Petisco de Grão de Bico Crocante

0

Se existe algo que eu sempre estou atrás, são de receitas novas, gostosas e de preferência saudáveis. Já faz um tempo que eu vi esta receita de Grão de Bico Crocante e fiquei com vontade de testar, mas acabei esquecendo, o tempo passou e eu não fiz.

Eis que um dia desses, uma colega de trabalho da Eloah comprou um petisco de grão de bico industrializado, a Eloah provou e gostou. Ela chegou em casa e me lembrou desta receita.

Resolvi testar a receita e não é que deu super certo? Este Grão de Bico Crocante é excelente para petiscar com uma boa cerveja, mas também fica perfeita em saladas ou até mesmo como um snack saudável para matar a fome no meio do dia.

Para que o seu grão de bico fique gostoso e bem crocante, você precisa seguir o passo a passo e prestar atenção em algumas dicas importantes.

Receita de Petisco de Grão de Bico Crocante
Foto: Petisco de Grão de Bico Crocante

A primeira dica é não cozinhe demais o grão de bico. Ele precisa estar al dente. Se você cozinhar demais, ele não ficará crocante. Para isso, coloque o grão de molho por algumas horas, descarte a água, coloque os grãos na panela de pressão, cubra com água, leve para o fogo baixo e conte 15 minutos após pegar pressão. Este tempo deve ser suficiente para que eles fiquem cozidos, mas não muito.

Na hora de assar, fique de olho no forno. O Grão de Bico pode queimar muito rápido, principalmente depois de temperado. Então não vá fazer outra coisa enquanto assa os grãos.

Use o tempero que você mais gostar. Pode ser qualquer coisa mesmo. Só que os temperos precisam ser secos ou em pó. Não funciona com ervas frescas por exemplo. Eu fiz uma versão com lemon pepper que ficou MARAVILHOSA e uma outra versão com pimenta baniwa.

De resto é só se divertir e saborear seu Grão de Bico Crocante.

Receita de Petisco de Grão de Bico Crocante
Foto: Receita de Petisco de Grão de Bico Crocante

Receita de Petisco de Grão de Bico Crocante

Ingredientes

  • 2 xícaras de Grão de bico cozido (al dente)
  • 2 colheres de sopa de Azeite Extra Virgem
  • 1 colher de chá de Páprica Defumada
  • 1 colher de café de Açafrão
  • Pimenta do reino a gosto
  • Sal a gosto

Modo de Preparo

Tempere o grão de bico com um fio de azeite e sal. Reserve. Forre uma assadeira grande com papel manteiga e unte com um pouco de azeite. Coloque os grão na assadeira e tome cuidado para que não fiquem amontoados nem um em cima do outro. Se necessário, asse uma parte e depois a outra.

Leve para o forno preaquecido a 200 ˚C por 20 minutos. Retire do forno, dê uma mexida nos grãos e volte para o forno por mais 10 minutos. Retire, dê uma outra mexida e volte por mais 10 minutos.

Coloque os grãos ainda quentes em uma tigela, tempere com 1 colher de sopa de azeite, sal, pimenta, páprica e açafrão. Misture bem e volte os grãos para a assadeira.

Leve para o forno por mais 5 minutos. Retire dê uma mexida e prove para ver se já esta crocante. Se necessário, volte para o forno de 5 em 5 minutos até que estejam crocantes. Neste momento você realmente precisa ficar muito perto do forno para que eles não queimem.

Retire os grãos do forno e deixem esfriar na assadeira. Depois de totalmente frios, você pode guardar em potes bem fechados na geladeira que eles ficam crocantes por bastante tempo. Caso deem uma murchada, é só voltar para o forno por alguns minutos.

Receita de Petisco de Grão de Bico Crocante
Compartilhe esta Receita de Petisco de Grão de Bico Crocante no Pinterest

Deixei uma resposta

Escreva um comentário
Seu nome