Tecnologia sustentável

0

A vouchercloud desenhou um infográfico sobre tecnologia sustentável que eu gostaria muito de compartilhar com vocês do Marola com Carambola. Ainda que esse assunto não seja um conteúdo comum aqui no site, achei interessante por se tratar basicamente de itens de que dependemos para manter nosso estilo de vida e este novo modo de trabalhar por meio do mundo digital. Então, confira a matéria abaixo e se surpreenda como eu.

A disputa pelos elementos raros: tecnologia ameaçada?

Os elementos raros, minerais escassos, mas de grande necessidade para o mundo atual, têm sido alvo de debates no mundo. Recentemente, a China declarou que dois-terços das suas reservas dos minerais “preciosos” já foram utilizadas.

Para quem não sabe, a Terra Rara, denominada a parte da Terra que abrigada os minerais raros, é um conjunto de 17 minerais que possuem diversas funções para a humanidade nos dias de hoje. Esses minerais são utilizados na fabricação de medicamentos e de aparelhos de tecnologia de ponta, como notebooks e celulares, por exemplo.

Crise mundial no comércio

Há pouco tempo já vem se falando em uma verdadeira crise do esgotamento dos recursos raros. Isso deu consequência a uma batalha mundial. Entenda: a China, de acordo com pesquisas, detém mais de 20% dos minerais raros, tão utilizados na indústria comercial. Recentemente, o país lançou algumas medidas sérias de limitações à exportação desses minerais, o que gerou inconformidade dos Estados Unidos, da União Europeia e do Japão. Com isso, uma crise na OMC acontece desde 2010.

A importância dos elementos raros na tecnologia

Os aparelhos que necessitam de tecnologia de ponta, como os celulares mais avançados, com aplicativos como wi-fi, GPS, câmera e outros, necessitam de recursos que são encontrados nos elementos raros. Muitos eletrodomésticos, como as TVs, também são produzidos com base no que pode ser encontrado na Terra Rara. Satélites e sistemas de comunicação também são possíveis, hoje em dia, por causa desses minerais tão disputados.

No Brasil, foram encontradas reservas ricas em elementos raros, que podem ser alvos das grandes potências mundiais, já que as reservas da China estão quase se esgotando, além de toda a guerra que o governo chinês vem enfrentando contra os Estados Unidos e outros, para defender sua própria economia e seus mercados. Além disso, a forma de extração desses minérios tem sido alvo de discussão, quando se fala em um mundo mais sustentável. Esses debates geram a necessidade de uma reavaliação da forma como esses elementos podem ser utilizados e extraídos, bem como, reaproveitados para benefício de todos.

Tecnologia sustentável

Tecnologia sustentável – an infographic by the team at vouchercloud

Embed Tecnologia Sustentavel on Your Site: Copy and Paste the Code Below

Post patrocinado

publipost

Deixei uma resposta

Escreva um comentário
Seu nome