fbpx
Florianópolis

Passeio pelo centro de Florianópolis

Este é mais um post da nossa viagem para ilha da magia. Hoje vamos fazer um breve passeio pelo centro de Florianópolis, conhecendo alguns pontos turísticos que vão além do mar e da areia.

Exatamente, essa bela cidade tem muitas outras coisas para conhecer. Então dá pra aproveitar muito se você estiver lá e não for verão.

O centro de Florianópolis é bem pequeno e dá para conhecer em um dia, inclusive a pé. Eu reservei minha tarde para isso, mas fica a seu critério o melhor horário. Dê preferência a dias não chuvosos, assim você vai poder caminhar tranquilamente conhecendo todas as curiosidades do centro da cidade.

Eloah com sua amiga conhecendo Florianópolis
Eloah com sua amiga conhecendo Florianópolis

Vamos conhecer o Centro de Florianópolis?

Nosso passeio começou na famosa Av. Beira Mar, onde acontece a festa de ano novo. Com um grande calçadão arborizado, uma ciclovia e bancos espalhados para relaxar.

Fiquei por alguns minutos observando o movimento, sentindo e escutando o som da água. Se você gosta de compras, vá ao shopping Beira Mar que está super próximo. Ele é o mais tradicional da cidade.

Av. Beira Mar de Florianópolis
Av. Beira Mar de Florianópolis
Av. Beira Mar de Florianópolis
Av. Beira Mar de Florianópolis

Depois conhecemos a histórica e centenária figueira na Praça XV de Novembro. Reza a lenda, que se você der uma volta ao redor da figueira poderá atrair dinheiro e casamento.

Como podem ver na foto, ela está toda cheia de escoras para sustentar seus galhos, isso porque existe grande risco de ela cair por já estar muito debilitada.

Centenária figueira na Praça XV de Novembro
Centenária figueira na Praça XV de Novembro

Em frente à praça tem uma escadaria que dá acesso à Catedral Metropolitana de Florianópolis. É um patrimônio tombado e vem passando por reformas e restaurações constantemente.

Catedral Metropolitana de Florianópolis
Catedral Metropolitana de Florianópolis

De esquina, em frente à Catedral, você deve conhecer o Palácio Cruz e Souza. Antigamente era a sede do governo de Santa Catarina, que recebia visitas dos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II.

Há muitos anos foi tombado como patrimônio cultural do estado. Dentro dele criaram o Museu Histórico de Santa Catarina. A arquitetura é inspirada em um estilo mais eclético. O museu conta com um acervo de móveis do século XIX, utensílios, objetos, trabalhos esculpidos em madeiras, pinturas de paredes, e um lindo vitral art-nouveau.

Também acontecem exposições temporárias e apresentações de esculturas. O museu não abre às segundas-feiras.

Palácio Cruz e Souza
Palácio Cruz e Souza

Depois partimos para uma caminhada pelos calçadões, era um domingo e por isso os comércios estavam todos fechados. Durante a semana indicamos que dê um pulo na Rua Felipe Schmidt e Rua Conselheiro Mafra. Elas são paralelas e têm a maior concentração dos comércios.

Calçadões pelo centro de Florianópolis
Calçadões pelo centro de Florianópolis

Esta é a Igreja São Francisco de Assis.

Passeio pelo centro de Florianópolis - Igreja São Francisco de Assis.
Igreja São Francisco de Assis

Indo adiante encontramos a alfândega. Em torno existe o grande Largo da Alfândega e uma praça. O prédio deixou de ter suas atividades em 1964 quando o porto da cidade foi fechado.

Na praça acontecem feirinhas com muitas frutas, artesanatos, e eventos sazonais.

Antigo prédio da alfândega
Antigo prédio da alfândega

Junto ao largo está o Mercado Público de Florianópolis. São duas alas, a norte e a sul. Na norte você encontra lojinhas e na sul a parte gastronomia, com peixarias, empórios, e bares. São mais de 140 boxes para atender a todo o publico local e de turistas.

Mercado Público de Florianópolis
Mercado Público de Florianópolis

Bom pessoal, esses são os lugares do centro que você não pode deixar de conhecer. Como vimos, a cidade tem muito mais que as belíssimas praias.

– Encontre um hotel perfeito para sua viagem em Florianópolis

Eloah Cristina
Designer & Travel Blogger. Ama vídeo-game, tecnologia, fotografia, batatas e bacon. Formada em Design de Mídia Digital, Pós Graduada em Gestão de Projetos e MBA em Marketing. Abandonou a carreira nas agências de publicidade e hoje leva a vida entre sua verdadeira vocação e seu hobby.

Deixe uma resposta