, ainda assim, nós fomos acompanhadas da agência de viagens Rota dos Canyons. Essa é uma das mais conhecidas da região.

Por ser uma trilha fácil e que não exigir um guia, o lugar está sempre cheio e com pessoas que não estão lá necessariamente para fazer o trekking e aproveitar a natureza. Muitas vão com suas crianças, famílias e passam o dia fazendo picnic e coisas do gênero.

Trilha no Cânion Itaimbezinho
Trilha do Cotovole
Trilha no Cânion Itaimbezinho
Vista do Cânion Itaimbezinho

Cânion Itaimbezinho – Trilha do Cotovelo

A caminhada começou pela Trilha do Cotovelo, que tem cerca de 6 km de extensão. Esse mesmo percurso também pode ser realizado de bicicleta. Conhecemos dois mirantes e lá fomos surpreendidas pela dimensão dos 720 metros de profundidade das crateras. Só apreciar é pouco! Registre o máximo de ângulos que puder. É encantador.

Trilha no Cânion Itaimbezinho - Trilha do Cotovelo
Vista da Trilha do Cotovelo

Cânion Itaimbezinho – Trilha do Vértice

Para iniciar a segunda trilha, é necessário voltar para a entrada do parque. Lá você pode aproveitar para usar os banheiros, conhecer o espaço cultural onde tem uma maquete com uma visão panorâmica dos cânions, tomar um lanche e descansar um pouco (foi o que fizemos).

A Trilha do Vértice sem dúvida foi a minha favorita. Com um pouco mais de 1 km de extensão, nessa trilha conhecemos alguns mirantes de madeira, o Vértice do Cânion, a Cascata das Andorinhas e a do Véu de Noiva com 700 metros de queda d’água.

Confira opções de hospedagem no Rio Grande do Sul

Trilha no Cânion Itaimbezinho - Trilha do Vértice
Vista da Trilha do Vértice

Dicas para a trilha do Cânion Itaimbezinho:

  • Reserve meio período do seu dia
  • Vá de tênis ou um calçado confortável
  • Leve uma mochila pequena e leve
  • Um kit com lanche e água
  • Repelente
  • Protetor solar, óculos de sol e boné para dias de sol
  • Capa de chuva e corta vento para dias fechado

Lembrando que no Parque Nacional Aparados da Serra está o cânion Itaimbezinho e no Parque Nacional da Serra Geral os cânions Malacara, Churriado e Fortaleza.

Trilha no Cânion Itaimbezinho
Trilha do Vértice
Trilha no Cânion Itaimbezinho
Salve esse Pinterest para consultar depois

Nossa viagem foi um convite da Agência de Viagens Rota dos Canyons com apoio do Costão da Fortaleza Lodge e nossas opiniões são pessoais e transparentes sobre nossa experiência no local.

Deixei uma resposta

Escreva um comentário
Seu nome