As 7 melhores praias do Rio de Janeiro

Este ano visitamos o Rio duas vezes e uma das tarefas mais complicadas que me deparei foi em eleger as melhores praias do Rio de Janeiro. Antes mesmo de embarcar para o destino, eu sempre busco informações na internet, nos sites e blogs, mas por incrível que pareça nenhum deles destacava as melhores praias da cidade e sim do estado do Rio de Janeiro, o que neste caso não me ajudava em nada.

Como em ambas as viagens ficamos apenas um final de semana, o objetivo era ir direto nas melhores praias do Rio de Janeiro sem perder muito tempo, que na verdade já nem tínhamos. Acabou que visitamos a cidade em Abril e voltamos para um repeteco em Maio e com isso conseguimos eleger as tais melhores praias.

PESQUISE PASSAGEM PARA O RIO DE JANEIRO

Melhores praias do Rio de Janeiro

Que fique bem claro, nós adoramos a combinação de sol, mar e areia, então ficamos apaixonadas por todas, mas nessa lista buscamos com carinho destacar as melhores das melhores seguindo o nosso perfil de viajante.

Veja também: O que fazer no Rio de Janeiro: Top 10 Pontos Turísticos

As 7 melhores praias do Rio de Janeiro
Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca, Prainha, Abricó e Grumari

 

Copacabana

A famosa praia de Copacabana desperta curiosidade para quem vai visitar a cidade do Rio de Janeiro. Se não é uma das praias mais conhecidas e frequentadas do Brasil esta perto de ser. O público da praia é bastante diversificado, indo de cariocas a crianças, jovens, idosos e muitos turistas estrangeiros. Já a praia tem um mar bem azulado e delicioso para banho. A extensão de areia é bastante larga e você fica encantando com a quantidade de cariocas praticando esportes como futvôlei, vôlei de praia e futebol de areia.

Eu gostei muito de circular pela orla. É o tipo de caminhada muito agradável de fazer, principalmente com a quantidade de gente bonita que passar por ali. Agora dependendo do horário, o trânsito de pessoas é bem intenso, principalmente na ciclovia. Sugiro que você escolha momentos mais tranquilos para fazer sua caminhada.

Copacabana - Melhores praias do Rio de Janeiro

Ipanema

Nossa visita começou na estátua do cantor e compositor Tom Jobim, então indicamos que você dê um pulo lá, tire uma selfie com o músico, seu violão nas costas e o mar de Ipanema ao fundo. Vale a pena!

Depois faça uma caminhada tranquila pela orla até chegar no Posto 9, principal ponto de encontro, onde você vai ver um público bem diversificado como turistas, gringos, cariocas, artistas, celebridades e muita gente bonita. Sua caminhada ainda pode continuar nos mais de 2 km de extensão de praia, é bem gostoso.

Dizem que o pôr do sol é daqueles para aplaudir de tão bonito, infelizmente não prestigiamos este momento, mas voltamos para conferir a vida noturna na orla que é bastante agitada. Uma caminhada para encerrar o dia vale a pena.

Ipanema - Melhores praias do Rio de Janeiro

Leblon

Contraste de prédios luxuosos com o morro do Vidigal. Na areia muitos esportes e escolinhas de vôlei e futebol. No mar azulado crianças e surfistas. A praia de Leblon tem só um pouco mais de 1 km e você quase não percebe quando muda entre ela e Ipanema, tanto que ambas tem praticamente as mesmas características, com um pouquinho de cada público formando cenas de contraste.

Não deixe de conferir o famoso Mirante do Leblon, um ótimo ponto para visualizar a praia do alto e ter uma vista ampliada da Praia do Leblon e Ipanema.

Leblon - Melhores praias do Rio de Janeiro

Barra da Tijuca

A praia da Barra da Tijuca é a maior do estado do Rio de Janeiro com seus 18 km de comprimento. Um fato que chamou bastante a nossa atenção é que a praia é pouco frequentada. Em nossas duas visitas ela estava bem tranquila ao contrário de Copacabana, Leblon e Ipanema. Claro que 18 km de praias e as pessoas espalhadas nessa longa extensão de areia faz tamanha diferença comparando com Leblon que todas elas estão apertadinhas em sua curta extensão de 1 km.

A praia tem ondas fortes, então a concentração de surfistas é ainda maior. A areia é clarinha e super fina, o mar puxa para um tom de esverdeado. Ainda tem a vantagem de ter grande parte na área de preservação ambiental, onde trechos são reservados e o sossego é garantido.

Barra da Tijuca - Melhores praias do Rio de Janeiro

– Reserve seu hotel no Rio de Janeiro

Prainha

Montanhas, reserva ambiental, mar azulado, areia branquinha. Esse é um resumo da paradisíaca Prainha que fica localizada na zona oeste do Rio de Janeiro. É uma das praias mais tranquilas e bonitas que visitamos, além de ser super pequenininha com seus 150 metros de extensão.

Para quem gosta de fugir da muvuca da zona sul, essa é uma ótima opção. Apenas atente-se para chegar cedo aos finais de semanas que as vagas de para carros são disputadas e não há transporte público para lá.

Aproveite o pequeno mirante durante seu almoço, é um espetáculo a parte para sua visita.

Prainha - Melhores praias do Rio de Janeiro

Abricó

Confesso que nós ficamos apenas na extensão da praia de Abricó, onde o naturismo não é obrigatório. Não tenho nada contra, mas imagina só eu e a Amanda peladona em uma praia. Não dá produção!

Bom, mas só a extensão dela já é incrivelmente encantadora e vale muito a pena conhecer. A água é limpa, o cenário peculiar, a areia dourada, sem nenhuma muvuca e o pôr do sol é espetacular.

Abricó - Melhores praias do Rio de Janeiro

Grumari

Morros, costões, vegetação e muita natureza preservada na praia de Grumari. São 2,5 km de extensão de muita beleza, com um mar extremamente agitado, de ondas fortes e muitos surfistas na região. Já a areia é um pouco diferente, lá ela é avermelhada com toques de dourado.

A praia fica dentro da reserva ambiental, sendo um tanto quanto rústica. Mesmo que fique distante de toda a parte turística da cidade do Rio de Janeiro, vale a pena ir conhecer.

Grumari - Melhores praias do Rio de Janeiro © shutterstock.com

E para você, quais são as melhores praias do Rio de Janeiro? Conta pra gente!

Deixe seu comentário