Joinville

O que fazer em Joinville – Os melhores pontos turísticos gratuitos

Em minha última viagem de 2015, nós voltamos para Santa Catarina e lá conhecemos quatro das cidades mais charmosas do estado. Joinville, Balneário Camboriú, Pomerode e Blumenau são ótimos destinos para conhecer em visitas rápidas e é por isso que no post de hoje eu vou indicar alguns os melhores pontos turísticos e o que fazer em Joinville.

Joinville recebe muitos turistas, principalmente por suas festas e festivais. Tem o Festival de Dança, a Festa das Flores, a Festa das Tradições, o Joinville Jazz Festival, além disso sedia a única filial da Escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia. Tem também algumas opções de lazer, passeios, vida noturna e uma gastronomia que vem crescendo bastante.

Esta é maior cidade do estado de Santa Catarina e que vale ser incluída em um roteiro de viagem para o sul.

O que fazer em Joinville - Parque Zoobotânico
Eloah e Amanda no Parque Zoobotânico

O que fazer em Joinville – Os melhores pontos turísticos gratuitos

Museu do Ferro de Passar

Confesso que nunca imaginei um museu que pudesse reunir mais de 1000 itens de épocas e países diferentes mostrando toda a linha do tempo e história do ferro de passar. Uma história que começa em 3200 a.c chegando até o século XXI. Muito interessante!

Onde: Rua Leite Ribeiro, s/nº – Praça Monte Castelo

O que fazer em Joinville - Museu Ferro de Passar Roupa
O que fazer em Joinville – Museu Ferro de Passar Roupa

Museu da Bicicleta

O Museu da Bicicleta, também conhecido como MUBI, é o único do gênero na América do Sul.

Joinville é conhecida como uma cidade bike-friendly. Tem 67 quilômetros de ciclovias e pelo menos metade dos habitantes  tem uma bicicleta em casa. No museu estão expostas bicicletas a partir das primeiras décadas do século XIX aos dias atuais.

Tem triciclo, biciclo, miniaturas, bici-harley, ricksaw indiano. O museu é decorado com sua própria temática, tendo diversas pinturas, quadros, cartazes e fotografias de bikes nas paredes.

Onde: Rua Leite Ribeiro, s/nº – Praça Monte Castelo

O que fazer em Joinville - Museu da Bicicleta
O que fazer em Joinville – Museu da Bicicleta

Estação da Memória

A estação ferroviária é um dos cartões postais da cidade, funcionou de 1906 até 1996 e em 2008 reabriu como Museu Ferroviário, data que também foi tombada pela Iphan como patrimônio arquitetônico do Brasil. O local abriga toda a memória da estação e também tem exposições sobre a história de Joinville.

Onde: Rua Leite Ribeiro, s/nº – Anita Garibaldi (antiga Estação Ferroviária)

O que fazer em Joinville - Estação da Memória
O que fazer em Joinville – Estação da Memória

Museu Nacional da Imigração e Colonização

Toda a história da imigração e colonização no sul do Brasil está registrado neste museu. Lá nós conhecemos diversos objetos que os imigrantes trouxeram para cá, assim como toda a mobilia e roupas de época, que estão expostas em diversos cômodos.

Durante a visita você consegue interpretar a narrativa que conta um pouco da história rural até a vida urbana na colonização.

Onde: Rua Rio Branco, 229 – Centro

O que fazer em Joinville - Museu da Imigração
O que fazer em Joinville – Museu da Imigração

Rua das Palmeiras

Também famoso cartão postal de Joinville, a linda rua é toda contornada de enormes palmeiras que chamam bastante a atenção. As 52 mudas foram plantadas em 1873 e fazia parte do jardim de entrada do Palácio dos Príncipes, hoje conhecido como Museu da Imigração. Inclusive de lá é possível ter uma incrível vista da rua.

Onde: Rua das Palmeiras – Centro

O que fazer em Joinville - Rua das Palmeiras
Rua das Palmeiras

Parque Zoobotânico

Por último, a última dica com o que fazer em Joinville é o Parque Zoobotânico.

Este foi o atrativo que mais gostei na cidade de Joinville. É um passeio para quem está com a família, para quem é apaixonado por natureza ou só para quem quer descansar e relaxar um pouco. Além de bonito, o parque é extremamente limpo e preservado. Os atrativos são os mais de 200 animais, o lago, o playground para crianças e alguns quiosques para fazer picnic.

Onde: R. Pastor Guilherme Ráu, 462

Encontre ofertas de hotéis em Joinville

O que fazer em Joinville - Parque Zoobotânico
Parque Zoobotânico
O que fazer em Joinville – Os melhores pontos turísticos gratuitos
Salve essa imagem no seu Pinterest para consultar depois
Eloah Cristina
Designer & Travel Blogger. Ama vídeo-game, tecnologia, fotografia, batatas e bacon. Formada em Design de Mídia Digital, Pós Graduada em Gestão de Projetos e MBA em Marketing. Abandonou a carreira nas agências de publicidade e hoje leva a vida entre sua verdadeira vocação e seu hobby.

Deixe uma resposta